Formulário para busca no site

O Programa de Integridade da Unimed Campinas tem como objetivo estar em conformidade no cumprimento das leis nacionais e internacionais, em especial as leis anticorrupção vigentes.

  • Lei Brasileira nº 12.846/2013 conhecida como Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa;
  • Lei Anticorrupção Norte-Americana sobre Práticas de Corrupção no Exterior conhecida como Foreign Corrupt Practices Act – FCPA.
  • Lei Anticorrupção do Reino Unido conhecida como United Kingdom Bribery Act – UKBA.

É o nosso compromisso assumido frente às Leis, Regulamentos, Código de Ética e Conduta e Políticas Institucionais, visando a prevenção, detecção e remediação de fraudes, subornos e outras ações de cunho ético junto às atividades da Unimed Campinas.

O que é compliance?

O termo Compliance faz referência ao cumprimento das Leis, Regulamentos, Políticas e Códigos Internos e Externos, bem como aos princípios de Governança, e aos padrões Culturais e Éticos. É o respeito às leis nacionais e internacionais, clientes, cooperados, funcionários, concorrentes, fornecedores e beneficiários.

Compliance é sobre querer seguir as leis!

O Programa de Integridade da Unimed Campinas é totalmente independente e atua com base nos três pilares: Prevenir, Detectar e Corrigir.

Compromisso da alta direção

A Alta Direção da Unimed Campinas reconhece a importância de ter um Programa de Integridade e agir em conformidade com as leis e regulamentos, Código de Ética e Conduta e as Políticas Institucionais, afirmando o compromisso com o investimento, desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do Programa.

“O compromisso de compartilhar e praticar valores morais faz parte da história da Unimed Campinas.

Para nós, isso é um bem valioso; por isso, cabe zelar pela reputação do negócio, retribuir a confiança que os Clientes, Cooperados, Colaboradores e Fornecedores depositam em nós e devolver à sociedade benefícios que somente empresas socialmente responsáveis podem propiciar.

Ao contemplar as melhores práticas sob a perspectiva ética, o código clarifica quais as formas mais adequadas de fazer o que fazemos. Confere coerência às nossas políticas, à nossa cultura de performance e aos nossos procedimentos.

O Código de Ética e Conduta é um instrumento de trabalho.

Tenho certeza de que ele nos inspira e espero que cada um de nós converta sua própria conduta em exemplo edificante para todos.”

Dr. João Lian Júnior

Presidente da Unimed Campinas

Canal de transparência

O Canal de Transparência é uma ferramenta disponibilizada pela Unimed Campinas, operada por empresa terceirizada e independente. Nela você cliente pode e deve relatar qualquer conduta antiética que tenha conhecimento. Operamos o canal dessa forma justamente para garantir que a identidade de quem faz o relato seja mantida sob sigilo se essa for sua vontade.

As Políticas Institucionais complementam o Código de Ética e Conduta da Unimed Campinas e são essenciais para o cumprimento do Programa de Integridade, sendo documentação base e obrigatória. As políticas têm como objetivo guiar os colaboradores nas ações a serem tomadas quanto ao bom desempenho do Programa de Integridade.

Como posso realizar uma denúncia?

Basta utilizar os canais abaixo. O atendimento é totalmente sigiloso.

Posso relatar algo que presenciei de errado na Unimed Campinas?

Sim! Você deve relatar atitudes que contrariam o Código de Ética e Conduta, assim estará ajudando na sustentabilidade da Unimed Campinas.

Posso relatar situações que envolva meu plano de saúde, como problemas com a carteirinha, liberação de guias, etc.?

Não! Para isso temos o Teleatendimento no 0800 013 66 88.

Devo reclamar no Canal problemas com o atendimento da rede assistencial?

Não! O canal adequado para esse tipo de manifestação é a Ouvidoria pelo telefone 0800 013 66 88.

Como acompanhar o desfecho do relato?

É muito simples. Você receberá um número de protocolo e através dos canais disponíveis e poderá consultar o andamento da apuração. Somente você terá esse protocolo. Na conclusão da apuração você receberá a informação de encerramento, porém os detalhes das consequências serão mantidos em sigilo para preservar as pessoas envolvidas no relato.

Quando NÃO devo utilizar o Canal de Transparência?

  • Para tentar prejudicar desafetos com informações falsas.
  • Para tratar de assuntos do Plano de Saúde.
  • Para tratar de assuntos pessoais que não envolvam a Unimed Campinas.

Documentos institucionais

O Código de Ética e Conduta é o guia comportamental da Unimed Campinas, contendo seus princípios e cultura organizacional e um orientador das ações de seus Colaboradores, Cooperados, Conselheiros, Diretores, Parceiros e Terceiros da Unimed Campinas.

As Políticas Institucionais complementam o Código de Ética e Conduta da Unimed Campinas e são essenciais para o cumprimento do Programa de Integridade, sendo documentação base e obrigatória. As políticas têm como objetivo guiar os colaboradores nas ações a serem tomadas quanto a boa execução do Programa de Integridade.

Tem como objetivo ser o guia orientador interno da Unimed Campinas para seus Colaboradores, Cooperados, Conselheiros, Diretores e Parceiros, sendo referência para alinhamento de conduta e guia para contribuir com a ampliação dos nossos negócios, agregando valor aos serviços que entregamos e apoiando o crescimento e desenvolvimento de nossas equipes.

Clique aqui para fazer o download do Código e Ética de Conduta.

Tem como objetivo definir os critérios e procedimentos a serem adotados em situações limítrofes relacionadas a Suborno e Corrupção, quando da ocorrência de algum desvio de conduta por Colaboradores, Fornecedores, Prestadores de Serviço e Clientes da Unimed Campinas.

Tem como objetivo assegurar que a Unimed Campinas e todos os seus Colaboradores, Cooperados, Conselheiros e Diretores atuem estritamente em conformidade com os preceitos constitucionais, com as leis e as demais normas que compõem o direito da concorrência, de modo a garantir que a Unimed Campinas continue a competir no país em que atua, sem o risco de incorrer em infrações à ordem econômica, gerando, assim, valor para os seus clientes, colaboradores e demais parceiros comerciais.

Tem como objetivo orientar os Colaboradores da Unimed Campinas, relativamente às regras de concessão e recebimento de Brindes, Refeições, Hospitalidades, Entretenimentos e Eventos de Relacionamento.

Tem como objetivo estabelecer as diretrizes de integridade e complementar as disposições acerca de conflitos de interesses contidas no Código de Ética e Conduta da Unimed Campinas e na Política Anticorrupção, visando mitigar toda situação concreta ou aparente que possa resultar em potencial conflito.

Tem como objetivo estabelecer regras de proteção e não retaliação aos envolvidos em apurações internas e aos denunciantes, que de boa-fé, relatarem violações de condutas éticas ou qualquer outro fato que viole as leis vigentes, normas e procedimentos internos da Unimed Campinas.

Tem como objetivo estabelecer diretrizes e procedimentos a serem seguidos na gestão de Terceiros e Fornecedores.

Tem como objetivo orientar e servir como um guia para os Colaboradores da Unimed Campinas em situações em que receberem solicitações de Patrocínios e Doações de Clientes, Fornecedores, Órgãos Públicos, Órgãos de Classe, Organizações Não Governamentais, Sindicatos, entre outros.

Tem como objetivo estabelecer regras e orientar a conduta dos Profissionais da Saúde da Unimed Campinas.

Lembre-se, atitudes e condutas éticas dependem de nós!