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As fraudes estão presentes em nosso dia a dia, mas muitas vezes passam despercebidas. Algumas pessoas podem cometê-las sem saber que aquilo é ilegal ou até sabem, mas não atentam aos impactos e às consequências negativas geradas por aquele ato. Para evitar que você seja vítima de práticas fraudulentas, existem duas dicas importantes para ficar atento:
Emprestar ou pegar emprestado o cartão do plano de saúde de um amigo ou familiar é proibido e considerado crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro. Essa prática pode levar ao cancelamento do contrato, no caso dos planos individuais e familiares, ou até mesmo à demissão do funcionário, no caso dos planos empresariais, além das penalidades previstas em lei.
Se, por algum motivo, uma clínica ou profissional de saúde induzir à utilização incorreta do cartão, não permita e denuncie. O valor das mensalidades se baseia na utilização dos planos. Desse modo, valores indevidos pagos pelo uso incorreto acabam causando o aumento dos custos e, consequentemente, dos valores cobrados dos clientes.
Sempre que passar por uma consulta, exame ou procedimento, verifique no seu extrato de utilização se a quantidade e a descrição informada conferem com o que realmente foi realizado. Para um maior controle dos gastos em saúde, um ponto importante é saber, com clareza, quais procedimentos você realizará, as quantidades e até mesmo a periodicidade, para que possa fazer a conferência depois.
Por exemplo, se precisar fazer sessões de fisioterapia ou de psicoterapia, verifique o número total de sessões que foram liberadas, se são semanais ou quinzenais e depois confira no extrato de utilização se estão corretas. Converse com seu médico, esclareça todas as dúvidas em relação aos exames, tratamentos e procedimentos, para evitar que cobranças desnecessárias ou indevidas ocorram.
Acesse o Aplicativo Unimed Campinas e clique em Meu plano > Extrato de utilização. Depois, selecione o período e toque em Visualizar. Um arquivo no formato PDF mostrará todos os exames e procedimentos feitos no mês selecionado, incluindo os valores. Se perceber práticas ou quantidades diferentes das efetivamente realizadas, relate à Ouvidoria pelos seguintes canais:
Uma outra forma de ficar atento aos prestadores de serviços consultados é a Linha do Tempo, também disponível no aplicativo. Para isso, acesse Meu cuidado > Linha do Tempo.
É importante sempre relembrar que, caso presencie alguma conduta antiética, ainda que pareça pequena, não hesite em denunciar em nosso Canal de Transparência:
Confira as demais notícias e materiais de nossa campanha:
SAÚDE NÃO TEM PREÇO, MAS TEM CUSTO.
Campanha Saúde Sustentável. Juntos pela ética na saúde.