Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Teste do Pezinho: Qual a Importância E O Que Ele Detecta

Viver com Saúde

Teste do Pezinho: Qual a Importância E O Que Ele Detecta

Você provavelmente já ouviu falar no teste do pezinho, não é? Esse exame simples, realizado nos primeiros dias de vida do bebê, é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável da criança, diagnosticando precocemente algumas doenças importantes e que demoram a apresentar sintomas.

Apesar de ser obrigatório no Brasil, muitas famílias ainda tem dúvidas sobre sua real importância, como ele é feito e quais doenças ele identifica.  Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

O QUE É O TESTE DO PEZINHO?

O teste do pezinho é um exame realizado entre o 3° e 5° dia de vida do bebê, visando diagnosticar doenças genéticas, metabólicas, infecciosas e imunológicas que não apresentam sintomas ao nascer.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO

O exame de triagem neonatal é importante por múltiplos fatores, como:

     detecção precoce de doenças que não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida;

     prevenção de complicações graves, sequelas e morte;

     intervenção rápida, permitindo diagnóstico e tratamento precoce;

     crianças diagnosticadas e tratadas precocemente têm melhor prognóstico e qualidade de vida.

Portanto, trata-se de um exame fundamental e que tem seu reconhecimento garantido pela legislação que assegura à criança o direito de realizar o teste ao nascer.

COMO É FEITO O TESTE DO PEZINHO

O teste do pezinho é realizado a partir da coleta de gotas de sangue no calcanhar do bebê, o que gerou o nome popular do exame.

Trata-se de uma intervenção pouco dolorosa e extremamente importante para a saúde do recém-nascido por ser um exame preventivo capaz de detectar uma ampla gama de doenças. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado precocemente e é possível evitar sequelas.

QUAIS DOENÇAS O TESTE DO PEZINHO DETECTA?

O teste é um dos principais cuidados com o recém-nascido por ser capaz de detectar múltiplas doenças, de acordo com a técnica utilizada para avaliação da amostra.

Atualmente no Brasil é possível fazer o exame no SUS, na versão básica, ou optar pela realização na rede particular que avalia a amostra de sangue para um espectro maior de doenças. A seguir, confira mais detalhes sobre cada um dos exames, visando esclarecer suas dúvidas.

DOENÇAS INCLUÍDAS NO TESTE BÁSICO, OBRIGATÓRIO, REALIZADO NO SUS 

O teste básico que é feito em toda criança nascida no SUS rastreia as seguintes doenças:

     Fenilcetonúria (PKU);

     Hipotireoidismo Congênito;

     Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias;

     Fibrose Cística (Mucoviscidose);

     Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC).

São doenças que podem causar danos significativos se não são identificadas precocemente e tratadas. Contudo, com o tratamento adequado sendo iniciado precocemente é viável promover qualidade de vida e desenvolvimento saudável da criança.

DOENÇAS EM AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA NO TESTE DO SUS, EM IMPLEMENTAÇÃO GRADUAL CONFORME A LEI 14.154/2021 

Justamente por causa da relevância do exame realizado nos primeiros dias de vida, a Lei 14.154/2021 tem ampliado gradualmente as verificações realizadas no SUS. Essa ampliação é gradual para que o SUS tenha tempo de se adaptar, iniciando o rastreio de doenças como:

     Toxoplasmose congênita;

     Galactosemia;

     Leucinose (Doença do xarope de bordo);

     Homocistinúria;

     Sífilis congênita;

     Citomegalovirose congênita;

     Rubéola congênita;

     Deficiências relacionadas ao ciclo da ureia;

     Deficiências na beta oxidação dos ácidos graxos;

     Outros erros inatos do metabolismo, como: acidemias orgânicas e aminoacidopatias específicas.

É importante perceber que são doenças que podem trazer alterações significativas para o desenvolvimento infantil. Por isso, a ampliação do teste é extremamente relevante.

VERSÕES AMPLIADAS DO TESTE DO PEZINHO NA REDE PRIVADA 

Além da versão oferecida pelo SUS, a rede privada oferece o teste do pezinho em versão ampliada, podendo rastrear mais de 50 doenças que seriam assintomáticas nos primeiros meses de vida e podem comprometer o desenvolvimento infantil.

COMO PROCEDER EM CASO DE ALTERAÇÃO NOS RESULTADOS DO TESTE DO PEZINHO?

Caso o exame revele resultados alterados, o pediatra responsável pelo bebê deverá ser notificado para que possa solicitar exames complementares.

A partir de então serão realizados exames confirmatórios para identificar a existência de uma alteração, visando iniciar o tratamento caso exista confirmação do diagnóstico.

O objetivo é justamente que o início imediato do tratamento possa ser iniciado o quanto antes, visando que o diagnóstico precoce seja um grande aliado. Afinal, é possível evitar agravamento de doenças pré-existentes.

Com a intervenção eficaz e rápida, é possível garantir que a criança se desenvolva de forma saudável, tendo suporte médico conforme a necessidade apresentada.

Gostou de saber tudo sobre o teste do pezinho para a saúde e qualidade de vida da criança? Existem outros exames realizados no recém-nascido que tem o objetivo de detecção precoce de condições de saúde. Portanto, aproveite para descobrir quais são os principais exames para recém-nascidos e continue se informando.

Planos Rede

O que você procura?