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Confira 5 dicas de como se proteger de fraudes ao pagar o boleto do seu plano
A Unimed Campinas alerta os clientes a ficarem atentos na hora de pagar o plano de saúde. Golpistas estão criando páginas falsas, que parecem ser da Unimed, para atrair pessoas que buscam pela 2ª via do boleto na Internet. O cliente, então, é induzido a clicar em links que abrem para uma conversa no WhatsApp. Nesse momento, o criminoso se passa por colaborador Unimed e envia um boleto falso ou um link para pagamento durante a conversa ou por SMS.
Para não ser vítima desse tipo de golpe e outros que possam surgir, selecionamos algumas dicas:
1. Confira se as informações do boleto estão corretas.
No ato do pagamento pelo aplicativo, site ou caixa do seu banco, verifique na tela se o nome do beneficiário está correto:
- Pessoa física - Banco Santander:
COOPERATIVA E C MÚTUO MED DEMAIS PROF NÍVEL SUP ÁREA SAÚDE - CNPJ 71.884.498/0001-40 AV. BARÃO DE ITAPURA 950 - 7 ANDAR - 13020431 - CAMPINAS – SP - Pessoa Jurídica - Banco Itaú:
UNIMED CAMPINAS COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO - CNPJ 46.124.624/0001-11 AV. BARÃO DE ITAPURA, 1123 - 13020901 - CAMPINAS-SP
2. Nunca compartilhe informações pessoais por telefone ou pelo WhatsApp.
Quando o cliente entra em contato com a assistente virtual Camila, pelo chat online ou WhatsApp da Unimed Campinas (19) 99605-5575, é solicitado apenas o CPF ou o número do cartão Unimed e a data de nascimento para identificação do cliente. Já os criminosos, geralmente, pedem informações do último boleto pago, como o nome do cliente/empresa, CPF/CNPJ e valores, além de outros dados pessoais. Neste caso, o fraudador emite um boleto com os dados informados, alterando a data do vencimento do pagamento, de forma que o dinheiro caia direto na conta dele.
3. Esteja sempre com o antivírus atualizado no seu computador.
Existem vírus que podem adulterar os dados do boleto no momento da impressão da segunda via, como os do beneficiário, valor do boleto original e número para pagamento. Todas as demais características do documento são mantidas para parecer o verdadeiro. Quando o pagamento é realizado para um número adulterado, o dinheiro é enviado para uma conta bancária do fraudador.
4. Erros de português podem ser indícios de fraude.
Boletos ou páginas falsas podem apresentar erros de português e diferenças de formatação. Por isso, leia tudo com atenção.
5. Solicite a segunda via apenas pelos canais oficiais.
Caso precise da segunda via do seu boleto, peça somente pelos canais da Unimed Campinas:
- Aplicativo Unimed Campinas: acesse meu plano > Financeiro > 2ª Via do boleto;
- Link: www.unimedcampinas.com.br/boleto;
- Site: www.unimedcampinas.com.br > botão 2ª Via do boleto;
- Assistente virtual Camila: pelo site, aplicativo ou WhatsApp (19) 99605-5575;
- Canal do Cliente para Pessoa Física: clique em Financeiro > 2ª Via do boleto;
- Canal Empresas Clientes para Pessoa Jurídica: Financeiro > Emissão 2ª Via do boleto.
E lembre-se: aceite a primeira via enviada apenas pelo endereço de e-mail portal@unimedcampinas.com.br, caso tenha feito a opção pelo boleto digital.
Caso desconfie das informações, não conclua o pagamento, e entre em contato pelo 0800 013 66 88 ou pelo e-mail faleconosco@unimedcampinas.com.br. Vale lembrar que a assistente virtual Camila está disponível também para esclarecer outras dúvidas.
As fraudes estão ficando cada vez mais comuns e sempre surge uma nova forma de enganar as pessoas. Por isso, na hora de pagar o seu plano de saúde, siga as dicas acima, faça o pagamento com calma e atenção para não ser prejudicado. E se por acaso você for vítima, registre um Boletim de Ocorrência (B.O.).