Formulário para busca no site

Pronto Atendimento ou Consulta - Qual é o mais indicado para o seu problema?

Publicado 20/12/2018

Toda vez que nos deparamos com algum caso que precisa do auxílio médico, ainda paira alguma dúvida sobre se devemos marcar uma consulta ou ir direto para o pronto atendimento. O que poucas pessoas sabem é que cada um tem a sua funcionalidade específica e funciona de forma eficaz quando usados corretamente. Os serviços de um pronto atendimento – ou pronto-socorro – existem para atender rapidamente pessoas em situações críticas.
Entende-se por “situações críticas”, pessoas que passaram por alguma situação ou enfrentam algum problema que minutos a mais de demora no atendimento podem ocasionar complicações. No entanto, o sistema do pronto atendimento é abrangente e disponível 24 horas por dia, ou seja, são usados em substituição ao consultório médico. Saiba que essa não é funcionalidade específica do mesmo. 
Pronto Atendimento
O que causa muitas dúvidas para a população é o que um pronto atendimento faz, de fato. Um PA – popularmente chamado – nem sempre consegue oferecer a mesma incisão de investigação no diagnóstico. O monitoramento do tratamento proposto pelo médico no consultoria se baseia mais em exames específicos que vão comprovar ou descartar a suspeita. Tudo isso acontecerá quando você agendar a sua consulta de retorno, uma vez que você já esteve presente, prestou a sua queixa e os exames que irão confirmar a sua hipótese já forma pedidos e realizados. 
Outro problema que tem sido assombroso para os pronto atendimentos é que a procura excessiva por uma unidade por questões sem gravidade acaba competindo com casos que realmente precisam de atenção naquele momento. 
Atendimento por prioridade
O Pronto Atendimento da Unimed Campinas, localizado em Sumaré, é dedicado a atender exclusivamente urgências e emergências médicas. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e atende mais de 9 mil casos por mês. Ao chegar, os pacientes passam por uma triagem e recebem uma pulseira cuja cor indica se o caso é de emergência, se é muito urgente, urgente, pouco urgente ou não urgente. 
Os que recebem pulseira vermelha e laranja têm maior potencial de agravamento e, por isso, são atendidos prioritariamente. Entre os casos pouco urgentes ou não urgentes, que se trata muitas vezes dos que poderiam agendar uma consulta médica, o atendimento se dá conforme a ordem de chegada. 
Os profissionais médicos sempre presentes no Pronto Atendimento são clínicos gerais, ortopedistas e pediatras. Outros especialistas, quando necessário, são contatados pelos plantonistas.
O Pronto Atendimento da Unimed Campinas está localizado na Rua Fioravante Mancino, nº 900, no Bairro Chácara Monte Alegre em Sumaré.