Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Canabidiol: para que serve e qual sua relação com doenças crônicas

Cuidado Contínuo

Canabidiol: para que serve e qual sua relação com doenças crônicas

Falar sobre o uso medicinal da Cannabis ainda é considerado um certo tabu. Contudo, fato é que, atualmente, já é possível desfrutar dos muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida dos canabinoides extraídos da planta. E, por isso, precisamos desmistificar algumas questões, procurando saber para que serve canabidiol.

O canabidiol é uma das principais substâncias utilizadas atualmente e prescritas no Brasil, inclusive, com autorização da Anvisa. Mas o que é essa substância? Como ela é extraída? Para quais quadros é indicada?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo! Vamos falar do que se trata, se é seguro e como é usado no tratamento de doenças crônicas. Vamos lá?

O que é canabidiol e como é extraído?

O canabidiol (também conhecido pela sigla CBD) é um dos canabinoides presentes na Cannabis, que está cada vez mais sendo utilizado de forma medicinal. Ele pode ser usado como uma forma de complementar ou proporcionar tratamentos eficientes para diferentes quadros, como doenças crônicas, degenerativas ou para o alívio de dores de modo geral.

Para que o canabidiol seja extraído, é preciso passar por um processo seguro, feito em laboratório. Por conta disso, uma pessoa só pode importar o canabidiol em formato de óleo ou medicação. Também é possível receber um treinamento para sua extração, mas com supervisão dos órgãos competentes.

Hoje uma das principais técnicas de extração do canabidiol é feita por meio da extração a frio. Nesse caso, são colocadas flores da Cannabis sobre uma cera específica para uso medicinal, em cima de uma placa de vidro.

Diariamente essas flores são substituídas e trocadas por novas. A cera faz a retirada dos componentes do canabidiol e, depois, essa substância é filtrada para retirar eventuais impurezas e outros elementos, sendo destilada em baixa temperatura.

O uso é seguro?

A resposta é sim! A própria Anvisa libera o uso de medicamentos que utilizam esse composto como princípio ativo em sua fórmula, desde que devidamente prescrito por médicos habilitados, e a própria compra e liberação de uso são controladas.

A liberação mostra que seu uso é seguro para a saúde, com efeitos colaterais que, muitas vezes, são menores do que os de medicações alopáticas tradicionais. Por exemplo, o tratamento com canabidiol para casos de transtorno de ansiedade proporciona menos efeitos colaterais e não gera a mesma dependência química ocasionada pelos ansiolíticos.

Contudo, não significa que ele será um substituto dos ansiolíticos, mas um aliado. O uso, por exemplo, é importante para os casos em que a pessoa se torna resistente aos medicamentos, estando próxima de alcançar a dosagem máxima indicada das principais medicações. Com o canabidiol, a pessoa pode usar doses menores da medicação alopática e ter mais benefícios em seu tratamento.

O canabidiol pode causar dependência?

Uma das preocupações dos pacientes que são indicados para tratamentos com canabidiol é se ele causa dependência. Atualmente, não há evidências científicas de dependência com o uso do canabidiol.

Essa diferença para o uso da Cannabis de forma recreativa acontece porque o canabidiol é isolado de outras substâncias que causam dependência. Dessa forma, seu uso é mais seguro e pode ser adotado por diferentes públicos (imunossuprimidos, pacientes oncológicos, idosos, pacientes de doenças crônicas e degenerativas, crianças, entre outros).

O canabidiol se liga a um sistema de receptores em nosso organismo chamado sistema endocanabinoide. Isso mesmo, nosso corpo possui receptores que têm afinidade com substâncias da Cannabis, permitindo seu uso medicinal!

Ao se ligar a esses receptores, ele promove atuações nos processos fisiológicos que podem tratar quadros graves de saúde sem causar dependência. Por exemplo, ele pode ser utilizado para proporcionar alívio de dores graves nos cuidados paliativos oncológicos, evitando a necessidade de usar concentrações perigosas de opioides, estes sim potencialmente causadores de dependência.

Para o que serve o canabidiol?

O canabidiol hoje é utilizado para diferentes tipos de tratamentos de doenças crônicas, que podem afetar seriamente a saúde física e mental do paciente. É possível administrá-lo em diversos quadros. Veja alguns:

        alivia dores crônicas causadas por lesões degenerativas graves, doenças crônicas incapacitantes (como a fibromialgia) ou proporcionadas pelo agravamento de doenças (como nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos). Também é indicado para dor neuropática;

        ajuda a proporcionar relaxamento para pacientes que se enquadram dentro do Transtorno de Espectro Autista;

        auxilia a minimizar crises de epilepsia e proporcionar maior qualidade de vida para esses pacientes;

        ajuda em quadros crônicos e graves de distúrbios do sono, como a insônia;

        pode ser um aliado das medicações alopáticas para tratamentos de quadros desaúde mental (ansiedade generalizada, pânico, depressão, Transtorno de Estresse Pós-Traumático etc.);

        pode ser utilizado para trazer maior qualidade de vida e proporcionar a desaceleração de doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica;

        estudos preliminares apontam que o canabidiol poderia ser utilizado na prevenção de quadros de metástase em determinados tipos de tumores malignos (por exemplo, o de mama);

        ainda é possível encontrar benefícios para seu uso no tratamento da endometriose.

Como o canabidiol é usado no tratamento de doenças crônicas?

O canabidiol pode ser administrado, principalmente, por meio de ingestão sublingual do óleo extraído da planta. Esse método ajuda para que ele seja absorvido mais rapidamente e seus efeitos consigam ser sentidos mais agilmente, algo que é importante em situações de dores crônicas ou crises de epilepsia.

Contudo, hoje há o desenvolvimento medicamentoso do CBD em outros formatos, que estão cada vez mais sendo encontrados no mercado internacional e podem ser importados por meio da Anvisa, como:

        cápsulas;

        spray;

        cremes;

        óleos.

O canabidiol pode ser um ótimo aliado para promover saúde e bem-estar, principalmente em quadros nos quais há um forte prejuízo da qualidade de vida. Mas, para isso, também é importante manter os cuidados com a saúde por meio de hábitos saudáveis e consultas com profissionais.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conferir o nosso guia para cuidar da saúde e manter o equilíbrio da sua vida!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 

Planos Rede

O que você procura?