Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Autenticidade: o que é e como construir a sua?

Saúde Emocional

Autenticidade: o que é e como construir a sua?

Autenticidade é um traço de personalidade característico de pessoas verdadeiras, genuínas e que não escondem o que pensam, sentem e desejam. São indivíduos acolhedores, sempre dispostos a ajudar; são confiantes, não abrem mão dos seus princípios e não se intimidam em expor ideias e opiniões.

É claro que falar parece ser mais fácil do que fazer, afinal, cada pessoa passa por uma série de experiências ao longo da vida que moldam seu comportamento, crenças e, inclusive, suas inseguranças.

No entanto, é possível sim desenvolver a autenticidade. Só tenha em mente que esse é um processo longo e que é necessário se empenhar diariamente com pequenas práticas. É algo que vale a pena, afinal, sabe-se que os benefícios são muitos, incluindo até mesmo a melhora da saúde mental.

A seguir, listamos algumas atitudes muito interessantes para ressaltar a sua autenticidade em todos os âmbitos da vida. Confira!

Pratique o autoconhecimento

O primeiro passo para ser uma pessoa mais verdadeira com a própria essência é se conhecer. Somente assim você vai saber sobre o que realmente gosta, o que deseja fazer, o que prefere evitar e o que pensa sobre determinados assuntos.

A prática do autoconhecimento, no entanto, é constante e dura por toda a vida. Desse modo, é importante começar essa jornada com a certeza de que ela nunca acabará, afinal, sempre haverá mais informações para aprender sobre você mesmo, principalmente por ser um indivíduo que muda ao passar do tempo, por meio das experiências vividas e novas descobertas.

Aprenda a se expressar

É importante também aprender a expressar o que você sente e pensa. Conforme isso é colocado em prática, é possível ter uma boa relação consigo e, inclusive, melhorar o autoconhecimento.

Saber se expressar melhor é, até mesmo, uma vantagem para cuidar da saúde mental. Dessa forma, você não guarda para si aquilo que traz incômodo ou pensamentos ruins, além de reduzir as chances de desenvolver inseguranças com determinados assuntos. 

Tenha em mente também que você pode se expressar de diversas maneiras. Escrita, fala, dança, teatro, música, pintura e desenhos são todos canais que permitem colocar para fora as suas emoções, seus pensamentos e suas ideias.

Seja leal a você

Ser leal a algo ou alguém nada mais é do que assumir o compromisso de ser mais verdadeiro e honesto. Quando o foco da lealdade é a si próprio, a dedicação se torna não abrir mão daquilo que se pensa, deseja e é.

É comum que sentimentos, pensamentos e desejos sejam omitidos em determinadas situações por receio de como as outras pessoas vão reagir. Quando isso acontece com frequência, o principal desafio é fazer com que você se sinta confortável e confiante com a própria personalidade.

Por esse motivo, decidir ser uma pessoa mais leal a si mesma, na verdade, pode ser um mecanismo para enfrentar as principais inseguranças e buscar satisfazer não apenas os outros, mas você também.

Não se importe com o pensamento dos outros sobre você

Outra estratégia fundamental para expressar mais a sua autenticidade no dia a dia é abrir mão da necessidade de aprovação e validação das outras pessoas, afinal, o que os outros pensam sobre você não é algo que está sob o seu controle.

Por esse motivo, o melhor a se fazer é aprender a se desapegar das opiniões alheias. Na prática, trata-se de tentar, aos poucos, evitar se questionar sobre o que os outros acham sobre o que você fez, disse, vestiu etc.

Ouça a sua intuição

Ela pode ser uma grande aliada no desenvolvimento pessoal, afinal, é ela quem manifesta diversas ideias e percepções inconscientes, trazendo-as para um espaço que você tem acesso.

Isso significa que a intuição ajuda a observar, conscientemente, diversos sinais que você havia notado sem se dar conta. Essas informações percebidas, posteriormente, podem ajudar a guiar as suas decisões, principalmente no que diz respeito a ser uma pessoa mais autêntica. 

Tenha valores próprios

O que é realmente importante para você? Fazer esse tipo de pergunta ajuda a deixar claro quais são os seus próprios valores e a se apegar a eles no dia a dia, evitando ir contra aquilo que acredita verdadeiramente.

Vale destacar que você pode desenvolver os seus ideais se baseando nos próprios critérios. Ler e conhecer mais sobre diferentes culturas e opiniões ajuda a encontrar as crenças e os valores com os quais você se identifica.

O importante mesmo é encontrar aquilo que você acredita e que não quer abrir mão. Isso vai guiar as suas decisões e os seus comportamentos no dia a dia.

É por meio da definição de valores, por exemplo, que algumas pessoas se tornam vegetarianas, começam a realizar mais atividades solidárias e criam ou assumem projetos de vida que trazem a sensação de satisfação com os caminhos seguidos.

Compartilhe suas opiniões

Ser uma pessoa mais autêntica significa também não ter medo de dar sua opinião. Indivíduos com esse perfil buscam praticar, diariamente, o desapego da validação alheia. Sendo assim, ainda que uma outra pessoa não concorde com o que você diz, esse não é um motivo para não expor o que pensa.

Inclusive, compartilhar opiniões é um exercício interessante de tolerância. Como acha que vai reagir se alguém se opor ao que você acredita? Aprender a respeitar as visões de vida de outras pessoas é importante para se tornar um indivíduo que consegue conviver com as diferenças, sem deixar o respeito de lado.

Aceite seus pontos fortes e fracos

Quando alguém vê uma pessoa que se comporta de forma autêntica no dia a dia, muitas vezes, apega-se apenas aos pontos fortes, que estão em destaque nela. No entanto, o que não observam é que esse indivíduo precisou aceitar também as suas fraquezas para expor suas forças com mais confiança.

É por isso que esse é mais um processo que você precisa passar para colocar à mostra sua autenticidade. Aceitar os seus defeitos nada mais é que se permitir ser humano e identificar os pontos que ainda pode melhorar ao longo da vida.

O mesmo vale para aceitar as suas qualidades. Assim, é possível fortalecer a autoestima, além de evitar comportamentos nocivos à sua autenticidade, como se colocar para baixo e fazer comparações com os outros.

Com mais autenticidade, é possível deixar de lado inseguranças e crenças limitantes, que prejudicam a forma como você se enxerga e induzem a pensamentos ruins. Desse modo, sua mente fica mais livre para cultivar boas ideias e se interessar ainda mais pelo autocuidado.

Conteúdo revisado pela equipe da Medicina Preventiva da Unimed Campinas. 

Planos Rede

O que você procura?