Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Assertividade: como cultivá-la para crescer como ser humano?

Saúde Emocional

Assertividade: como cultivá-la para crescer como ser humano?

Você já ouviu falar sobre assertividade? Ao longo da vida, desde os primeiros anos, passamos pelo desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Alguns desses processos de aprendizado são inconscientes, embora outros possam ser escolhidos.

A assertividade é um exemplo de habilidade que decidimos desenvolver, aos poucos, durante o nosso amadurecimento. Essa competência, inclusive, tem uma grande relevância no crescimento individual e, até mesmo, na promoção de qualidade de vida.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue conosco e veja o que fazer para trabalhar a sua assertividade!

O que é assertividade?

Esse é o nome dado à capacidade de tomar as próprias decisões e de assumir a postura que considera ser a mais adequada, de forma precisa e apropriada para cada situação.

Ou seja, a assertividade é uma habilidade que está muito relacionada com o campo social. Afinal, diz respeito à maneira como uma pessoa age e se expressa de acordo com seus princípios, crenças, opiniões e personalidade.

Vale destacar que a assertividade está associada aos comportamentos positivos de um indivíduo em uma situação social. Isso significa que a competência visa agir respeitando a própria individualidade, sem passar por cima de outras pessoas.

Desse modo, um indivíduo assertivo é aquele que busca expressar a própria opinião e os desejos, afirmando seus direitos, mas também não tenta invadir a liberdade do próximo, nem afetá-lo de forma negativa.

Trata-se de uma habilidade que ajuda a gerenciar situações de conflito, atuar em ambientes de alta pressão, comunicar-se de modo não violento, entre outras atitudes excelentes para lidar com questões sociais sem estresse.

Quais as características de uma pessoa assertiva?

Não sabe o que fazer para reconhecer um indivíduo assertivo ou identificar essa competência em si? A boa notícia é que existem algumas características que se sobressaem em personalidades que contam com essa habilidade.

Por exemplo, uma pessoa assertiva costuma ter uma boa inteligência emocional. Contudo, isso não significa que ela só é capaz de entender e acolher os próprios sentimentos. Esse indivíduo tende também a ser mais perceptivo sobre as emoções alheias, levando-as em consideração ao tomar uma decisão.

Outro traço que se destaca na assertividade é a boa análise do contexto. Fazer uma avaliação de uma situação antes de agir é essencial para adotar posturas e ter comportamentos apropriados a cada ocasião.

É por isso que pessoas assertivas se apresentam também de maneira confiante e com uma certa elegância nos posicionamentos. Isso diz respeito a posturas e expressões corporais neutras, que não aparentam insegurança nem prepotência. As palavras utilizadas também se mostram equilibradas e na defesa dos próprios pontos de vista.

Esse equilíbrio, muitas vezes, é desenvolvido a partir do conhecimento dos direitos e deveres. Não é à toa que um indivíduo assertivo tende a se comprometer mais com suas responsabilidades e sabe aquilo a que tem acesso.

Sendo assim, a assertividade conta também com consciência social, ambiental, racial e de classe, tendo em vista que o reconhecimento do seu papel e lugar na sociedade auxilia na tomada de decisões pessoais.

Quais são os benefícios de praticar a assertividade?

A assertividade é capaz de trazer ótimos impactos na vida de uma pessoa, nos mais diversos âmbitos. Na carreira, essa competência agrega valor ao perfil profissional de um indivíduo, apresentando-o como mais confiável, com boas habilidades de comunicação, facilidade de resolver problemas, além de comportamento promissor para a liderança e cargos gerenciais.

Na vida pessoal, a assertividade auxilia um indivíduo a buscar o equilíbrio. Não é à toa que essa habilidade tem uma forte relação com a qualidade de vida. Afinal, suas características ajudam uma pessoa a identificar o que é melhor para a sua saúde e bem-estar, assim como servem de motivação para criar hábitos mais saudáveis.

O aspecto social é outra área da vida que mais desfruta dos benefícios da assertividade. Isso porque essa competência exerce um forte papel na criação de relacionamentos interpessoais saudáveis, por meio de uma comunicação de qualidade e da empatia.

Portanto, é possível notar que a assertividade traz impactos muito positivos para o cotidiano de um indivíduo, contribuindo para diversas situações do dia a dia, sobretudo na tomada de decisões.

Como ser uma pessoa mais assertiva?

Outro ponto positivo dessa habilidade é que ela pode ser desenvolvida constantemente, por meio de algumas práticas simples, porém eficientes. A seguir, veja alguns exemplos de atitudes para ter mais assertividade no dia a dia.

Ouça mais

Ouvir o que as pessoas têm a dizer não só oferece a oportunidade de o outro falar e ser entendido, como permite que você adquira informações úteis para tomar suas decisões. É com a prática da escuta que um indivíduo aprende a se comunicar melhor, entendendo a importância de todos se expressarem como desejam.

Aprenda a lidar com opiniões diferentes

Não importa qual seja o seu círculo social, em algum momento, uma pessoa poderá apresentar opiniões que divergem das suas. Nesse caso, qual é a melhor coisa a se fazer?

Saiba que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Afinal, tudo depende do contexto e da postura que você pretende adotar. O importante mesmo é criar estratégias para acolher e aceitar opiniões diferentes, sem deixar que elas anulem o que você pensa.

Tenha em mente que é possível conviver com pessoas que pensam de forma diferente da sua. O que não é aceitável é promover ou permanecer em situações que trazem mal-estar, desgaste emocional e desconforto a algumas das partes de uma relação justamente por conta dessas diferenças.

Faça argumentações diretas

É necessário também evitar rodeios na hora de se expressar. Quando quiser apresentar seus argumentos, encontre maneiras de fazer isso de forma direta e clara, permitindo que as outras pessoas entendam as suas ideias.

Além disso, lembre-se de que nem sempre é preciso dar satisfações para todas as pessoas. Sendo assim, em alguns contextos, basta dizer o que você pensa, de maneira precisa, buscando não ofender ninguém.

Seja humilde

A humildade é uma característica intrínseca à assertividade. Afinal, ela permite reconhecer as necessidades e particularidades do próximo. A partir de uma postura humilde diante das situações cotidianas, você compreende que o seu desenvolvimento não precisa apagar o crescimento alheio, e vice-versa. 

Inspire-se

Sabe aquela pessoa que faz os seus olhos brilharem sempre que você a vê em ação? Não existe problema algum em se inspirar nessas atitudes. Reconhecer-se no outro e buscar reproduzir bons comportamentos são escolhas inteligentes e que exercem um ótimo impacto no seu desenvolvimento.

Priorize a honestidade

A verdade é mais uma peça-chave da assertividade. Ao aprender a se expressar de forma precisa e firme, você não vê a necessidade de omitir, mentir ou agir de forma desonesta. Por isso, priorizar a sinceridade é sempre um bom passo.

Viu só como a assertividade pode fazer parte de todos os seus processos de desenvolvimento pessoal, profissional e social? Apesar de ser uma competência complexa, pode ser aprendida com pequenas atitudes e decisões, que influenciam fortemente o seu crescimento.

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas. 

Planos Rede

O que você procura?