Cooperativismo

Cooperativa é uma associação autônoma de pelo menos 20 pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva, gerida democraticamente.

 Ao contrário de empresas mercantilistas, a cooperativa tem como objetivo principal a prestação de serviços, e não o lucro. Daí se dizer que o cooperativismo surgiu para promover uma reforma social dentro do capitalismo.

No fim dos anos 60, com a unificação do sistema de previdência pelo governo brasileiro, caiu o padrão de atendimento da medicina pública e passou-se a investir na exploração da atividade médica. Expandiram-se as empresas de medicina de grupo e as seguradoras, em detrimento da classe médica, uma vez que a remuneração proposta por elas era sofrível - por vezes se refletindo no padrão dos serviços.

O cooperativismo surgiu, então, como forma de eliminar a intermediação comercial na prestação de serviços médicos, ampliando o mercado de trabalho ao maior número possível de colegas e assegurando serviços de qualidade aos clientes. Os primeiros esforços partiram do estado de São Paulo onde, em 1967, foi fundada a primeira Unimed, na cidade de Santos (SP). Logo após, em dezembro de 1970,  nasceu a Unimed Campinas. Desde então, o cooperativismo médico ganhou força. Hoje, o Sistema Nacional Unimed abrange 83% do território nacional.  

Unimed Campinas
Av. Barão de Itapura, 1123 - CEP 13020-901 - Campinas - SP
Copyright © 2018 Unimed Campinas - Todos os direitos reservados

mapa do portal
sala de imprensa
política de privacidade
Televendas
0800 55 85 25
Acessibilidade
Segurança