Formulário para busca no site

Campanha de vacinação contra a Influenza para profissionais da saúde

Publicado 29/04/2021

A Unimed Campinas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, contribuirá com a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, por meio da aplicação da vacina nos trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados.

A ação será realizada no CIS Guanabara de 03 a 14 de maio. Para participar, o profissional deve verificar as orientações abaixo e comparecer ao local com um documento de identidade, comprovante de atuação na área da saúde e utilizando máscara de proteção.

O objetivo da ação é ampliar o alcance e o acesso dos profissionais de saúde para a vacinação contra a Influenza (gripe) no município. A vacina oferece proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B/Victoria. A Prefeitura será responsável pelo imunizante e insumos para a aplicação das doses e a Cooperativa oferecerá os profissionais do Hospital Unimed Campinas (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que aplicarão o imunizante nos trabalhadores elegíveis. O espaço foi cedido gratuitamente pela Unicamp para a realização da campanha.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Período: 03 a 14 de maio (exceto domingo, dia 09/05)

Horário: 08h às 18h 

Local: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Guanabara, Campinas

 

Quem pode se vacinar

Podem se vacinar trabalhadores de estabelecimentos na área de saúde tais como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros. Abrange tanto os profissionais propriamente da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares, quanto os profissionais de apoio que trabalham nos serviços de saúde, mas não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde. Neste grupo estão recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros. 

Também estão incluídos profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras e os estudantes da área da saúde que estiverem prestando assistência em serviços de saúde. 

 

Documentos necessários

Apresentar um documento original com foto e um comprovante da atuação profissional na área de saúde, como o cartão do conselho de classe, contrato de trabalho ou de prestação de serviço, holerite, crachá ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício.

 

Situações de adiamento 

Caso se enquadre em uma das situações abaixo, pedimos que adie a participação:

  • Pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 nos últimos 14 dias;
  • Pessoa que receberá a vacina contra a Covid-19 nos próximos 14 dias
  • Pessoa com doenças febris agudas, moderadas ou graves ou com sinais e sintomas de doença respiratória e síndrome gripal (deverá ter a vacinação adiada até a resolução do quadro).  

Precauções gerais e contraindicações à vacinação

  • Pessoas que apresentem alergias leves, moderadas ou graves após ingestão de ovo. Pessoas alérgicas a ovo só serão vacinadas mediante declaração médica; 
  • Pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores;  
  • Pessoas que apresentem contraindicações à vacinação. 

Importante:

  • Não é necessário fazer agendamento prévio;
  • Obrigatório o uso de máscara de proteção da forma correta;
  • As orientações de proteção e prevenção contra o novo coronavírus devem ser respeitadas;

 

VACINE-SE!

A vacinação é essencial para proteger o organismo. Além de diminuir a incidência de casos de Influenza, a imunização facilita no diagnóstico preciso para a Covid-19. 

 

Reforçamos que esta ação não contempla a vacinação de clientes da Unimed Campinas. Esta imunização é exclusiva para profissionais da saúde, independentemente se são ou não beneficiários da Unimed Campinas.

 

Para informações sobre a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, acesse https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

 

Unimed Campinas

Nossa força é cuidar de você.