Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

A organização faz a diferença: dicas para montar seu cardápio semanal

Saúde Emocional

A organização faz a diferença: dicas para montar seu cardápio semanal

Se existe uma coisa importante para ter uma vida produtiva e com qualidade é a organização. Deixar que as coisas aconteçam ao acaso nem sempre nos permite atingir objetivos, como encontrar tempo para todas as tarefas, cumprir os compromissos do trabalho (ou estudo) e ter uma rotina equilibrada para cuidar da saúde. O planejamento com antecedência ajuda muito nesse sentido.

Você já tem o hábito de criar cardápios para a sua semana? Essa é uma ótima dica! Aproveite para conferir, a seguir, como colocar em prática uma ideia que pode ser um passo fundamental para ter uma vida mais saudável.

Comece pela lista do mercado

Mesmo quem não prepara todas as refeições em casa precisa ter opções de comida disponíveis, certo? Chegar em casa depois de um dia longo e encontrar a geladeira vazia é um convite para acabar comendo qualquer coisa ou pedir um delivery — que normalmente está cheio de tentações.

Se a intenção é comer saudável e até economizar no dia a dia, o ideal é ter o que você precisa em mãos para se alimentar bem. Então, comece fazendo uma lista do que deve ser comprado no mercado, incluindo ingredientes para diferentes refeições (considere café da manhã, lanches, almoço e jantar) e outros itens necessários para a vida doméstica. Sua geladeira ou armários não se reabastecem sozinhos, então, não deixe essa etapa de lado!

Defina a quantidade dos itens

Uma boa lista não tem apenas o nome do que você deve comprar, mas uma previsão de quantidade. Isso vai depender da frequência com que você planeja fazer suas compras. Por exemplo, algumas pessoas preferem ter um planejamento semanal, outras quinzenal e assim por diante.

Tente fazer um cálculo aproximado do que você vai precisar dentro desse prazo de tempo e complete sua lista de compras. Aliás, essa é uma boa indicação para quem vai ao mercado e fica tentado a comprar muitas coisas, o que pode acabar virando um desperdício ou prejudicar seus planos de manter uma alimentação equilibrada na maioria dos dias.

Monte uma tabela

Sabendo quais vão ser os alimentos comprados, chegou a hora de realmente montar o cardápio semanal. Pense em todos os horários que você vai fazer uma refeição e o que gosta de comer em cada um deles. Se tiver a orientação de um nutricionista, fica ainda mais fácil manter uma dieta balanceada com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

A dica é facilitar a visualização da sua semana, fazendo uma tabela que divida os dias e as refeições. A lógica dessa etapa é conciliar a lista de compras com o planejamento dos pratos — ou seja, não dá para prever que você vai jantar uma omelete com queijo se os ingredientes não foram comprados.

Apesar dessa organização prévia ajudar bastante a seguir uma rotina saudável, isso não quer dizer que mudanças não possam acontecer. Tenha a tabela como um guia e evite ter que pensar nisso todos os dias: esteja aberto a flexibilizar o plano quando for necessário.

Há quem goste de seguir fielmente o que foi planejado, enquanto outros curtem improvisar de vez em quando. Está tudo bem, desde que você esteja preparado para isso.

Congele as refeições

Outra vantagem de se organizar com antecedência é poder preparar refeições que possam ser congeladas, economizando tempo ao longo da semana. De uma só vez, é possível deixar várias opções semiprontas para não ter que cozinhar todos os dias, principalmente em momentos com o horário mais apertado.

Para isso, congele tudo em porções dentro de potes plásticos adequados para esse tipo de armazenamento, coloque uma etiqueta com a data do preparo e espere a comida esfriar antes de levá-la ao freezer.

Em geral, legumes, frutas, pães, carnes e cereais podem ser congelados sem problemas. Pegue algumas ideias de receitas na internet e mãos à obra!

O mais importante para montar um cardápio semanal e conseguir manter uma rotina de alimentação saudável será a sua dedicação.

Escolha bem os alimentos, planeje refeições nutritivas e faça tudo com carinho para ter o melhor resultado possível. Lembre-se que bons hábitos alimentares são essenciais para a sua saúde física e mental — e ainda podem influenciar pessoas próximas a você!

Responsável Técnica
Sabrina Costa da Fonte - CRP 06/73610
Thais Helena Beloto Cabral - CRN 3-42153

Planos Rede

O que você procura?