Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
Soluções Digitais
VOLTAR

Mês de conscientização contra o câncer de próstata: sua SAÚDE está em quadra


Novembro é o mês dedicado a reforçar o combate ao câncer de próstata, o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Por isso, a Unimed Campinas convida você a fazer parte do time de prevenção, por meio de informações que você precisa saber para vencer nesta quadra.

Quem é o adversário?

Câncer é o crescimento desordenado das células. Na próstata, glândula que só o gênero masculino possui, o tumor é considerado como “da terceira idade”, pois cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

Quais são os fatores de risco?

  • Idade: após os 50 anos, a incidência e a mortalidade aumentam significativamente;
  • Hereditariedade: são grupo de risco para a doença homens, cujo pai, avô ou irmão tenham tido câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • Sobrepeso e Obesidade: homens com o peso corporal elevado possuem mais chances de desenvolver a doença, segundo estudos;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência, por isso o rastreamento deve começar mais cedo.

Sintomas:

No início, muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, os sinais se assemelham aos que aparecem quando há o crescimento benigno da glândula. Em fase avançada, pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como combatê-lo?

A adoção de práticas saudáveis é uma grande aliada, capaz de diminuir o risco de várias doenças. Por isso, manter uma alimentação saudável, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, realizar a prática de exercícios físicos e manter o peso adequado são recomendações gerais que contribuem para diminuir a incidência da doença.

Detecção Precoce:

Detectar o câncer de próstata precocemente, por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, é uma estratégia eficaz para identificar o tumor em fase inicial, aumentando, desta forma, as chances de sucesso no tratamento.

Diagnóstico:

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por procedimento de biópsia prostática. A indicação de biópsia depende do toque retal e dos valores resultantes do exame de PSA (antígeno prostático específico).

Estatísticas:

  • Em 2021, estima-se 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil (62,95 casos novos para cada 100 mil homens);
  • Sem considerar os tumores de pele não-melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país e em todas as regiões brasileiras;
  • Diagnosticado precocemente, as chances de cura para o câncer de próstata podem chegar a 90%.

Procure seu médico de confiança, regularmente, e convide seus amigos, em fase de prevenção, a fazerem o mesmo.

Vamos juntos vencer o câncer de próstata!

Fonte: INCA e Instituto Vencer o Câncer

Unimed Campinas. Nossa força é cuidar de você.

Planos Rede

O que você procura?