
App Unimed Campinas Unimed
Publicado 16/03/2022
Descobrir novos sabores, experimentar temperos e criar receitas juntos: esse é um hábito que poucas famílias ainda cultivam na hora de cozinhar, já que a correria do dia a dia e a evolução tecnológica tornaram o momento ainda mais acelerado. Mas que tal fazer refeições em família de uma maneira desacelerada e não automatizada? Essa é uma forma de compartilhar e cozinhar receitas saborosas e ainda criar deliciosos laços.
Cozinhar com toda a família pode ser uma verdadeira alegria. Conhecer mais de perto os alimentos que podem crescer no jardim, ensinar a importância de refeições saudáveis para os filhos, saber o tempo de cozimento e preparo, descobrir cheiros e combinações novas...
A magia desse momento pode enriquecer momentos e permitir trocas cada vez mais lindas, seja entre o casal, mãe, filhos, pai ou todos juntos. Além de aproximar todos do processo, também é possível pensar em uma horta/cultivo como uma prática de intenção afetiva, aprendendo, desde o começo, os cuidados e resultados que nutrem o corpo e alma.
Por isso, harmonizando tudo isso, a experiência de cultivar seus próprios alimentos e criando uma maneira para você cozinhar pratos saborosos em família, separamos algumas receitas deliciosas para adicionar agora mesmo no cardápio de sua casa. Confira!
Ao tornar a cozinha familiar uma rotina, é possível criar histórias e momentos incríveis, fortalecendo os laços, além de aproximar e tornar mais simples os processos, ensinar desde pequenas o valor dos alimentos e a importância que eles têm para nosso corpo.
Criar receitas saudáveis e com alimentos que podem ser cultivados na sua própria casa é fundamental para desenvolver hábitos mais saudáveis ao longo dos anos e garantir qualidade de vida. Neste aspecto, é possível acompanhar de perto o que todos estão ingerindo e garantir uma alimentação saudável na rotina da sua casa.
Outro ponto positivo da alimentação saudável e do preparo de receitas em família é o estímulo ao consumo consciente, decoração e beleza para pratos mais atrativos aos olhos para aqueles familiares que têm certa dificuldade em experimentar tudo.
Dessa forma, é possível ensinar desde cedo para seus filhos como cada nutriente colabora para o funcionamento do corpo e adotar na sua casa maneiras de evitar o desperdício. Afinal, cuidar da saúde olhando a alimentação faz com que enxerguemos a real importância de cada ingrediente em seu cultivo e até descarte e possamos entender que um prato colorido vale muito ao longo da vida!
Agora vamos conhecer receitas saudáveis e criativas e que podem ser preparadas com ingredientes cultivados no jardim de casa. Ótimo para quem busca alimentos orgânicos, fresquinhos e muito nutritivos.
Ingredientes
* As quantidades podem variar de acordo com a quantidade de pessoas em sua família.
Modo de preparo
Em uma panela, coloque água e deixe o trigo cozinhar por 45 minutos. Depois, em uma tigela distribua todos os ingredientes da forma como achar melhor, criando uma opção super colorida e muito saudável.
Você pode fazer um molhe com 1 colher de suco de limão, 3 colheres de suco de laranja e 4 colheres de azeite para servir junto.
Ingredientes
Para o molho de tomate
* As quantidades podem variar de acordo com a quantidade de pessoas em sua família.
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte a berinjela ao meio e descanse a parte redonda, deixando uma camada de uns 2cm da borda para segurar a forma. Em uma forma com azeite, o alho e sal espalhe as berinjelas cortadas e cozinhe-as no vapor com papel alumínio por 40 minutos.
Retire-as e coloque o molho de tomate por cima delas, seguida por mussarela despedaçada e um pouco de orégano ou tomilho. Volte ao forno e deixe o queijo derreter.
Ingredientes
Modo de preparo
Primeiro faça a gelatina conforme instruções da embalagem. Para uma opção ainda mais saudável e livre de açúcares, use a gelatina zero. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve para a geladeira por 15 minutos e pronto.
Preparar uma refeição em família é uma excelente maneira de estimular a relação saudável com a comida, ensinar cooperação, criar responsabilidade e incentivar o aprendizado de todos. Por isso, esses momentos são fundamentais para permitir trocas amorosas, criar uma relação saudável com a comida e desenvolver memórias afetivas, habilidades para a vida toda.
Responsável Técnica
Sabrina Costa da Fonte - CRP 06/73610