Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Entenda o que é rede credenciada de plano de saúde e como ela funciona

Plano de Saúde

Entenda o que é rede credenciada de plano de saúde e como ela funciona

Antes de contratar um plano de saúde, é essencial que o interessado pesquise sobre a estrutura que poderá usufruir. Essa estrutura abrange desde as clínicas, hospitais e laboratórios até as especialidades médicas — e os próprios profissionais a quem o beneficiário poderá recorrer quando precisar.

A rede credenciada é um dos recursos mais relevantes a serem analisados desde o primeiro momento. Uma ampla abrangência é decisiva para conseguir atender as necessidades do usuário, garantindo mais saúde e qualidade de vida.

Neste artigo, trouxemos informações sobre como a rede credenciada de um plano de saúde funciona. Confira!

O que é rede credenciada de plano de saúde?

Também conhecida como rede referenciada, essa expressão diz respeito ao conjunto de profissionais, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios que fazem parte da cobertura de um plano de saúde, e dependem da modalidade escolhida pelo beneficiário.

Como a rede credenciada funciona?

Após a contratação, o beneficiário só precisa aguardar o período de carência — que varia de acordo com o serviço — para poder usufruir de toda a rede credenciada oferecida pelo plano escolhido. Vale ressaltar que há situações específicas em que essa espera não é necessária.

Quando alguém se vincula a um plano de saúde empresarial no ato da admissão, por exemplo, não costuma haver período de carência. O mesmo ocorre quando a mãe já é beneficiária do plano de saúde, cumpriu a carência de obstetrícia e acabou de ter um filho: a criança ganha 30 dias de cobertura imediata (do mesmo plano da mãe). Caso ela opte por incluir o bebê como dependente, não há carência alguma.

Ao precisar de algum serviço disponível apenas na rede credenciada — comum em casos mais específicos, como uma consulta com um nefrologista —, o cliente pode acessar os canais que a operadora oferece. Sendo beneficiário Unimed Campinas, é possível fazê-lo em nosso app ou site.

Qual é a diferença da rede credenciada para a rede própria?

Existem dois tipos de rede: a rede própria e a rede conveniada. No segundo caso, são empresas ou profissionais que oferecem seus serviços ao plano de saúde, que por suas vez os disponibilizam aos beneficiários. 

A rede própria dispõe de suas próprias instalações e profissionais. Como exemplo, temos o Hospital Unimed Campinas e o Pronto Atendimento Unimed Campinas, que fica em Sumaré/SP.

Qual é a importância de considerar a rede credenciada na escolha de um plano de saúde?

A rede credenciada é uma extensão do atendimento próprio do plano de saúde. Isso significa que, quanto mais é investido nessa área, mais opções o beneficiário tem. Sem dúvidas, esse é um recurso a se considerar antes de fazer a contratação. Veja algumas vantagens de contar com uma rede ampla!

Praticidade

Com a rotina corrida, é comum que as pessoas deem preferência a clínicas, laboratórios ou hospitais mais próximos de casa, principalmente quando há a necessidade de um atendimento de urgência ou emergência. Com uma rede referenciada ampla, dá para seguir essa lógica estando em qualquer lugar: em casa, no trabalho ou até em outra cidade.

Comodidade

Da especialidade mais simples a mais complexa, é possível consultar os profissionais disponíveis através da internet, seja pelo portal do beneficiário ou pelo app Unimed Campinas. No mesmo local, você confere os que estão mais próximos, acessando os meios de contato para marcar sua consulta.

Credibilidade

Quanto mais opções de profissionais e instalações médicas o beneficiário tiver, mais fácil é decidir quem vai ser o responsável pelo atendimento e tratamento. É comum que as pessoas peçam indicações a colegas e parentes antes de tomar esse tipo de decisão. Se o leque de opções for maior, mais chances você tem de gostar do atendimento e se sentir satisfeito e bem recebido. Então, será a sua vez de compartilhar experiências com os colegas, compartilhando informações sobre como foi sua consulta!

Onde verificar a rede credenciada da Unimed Campinas?

Se você é cliente Unimed Campinas, é fácil verificar a rede de atendimento credenciada. Você só vai precisar do seu celular e de acesso à internet. Confira o passo a passo a seguir.

1.      Acesse o Portal Unimed Campinas.

2.      Selecione a opção Guia Médico, disponível no topo da página, do lado direito.

3.     Na página seguinte, você poderá escolher, de acordo com o seu plano, o que deseja pesquisar. Se for usuário do plano Personal, clique no quadro central, na cor roxa, para ser redirecionado para um formulário. Ao preencher as informações, você terá acesso a médicos cooperados, profissionais de saúde, clínicas ambulatoriais, hospitais, laboratórios e clínicas de imagem.

4.      Nessa mesma aba, nosso cliente pode visualizar atualizações da rede assistencial, fazer download do guia completo, para ver quando quiser, e conferir o Guia Unimed Nacional, que lista toda a rede do sistema Unimed.

Se a intenção for buscar um lugar ou médico específico, é mais fácil ainda: basta acessar o nosso app! Ao fazer uma busca rápida, você pesquisa de acordo com a especialidade, escolhendo a cidade. Pronto! Uma lista de alternativas vai aparecer.

Para uma busca avançada, selecione “Mais opções de busca”. Assim que os novos espaços aparecerem, basta responder com o tipo de serviço que você deseja: desde uma especialidade médica (como cardiologista) até clínicas e laboratórios. Dá para buscar pelo próprio nome do profissional ou do local. Se preferir, você pode incluir a modalidade e a cidade.

Na hora de escolher um plano de saúde, não basta considerar os procedimentos inclusos, o período de carência e o preço. A rede credenciada é um dos pontos mais relevantes, que tem um grande impacto nos serviços que serão usufruídos no decorrer do contrato entre o cliente e a operadora. É importante prestar atenção nesse detalhe!

Afinal, quando estiver precisando, certamente vai preferir ter mais variedade nos médicos disponíveis, podendo escolher aquele que poderá lhe atender mais rapidamente ou cujo consultório seja mais próximo da sua casa ou trabalho. Essa é uma vantagem competitiva da rede credenciada: sua abrangência e comodidade.

Você conhecia o conceito de rede credenciada? Tem aproveitado bem as opções do seu guia médico? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros temas sobre planos de saúde. 

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?