Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
Biometria facial traz mais segurança para os clientes nos atendimentos por videochamada
VOLTAR

Biometria facial traz mais segurança para os clientes nos atendimentos por videochamada

A biometria facial vem sendo implantada nos atendimentos presenciais da nossa rede própria e credenciada de serviços médicos e hospitalares. E, agora, está disponível também nos serviços de Telessaúde por meio do Aplicativo Unimed Campinas: PA Virtual Unimed Ágil, consultas por Telemedicina, Unimed Acolhe, Gestão de Crônicos e atendimentos não-médicos, como com psicólogos ou fonoaudiólogos, por exemplo.

Com isso, a validação dos atendimentos presenciais ou por videochamada passa a ser feita por tecnologia que utiliza a foto do rosto do cliente, previamente cadastrada e registrada em nosso banco de dados. O cadastro da biometria facial é feito com a captura da imagem do cliente por uma câmera, seja por um dispositivo presente nos estabelecimentos médicos, seja pela câmera do celular, no caso das consultas por videochamada. Depois do cadastro, no momento da consulta, será necessária a validação da imagem por meio de uma nova foto que, de forma rápida, analisa pontos específicos da face, permitindo ao sistema a identificação do usuário, com precisão e segurança.

Biometria nas consultas por videochamada

Se você passou por algum estabelecimento médico que está com essa tecnologia instalada, o cadastro já foi feito. Caso contrário, quando utilizar nossos serviços de Telessaúde, o cadastro da biometria facial acontecerá na hora do atendimento. Antes de iniciar a consulta com o médico ou profissional de saúde, a câmera do celular será acionada para capturar a foto de segurança. Se o primeiro cadastro não acontecer da forma correta, será possível fazer uma nova tentativa. Feito o cadastro, mais uma vez a câmera será acionada para, dessa vez, validar o atendimento. Após a autenticação, você será direcionado para a consulta. Caso a segunda tentativa não dê certo, não se preocupe. O atendimento acontecerá, porém, será necessário apresentar um documento com foto.


Se você possui a biometria facial cadastrada, antes do início da consulta, a câmera do celular será acionada para capturar a imagem do seu rosto e comparar com a imagem salva em nosso banco de dados. Esse processo leva apenas alguns segundos e, em seguida, o atendimento médico é iniciado.

Caso queira verificar se possui a biometria facial, acesse o menu lateral do Aplicativo Unimed Campinas e selecione a opção Biometria Facial. Se você já tiver o cadastro, haverá a mensagem "Você já tem a biometria facial cadastrada.". Se não tiver e quiser cadastrar, basta clicar no botão Cadastrar Biometria Facial.


Importante ressaltar que todos os beneficiários do plano, independentemente da idade, precisam fazer o cadastro da biometria facial, pois é um mecanismo obrigatório, respaldado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), implantada para trazer mais segurança ao paciente, garantindo o sigilo das informações e evitando fraudes. Será possível entrar na consulta por videochamada sem a biometria apenas se a autenticação falhar duas vezes ou tiver algum problema técnico. Caso isso aconteça, você será avisado de que o atendimento poderá ser auditado de acordo com a política antifraude e o médico poderá solicitar a apresentação de um documento com foto para seguir com a consulta.

Se quiser trocar a imagem cadastrada na biometria, envie um e-mail para aplicativo@unimedcampinas.com.br. Você receberá um formulário para preencher e efetivar a troca, bem como as orientações necessárias.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo 0800 013 66 88.

E se quiser conhecer mais sobre cada serviço de Telessaúde, acesse a página www.unimedcampinas.com.br/solucoesdigitais ou clique aqui e acesse o Guia de Soluções Digitais.

Unimed Campinas. É a sua cara.

Planos Rede

O que você procura?