Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Transtornos mentais: conheça os mais comuns

Saúde Emocional

Transtornos mentais: conheça os mais comuns

Certamente, você já percebeu que os transtornos mentais estão entre os assuntos mais explorados na atualidade em publicações na internet, matérias dos jornais, programas de televisão e produções cinematográficas. Porém, como se trata de um tema vasto (por conta da forma que se manifestam, as classificações existentes e os sintomas vivenciados), as pessoas acabam tendo muitas dúvidas sobre ele.

Por isso, trouxemos um compilado de informações importantes a respeito de alguns transtornos mentais para você ficar bem-informado. Falaremos um pouco sobre eles, alguns sinais e sintomas e como se prevenir da ocorrência desse tipo de problema.

Continue lendo e entenda mais sobre saúde emocional e os tipos de transtornos mentais mais comuns!

O que são transtornos mentais

A Associação Americana de Psiquiatria esclarece de maneira bastante didática, por meio do DSM-5, o que são os transtornos mentais. Eles representam conjuntos de sinais e sintomas que uma pessoa manifesta ao longo da vida, de forma pontual ou recorrente, que traz prejuízos leves, moderados ou graves a vários aspectos da realidade desse indivíduo.

Isso faz com que ele fique cada vez menos funcional do ponto de vista social. Incapaz em casos mais crônicos, por exemplo, de trabalhar, de ter relacionamentos saudáveis, de lidar com as próprias emoções, de ter comportamentos socialmente aceitos etc.

Vale pontuar ainda que a origem deles é multifatorial. Ou seja: podem se desenvolvem por questões genéticas, hereditárias, neurobiológicas, ambientais, vivenciais etc. Em muitos casos, inclusive, observa-se mais de um fator.

Portanto, um transtorno mental é uma disfunção da atividade cerebral, que como citado acima, gera prejuízos em diversas áreas da vida e também nos quesitos: humor, cognição e comportamentos.

Panorama de transtornos mentais no Brasil

Uma nota oficial publicada em 2022 pelo Governo Federal revela dados importantes sobre a saúde mental do brasileiro. Para começar, 174,5 milhões de pessoas no nosso país têm, pelo menos, um tipo de transtorno mental.

Entre os mais comuns estão os transtornos ansiosos e os transtornos depressivos. O primeiro grupo, inclusive, atinge sozinho quase 18,6 milhões de pessoas.

Tipos de transtornos mentais mais comuns

Neste tópico, você vai conhecer alguns dos transtornos mais comuns, aprendendo a diferenciá-los e perceber alguns dos sintomas e sinais. Por isso, redobre a atenção!

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

A característica principal deste transtorno é a preocupação e tensão excessiva diariamente principalmente em relação ao futuro em alto grau de intensidade, tornando de difícil controle para a pessoa acometida.

Como resultado, se manifesta de formas e intensidades variadas, provocando sintomas físicos e/ou psicológicos como por exemplo: aperto no peito, suor excessivo, tensão muscular e palpitações.

Transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP)

É um transtorno alimentar no qual a pessoa tem um consumo repetido de grandes quantidades de alimentos. Na prática, o comer compulsivo mostra-se no descontrole da forma como a pessoa se alimenta.

Por isso, essas pessoas tendem a comer em excesso e em quantidades muito expressivas, isso geralmente causa um sentimento de tristeza, culpa e perda do controle após o comportamento, às vezes levando até comportamentos purgatórios como vômitos induzidos.

Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM)

Esse transtorno ocorre alguns dias antes a menstruação, levando a sintomas ansiosos, depressivos e alterações extremas no humor como a irritabilidade excessiva.

Esses sintomas também aparecem na TPM (tensão pré-menstrual), a grande diferença é a intensidade extrema no caso do TDPM e principalmente os prejuízos causados, já que acaba por debilitar a mulher de tal forma que ela não consegue realizar suas atividades do dia-a-dia como trabalho, estudos chegando a prejudicar inclusive em seus relacionamentos interpessoais.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Esse transtorno é caracterizado com obsessões e compulsões, se manifesta pelo impulso frequente e até mesmo incontrolável de realizar determinado comportamento ou ação, independentemente do momento, do local e das pessoas que estão ao redor do sujeito.

As obsessões são pensamentos, imagens, ideias e impulsos, muitas vezes intrusivos que provocam ansiedade como: medo de se contaminar ou pegar alguma doença.

Já as compulsões são pensamentos repetitivos ou atos mentais que aparecem como intenção da redução da ansiedade e obsessões, vistos frequentemente em rituais como verificar várias vezes se a porta de casa está fechada antes de sair para cumprir com a rotina ou deixar todos os objetos decorativos de casa alinhados da mesma maneira.

As possibilidades são as mais variadas e, quando não são realizadas conforme surge a necessidade, há um grande desconforto cognitivo e sofrimento mental.

Como a saúde mental e saúde física estão relacionadas

O cuidado com a saúde mental envolve a constante atenção à saúde do corpo. Isso se deve ao fato de que aspectos orgânicos podem interferir e até mesmo agravar o curso dos transtornos mentais e vice-versa.

Por isso é recomendado, por exemplo, a prática de atividades físicas que regulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, pela sensação de disposição e autoestima, impactando diretamente na redução do estresse e a ansiedade.

Como prevenir um transtorno mental

A prevenção de transtornos mentais não significa evitar completamente a ocorrência deles. Basta lembrar que, como já pontuamos no início do post, as causas desse tipo de problema são diversas. Logo, prevenir quer dizer, na verdade, reduzir o máximo possível as probabilidades deles acontecerem.

Para tanto, há algumas ações que você pode colocar em prática para preservar o seu bem-estar psicológico e emocional. Veja quais são elas:

        não abra mão do seu descanso diário, pois o sono é fundamental para a manutenção da disposição, do humor, da inteligência, da cognição etc.;

        evite se autocobrar por uma produtividade excessiva na vida pessoal, acadêmica e profissional. Tenha em mente que o seu ritmo não vai ser igual todos os dias — e isso é 100% esperado. Afinal, a sua rotina pode ter imprevistos das mais diversas naturezas;

        fique atento ao volume de trabalho do dia a dia para não se sobrecarregar de demandas e relegar ao segundo plano a sua vida pessoal. Principalmente quando você assume atribuições e tarefas que, muitas vezes, nem sequer são suas;

        adote uma rotina de cuidados com a sua autoestima, de programas de recreação e de tempo de qualidade com a família e os amigos. Isso é importante para reduzir o estresse diário, relaxar e fortalecer suas relações pessoais.

Como dito até aqui, os transtornos mentais são uma condição de saúde que afeta muita gente e que tem causas diversas.

Por isso é tão importante que esse assunto tenha visibilidade na nossa sociedade. Possibilitando assim a redução dos velhos estigmas e promover o cuidado em saúde mental necessário para a população. Portanto, adote as sugestões mencionadas aqui e aumente o seu bem-estar psicológico!

Curtiu o artigo? Aproveite para entender mais sobre qual a relação entreinteligência emocional e saúde mental!

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas.

Planos Rede

O que você procura?