Formulário para busca no site

Responsabilidade Social

Nosso compromisso com a comunidade.

Responsabilidade social é um assunto sério para nós, sobretudo porque está intimamente ligado com o 7º Princípio do Cooperativismo, o qual refere-se ao Interesse pela Comunidade. Além de movimentar a economia e contribuir com a empregabilidade local e regional direta e indiretamente por meio de serviços próprios e da rede de credenciados, somos permanentemente presentes na comunidade em que atuamos e engajados em ações de cidadania. Tanto que desenvolvemos uma série de iniciativas e projetos, alguns diretamente, outros por intermédio de parcerias firmadas com empresas e entidades, favorecendo crianças, adolescentes, pessoas excluídas do mercado formal de trabalho e idosos. Ocupamo-nos também das questões ambientais e procuramos envolver nossos públicos de relacionamento em práticas sustentáveis, a fim de beneficiar a comunidade e as gerações futuras. Conheça as nossas ações Sociais e Ambientais:

Programa Saúde Toda Vida.

Aberto a homens e mulheres acima dos 55 anos (cliente e não clientes), tem foco na promoção da saúde social, física e emocional dos participantes. Atividades diversas acontecem semanalmente, como palestras, bailes, atrações culturais, ginástica adaptada, coral, artesanato, oficina de memória, dança coreográfica, teatro, entre outras. Os interessados devem se dirigir ao Clube Fonte São Paulo (Rua José Paulino, 2.138 – Vila Itapura), às terças-feiras, às 13h45.

Eu Ajudo na Lata.

Campanha da Unimed do Brasil que desenvolvemos desde 2013 com apoio dos colaboradores, médicos, empresas clientes e comunidade. A ação consiste na arrecadação de lacres de latas de alumínio e quando somados em 140 garrafas PET de 2L, são vendidos para o mercado e o valor da venda revertido na aquisição de cadeira de rodas. Essas são doadas para entidades assistenciais de Campinas e região, que atendem pessoas com a mobilidade reduzida.

Programa Doe Um.

Nossos colaboradores e médicos cooperados fazem doações regulares de qualquer quantia a partir de R$1,00 por mês e com o montante arrecadado, beneficia entidades que necessitam fazer reformas ou algum ajuste em suas instalações para funcionar de forma mais adequada.

Coral

Formado por médicos, colaboradores, familiares e pessoas da comunidade, visa o enriquecimento cultural e o estreitamento das relações pessoais dentro e fora do trabalho. Além disso tem a missão de levar a música para pessoas que não têm acesso à cultura. Apresenta-se em hospitais, entidades assistenciais e Encontros de Corais.

Orcampi

Somos parceiros da escola de atletismo Orcampi, que desenvolve talentos em práticas esportivas, com idade a partir de 8 anos. O apoio tem como foco principal a inclusão social, formação de cidadãos e cuidado com a saúde. Em média são 200 atletas beneficiados, que recebem assistência médica, palestras mensais, ações educativas, consultas e exames, além do valor do patrocínio que contempla parte do pagamento da equipe técnica, lanches e vale-transporte.

Centro Corsini.

Apoiamos o abrigo do Centro Corsini, que atende crianças portadoras de patologias graves, vítimas de violência doméstica, abusos e abandono de suas famílias.

Expedicionários da Saúde

Patrocinamos a estrutura física e administrativa desta Associação, que faz expedições anuais para levar atendimento odontológico, médico e cirúrgico à população indígena e ribeirinha que vive em regiões isoladas na Amazônia.

Programa Construindo Autonomia para o Futuro - PROCAF

É uma ação que prepara adolescentes em situação de vulnerabilidade social para ingressar no mercado formal de trabalho, por meio de cursos técnicos oferecidos em áreas alimentícias. O Programa é integralmente custeado pela Unimed Campinas, que também contempla reforço escolar, atividades extras culturais e ajuda de custo semanal para evitar evasões.

Projeto Cidade Limpa. Iniciativa ambiental, consiste em uma série de ações focadas na preservação ambiental e no consumo consciente. Confira:

Coleta Seletiva:

Nas Sedes I e II e em todos os demais serviços próprios dispomos de lixeiras para a separação do lixo orgânico do inorgânico que pode ser reciclado.

Parceria com cooperativas de reciclagem:

Por meio da Reciclamp, central que reúne quatro cooperativas de reciclagem, disponibilizamos aos trabalhadores desses locais uniformes, EPIs, desinsetização regular do local de manuseio dos resíduos e também promovemos palestras de promoção à saúde.

Reciclagem de lâmpadas fluorescentes.

Recolhemos e encaminhamos para descontaminação as lâmpadas queimadas trazidas por médicos e funcionários, evitando o descarte inadequado e uma possível contaminação do solo com mercúrio.

Reciclagem de óleo vegetal.

Desde 2011 recolhemos e encaminhamos para reciclagem óleo de cozinha usado por nossos funcionários, posteriormente transformado em biodiesel.

Descarte de cartões vencidos.

Dispomos de papa-cartões em nossas recepções para o descarte adequado dos cartões de PVC magnéticos vencidos.

Pilhas e baterias.

Instalamos nas recepções das duas Sedes papa-pilhas. São caixas para o depósito de pilhas e baterias posteriormente encaminhadas para descarte adequado.

Associação Griots.

Apoio à Associação dos Contadores de Histórias, que trabalham com a humanização hospitalar e incentivo à leitura.

Instituto Padre Haroldo.

As ações têm foco na inclusão social, melhoria da autoestima, prevenção às drogas e empoderamento de crianças e adolescentes.

Instituto Anelo.

Foco na inclusão social, desenvolvimento da música em crianças carentes e familiares da região noroeste de Campinas.

Instituto Norberto de Souza

Foco na inclusão social, promoção e incentivo da música e arte para crianças, jovens e adultos com deficiência mental.

Grupo de Amigos dos Deficientes Esportistas de Campinas.

Essa parceria oferece basquetebol em cadeira de rodas para portadores de deficiência.

Associação Campineira de Judô

Apoio à ação com foco na inclusão social de crianças e adolescentes de Campinas, utilizando o esporte como ferramenta para trabalhar questões importantes para a vida, como autocontrole, respeito e disciplina.

Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância e Centro de Promoção para um Mundo melhor

Apoiamos as duas entidades através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O CRAMI tem foco na atenção e proteção de famílias vítimas de violência doméstica e o CEPROMM foco na educação infantil em período integral, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e jovens de 06 a 24 anos.