Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Gratidão: como ela estrutura e norteia nossas vidas?

Saúde Emocional

Gratidão: como ela estrutura e norteia nossas vidas?

Você já deve ter vivenciado o sentimento de gratidão. Ele pode ser definido como uma sensação positiva que inunda (essa é a palavra certa) o nosso ser. Trata-se de uma emoção fundamental para que o nosso dia a dia tenha significado e satisfação.

A propósito, vários estudiosos da neurociência já provaram que ela tem o poder de transformar o nosso cérebro e influenciar fortemente as nossas vidas. Dessa forma, agradecer verdadeiramente por uma contribuição diferenciada, um trabalho bem realizado, uma conquista na vida, uma ideia inovadora ou pela simples existência de amigos e parentes pode ser transformador.

Pensando na força desse sentimento que é tão importante, bonito e nobre, vamos mostrar como a gratidão estrutura e norteia a vida das pessoas, falando sobre os seus benefícios e como aplicá-la em nosso cotidiano. Boa leitura!

Os principais benefícios da gratidão comprovados pela ciência

Várias pesquisas científicas já provaram que toda vez que sentimos gratidão, liberamos a dopamina (um importante neurotransmissor) e estimulamos o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma sensação de prazer e bem-estar.

É por isso que muitas pessoas que sentem e conseguem expressar a gratidão também despertam emoções positivas, demostrando mais vitalidade e energia, sentindo-se reconhecidas e incentivadas a fazer qualquer coisa de uma maneira ainda melhor.

A seguir, veja alguns dos principais benefícios que o sentimento de gratidão proporciona às pessoas.

Positividade

A gratidão promove uma perspectiva mais positiva em nossas vidas, e viver assim desperta alegria, saúde e sabedoria ao apreciar e reconhecer o que a natureza e as pessoas fazem pelo nosso bem-estar, desde um lindo amanhecer até um simples abraço ou uma palavra de conforto.

Sensação de bem-estar

Alguns estudos envolvendo pessoas que presenciaram o atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos demostraram que a gratidão foi um dos principais fatores para superar o trauma.

Nesse sentido, podemos entender que, mesmo em momentos difíceis, quando agradecemos, estamos praticando não apenas a gratidão, mas também a resiliência, que significa ter força e flexibilidade para enfrentar e superar adversidades, mantendo o nosso equilíbrio sem “desmoronar”.

Melhora a autoestima

Pesquisas americanas mostraram que pessoas que praticam a gratidão se comparam menos e não têm ressentimentos ou inveja, pois se sentem completas. Além disso, são mais capazes de reconhecer e de ficarem felizes com o sucesso de amigos e parentes.

Aumenta a empatia e diminui a agressividade

As pessoas gratas tendem a ser mais amáveis, empáticas e compreensivas. Assim, quando a gratidão é praticada, a pessoa não tem sentimentos negativos, reduzindo naturalmente a agressividade.

Aprimora os relacionamentos

Quando somos gratos pelos relacionamentos que temos, demonstramos muito mais que uma boa educação e respeito ao próximo. Conseguimos expressar em palavras e gestos o quanto nos sentimos felizes e agradecidos por ter determinada pessoa ao nosso lado.

E o sentimento de gratidão cria uma resposta positiva, pois faz com que o outro também se sinta grato em proporcionar o bem. Assim, agradecer ao garçom pela comida servida ou ao porteiro por abrir a porta pode gerar benefícios para o relacionamento com essas pessoas.

Colabora com a saúde física

Segundo uma pesquisa publicada na revista acadêmica Personality and Individual Differences, as pessoas gratas tendem a sentir menos dor e serem mais saudáveis.

Isso porque indivíduos que desenvolvem o sentimento de gratidão pelo simples fato de estarem vivos cuidam melhor da saúde, fazem atividades físicas e check-up de maneira regular, contribuindo para a longevidade.

Beneficia a saúde mental

Ser grato diminui sentimentos e pensamentos negativos. A pesquisa que mais evidencia esse aspecto foi realizada por Robert Emmons, professor de psicologia positiva na Universidade da Califórnia e editor do Journal of Positive Psichology.

Em seu livro “Agradeça e seja feliz”, ele analisa os resultados do maior estudo sobre gratidão para mostrar a influência desse sentimento. Segundo a pesquisa, pessoas que desenvolvem o hábito da gratidão podem aumentar em até 25% o seu "ponto fixo de felicidade", que se refere ao nível médio de cada indivíduo, definido geneticamente.

Assim, de acordo com os estudos, manter um diário de gratidão, mesmo que seja por poucas semanas, pode nos ajudar a ter mais energia e dormir melhor.

A gratidão como base para estrutura e norteamento de nossas vidas

Um estudo do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atestou que a gratidão está presente no desenvolvimento de valores em crianças e jovens. Logo, ensinar esse sentimento é fundamental e totalmente possível.

Nesse sentido, agradecer por um presente, dizer “bom dia!” e se despedir de todos antes de ir embora são exemplos de como incutir o agradecimento como valor emocional para incentivar as crianças a serem educadas e respeitosas. Com isso, também estimulamos o seu desenvolvimento socioemocional.

A aplicação da gratidão em nossa rotina

Agradecer sinceramente por uma simples conversa, uma ideia inovadora, uma forma diferenciada de contribuir ou algo bem feito pode ser transformador. Quando somos apreciados e reconhecidos, cria-se um ambiente de engajamento que nos faz querer fazer ainda mais, superar os limites e buscar energia para entregar o que, muitas vezes, parecia ser impossível.

Técnica para exercitar a gratidão

Uma técnica muito simples, mas que pode ajudar a exercitar a gratidão, é fazer uma análise de como foi seu dia e valorizar os seus pontos positivos. Para isso, antes de dormir, pense nas coisas que aconteceram e que fizeram você se sentir bem. Valorize essas experiências, por mais simples que elas sejam, como um sorriso de uma criança, um dia de sol, uma comida gostosa, entre outros.

Assim, quando menos esperar, começará a valorizar muitas coisas que, por vezes, passam despercebidas, como ter um trabalho ou um companheiro ou companheira que te respeita e te ama, saúde para enfrentar o dia a dia, e outras sutilezas que nem sempre reconhecemos o real valor.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, gratidão é um sentimento que estrutura e norteia as nossas vidas, podendo ser exercitada diariamente por meio do reconhecimento de tudo o que nos é ofertado, desde um simples abraço até um lindo e grandioso amanhecer.

Assim, conseguimos ter uma vida mais saudável e feliz!

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?