Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
Saiba como consultar a situação da sua guia de exames e procedimentos
VOLTAR

Saiba como consultar a situação da sua guia de exames e procedimentos

Quando você vai ao médico, geralmente ele emite uma guia em seu nome para a realização de exames ou procedimentos. Embora alguns profissionais ainda imprimam a guia, é possível consultá-la em nossos canais de atendimento. Você pode acessar pelo Aplicativo Unimed Campinas, por meio do WhatsApp 19 99605-5575 ou no chat online com a assistente virtual Camila, bem como no Canal do Cliente e pelo 0800 013 66 88. Por todos esses meios é possível consultar a situação da sua guia, revalidá-la ou ativar uma guia futura. Confira:

Aplicativo Unimed Campinas

Se ainda não baixou,acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por Aplicativo Unimed Campinas, que está disponível na App Store ou Google Play. Basta se cadastrar ou acessar sua conta. Para consultar as guias e autorizações, entre em Meu cuidado e depois em Guias e Autorizações. Nesse espaço, você tem três opções Minhas Guias, Ativação de Guia Futura e Revalidação de Guias.

Minhas guias

Nesta seção, você tem acesso a todas as guias emitidas e consegue visualizar se estão autorizadas ou em análise. Basta clicar em cima da Guia desejada para ela abrir em formato PDF. Aí você poderá salvá-la em seu celular, caso deseje. Importante lembrar que é necessário ter um leitor de PDF para conseguir abrir o documento.

Ativação de Guia Futura

As guias futuras são emitidas pelo médico quando há a necessidade de fazer um exame após um determinado período. Essa opção foi criada a fim de que a guia não perca a validade e para que não seja necessário você voltar ao médico apenas para solicitar o exame. Dessa forma, o médico faz a solicitação e a guia pode ser ativada dentro de um ano. No momento que você precisar fazer o exame, basta entrar no aplicativo, acessar Meu cuidado, depois Guias e Autorizações e Ativação de Guia Futura. É só clicar na guia e no botão Ativar, que estará disponível no menu inferior direito. Após ativação, acompanhe em “Minhas Guias” se ela já está ou não autorizada.

Revalidação de guias

Nesse espaço, você pode estender a validade de uma guia. Para revalidar uma guia vencida, selecione e clique em Revalidar, no menu inferior direito. Caso queira revalidar uma guia que ainda está válida, clique na função Filtro no canto superior direito do aplicativo, desmarque a opção Guias Vencidas e clique em Aplicar. É permitido revalidar uma guia por até duas vezes e com emissão de até 180 dias.

WhatsApp 19 99605-5575

O primeiro passo é salvar o número em seu celular. Depois, mande um "Oi". A assistente virtual Camila pedirá para você se identificar com o CPF ou o número do seu cartão Unimed. Para seguir com a consulta, digite o serviço que deseja. Por exemplo, se for “revalidação de guia”, a Camila vai perguntar se a guia é sua ou não e você deverá passar o número da guia para fazer o processo de revalidação. Em resumo, basta digitar de forma objetiva o serviço que precisa e a assistente virtual dará as orientações.

Chat online com a assistente virtual Camila

Aqui no site, clique na imagem da assistente virtual no canto inferior direito e clique em Iniciar chat. Você deverá se identificar com o nome e número do cartão Unimed ou CPF. Como no WhatsApp, digite o serviço que deseja e a Camila orientará com as informações que precisa para fazer a consulta, revalidar ou ativar uma guia futura.

Canal do Cliente

Também aqui pelo site, você acessa o Canal do Cliente, onde é possível consultar, revalidar e ativar uma guia futura. Para isso, entre com seu login e senha, que são os mesmos do aplicativo, clique em Saúde Online e escolha a opção que deseja: Situação da guia, Ativação de Guia ou Renovação de guias.

Situação da Guia

Para consultar, você pode colocar o número da solicitação/guia/senha ou filtrar o período que deseja para visualizar as guias emitidas. Depois, é só clicar em Consultar.

Ativação de Guia

Para ativar uma guia futura, é necessário digitar o código do protocolo que está na guia ou foi informada pelo médico na consulta e fazer a busca. Depois de aberta a guia, é só clicar em Ativar Guia.

Revalidação de Guias

Nesse espaço aparecerão as guias que podem ser renovadas. Para fazer a revalidação, clique no ícone do campo Ação. Com a guia aberta, clique em Revalidar.

Telefone 0800 013 66 88

A consulta, revalidação ou ativação de guia futura é feita de forma automatizada, sem a necessidade de falar com um atendente. Ao ligar no 0800, escolha a opção “já sou cliente”, identifique-se digitando seu número do cartão Unimed ou seu CPF e data de nascimento. Será gerado automaticamente o número do protocolo. Digite 1 para Consultar a situação de uma guia, 2 para Revalidação de Guia ou 3 para Ativar guia futura.

Depois de escolher uma das opções, digite o número da guia para ouvir a situação, se está autorizada ou não e a validade ou para revalidar ou ativar. Caso tenha qualquer dificuldade, você será transferido para um de nossos atendentes, disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Prazos para análise

Tanto as guias autorizadas quanto as que estão em análise ficam disponíveis em Minhas Guias. Algumas são autorizadas automaticamente, outras ficam pendentes de autorização e vão para avaliação da auditoria médica. Nestes casos, é gerado o Comprovante de Transação Eletrônica (CTE), onde constam todos os dados do exame e o prazo para análise. Entramos em contato por e-mail, SMS ou telefone quando a guia é aprovada, negada ou caso haja a necessidade de relatórios médicos. A situação da guia é atualizada em todos os canais de consulta.

O tempo de análise segue o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os casos em que o exame ou procedimento é negado podem estar relacionados com a cobertura contratual, com o fato do plano não ser regulamentado ou o procedimento estar fora do rol de coberturas definido pela ANS ou, ainda, por haver carências a serem cumpridas.

Confira os prazos para análise de resposta para solicitação de autorização de procedimentos e serviços, segundo a Resolução Normativa nº 395, da ANS:

  • Urgência e emergência: resposta imediata;
  • Exames e procedimentos simples: em até 5 dias úteis;
  • Procedimentos de alta complexidade ou internação eletiva: em até 10 dias úteis.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente pela Central de Relacionamento com o Cliente. Nossa equipe estará à disposição para atender a sua solicitação.

Unimed Campinas. É a sua cara.

Planos Rede

O que você procura?