Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Estresse: um quadro mais comum do que você possa imaginar

Saúde Emocional

Estresse: um quadro mais comum do que você possa imaginar

Há muito tempo, o estresse vem sendo estudado pelos profissionais da saúde, com o intuito de compreender e mapear suas consequências físicas e emocionais para os indivíduos. Essas pesquisas clareiam o limite entre estresse positivo, o qual traz atitude e dinamismo à vida até cruzar a linha tênue do adoecimento, o qual pode ocorrer de forma lenta e progressiva se não constatado em determinado momento.

Atualmente, o estresse é considerado o quadro clínico mais presente na população, o qual pode ser reconhecido por sinais fisiológicos como aumento da frequência cardíaca e respiratória, aumento do tônus muscular e do metabolismo, assim como a diminuição do sistema imunológico do indivíduo. Tais sintomas prejudicam diretamente o equilíbrio do corpo, uma vez que o organismo do ser humano tende a buscar continuamente uma estabilidade, denominada homeostase. Entretanto, a constante exposição aos fatores estressores ocasiona a instabilidade dessa autorregulação, causando o adoecimento físico e psicológico das pessoas.


Causas do Estresse

O estresse é uma condição dinâmica que pode ser ocasionada por fatores externos como excesso de trabalho, ambiente profissional desagradável, família desarmoniosa, acidentes no dia a dia, entre outros. Além disso, o estresse pode ser um reflexo de fatores internos como pensamentos pessimistas, crenças extremistas e valores controversos que rodeiam e influenciam o indivíduo.

Evoluções do Estresse

Saiba mais sobre as fases evolutivas do estresse que são atreladas ao tempo de exposição ao agente estressor:

FASE EVOLUÇÃO CONSEQUÊNCIAS
Reação de Alarme Essa reação ocorre imediatamente após acontecer o confronto com o estressor e pode ser perceptível ou não. Luta ou fuga.
Resistência Inicia-se devido à persistência do estressor. Assim, o corpo opera para manter a sua sobrevivência e adaptação. Dores de cabeça, diminuição de libido, insônia, fadigas mentais, redução da capacidade de concentração e preocupação excessiva.
Exaustão Quando o estressor persiste, o equilíbrio e a adaptação não ocorrem. Cronificação dos sintomas. Geralmente, ocorre o aparecimento de doenças

Como compreender e classificar o estresse?

Primeiramente, observe e atente-se ao seu corpo, aos seus pensamentos, ao seu humor e as suas atitudes! Você consegue identificar que ocorreram muitas mudanças nos últimos meses?

De forma emocional, é possível reconhecer o impacto do estresse também por sintomas como: tensão, insônia, insegurança, dificuldade de concentração, angústia constante, ansiedade, dificuldade de relacionamento, preocupações em excesso e labilidade emocional. Assim, o indivíduo consegue identificar tais sintomas negativos que o estresse está ocasionado em sua vida.

Além disso, a intensidade do estresse pode gerar mudanças orgânicas no corpo humano como alterações na atividade do cérebro, levando a um desequilíbrio em marcadores biológicos, como por exemplo: o aumento do estado de vigília do corpo causa o estado prolongado de alerta, desregulando o padrão hormonal necessário para homeostase e trazendo assim, alterações na pressão arterial, na memória e em outras partes do corpo humano.

Por fim, constata-se que o bom funcionamento corporal depende da harmonia de toda engrenagem. Assim, cabe a cada pessoa ter atenção consigo mesma e com as demais ao seu redor, proporcionando desta forma o autocuidado. Afinal, viver bem e com saúde é uma construção diária que depende do empenho e dedicação constante do indivíduo.

Como lidar com o estresse? Saiba Mais!

  • • Cuide do seu sono, pois ele auxilia na manutenção do bem-estar. Procure dormir deitado, sempre no mesmo horário e em um ambiente com pouca luminosidade
  • Fique atento à ingestão hídrica, principalmente de água. Um corpo bem hidratado regula melhor sua homeostase. Se achar necessário, utilize uma garrafa para medir de forma objetiva a quantidade ingerida de líquido. O ideal são 3 litros por dia para o corpo humano
  • Caso perceba alterações no humor ou na qualidade dos seus relacionamentos, procure dialogar mais, deixar claro o que pensa e sente para melhorar a convivência consigo e com o outro
  • Reconheceu que já está na fase de resistência ou exaustão por estresse? Se sim, procure ajuda de um profissional especializado para te ajudar

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?