Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Como escolher o melhor plano de saúde familiar

Plano de Saúde

Como escolher o melhor plano de saúde familiar

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro vive, em média, 77 anos. Apesar de ser um número expressivo, sem qualidade de vida e o devido cuidado com a saúde, chegar a uma idade avançada dessa forma não é algo que alguém queira.

Ciente disso, o investimento em bem-estar é cada vez maior. Ao lado de educação e uma casa própria, contar com um plano de saúde familiar é uma prioridade para milhares de pessoas que moram no Brasil.

Poder usufruir de um bom serviço de assistência é a garantia de que o titular e seus dependentes  encontrarão um atendimento seguro, rápido e de qualidade — especialmente em meio a uma emergência.

Afinal, o que levar em conta ao contratar um plano de saúde para a família? Descubra aqui!

Por que é importante ter um plano de saúde?

Entender a importância desse benefício se torna mais fácil ao analisar as vantagens que ele pode proporcionar para quem o contrata para si e seus familiares. Veja algumas delas, a seguir.

Atendimento rápido

Imagine que seu filho acordou de madrugada com fortes dores estomacais e vomitando, apresentando um quadro de desidratação.

Em um pronto-atendimento público, ele se une a uma fila de dezenas de pessoas — e você sequer sabe quando ele será atendido ou medicado. Essa situação pode ser evitada sendo usuário de um plano de saúde.

Além de a espera ser menor, é possível — em muitos casos — realizar um eventual exame no próprio local, ser medicado e retornar para o consultório a fim de saber o diagnóstico. Portanto, tem-se um atendimento completo, mais ágil e de qualidade.

Acesso a várias especialidades médicas

Contratar um plano de saúde permite que o seu cuidado seja pleno, com acesso a várias especialidades, como cardiologia, dermatologia, ortopedia entre outras, conforme Rol da ANS.

Sem mencionar a disponibilidade de agenda, garantindo que você adapte o atendimento à sua rotina, dando a devida prioridade ao seu bem-estar.

Infraestrutura moderna

O custo de um plano de saúde também interfere nas instalações que vão receber você e sua família em uma necessidade. Boas operadoras investem em uma infraestrutura moderna, com tecnologia de ponta, para proporcionar conforto e comodidade para os seus beneficiários.

Como funciona um plano de saúde familiar?

A única diferença de um plano de saúde familiar para um plano de saúde individual é a quantidade de pessoas no contrato. A condição para ser contratado dessa forma é que todos os dependentes façam parte da mesma família — sendo a partir de duas pessoas — e o titular deve ser pessoa física.

Em relação aos dependentes, cada operadora estabelece suas próprias regras. Na Unimed Campinas, por exemplo, é possível incluir cônjuge (ou companheiro), filhos solteiros com idade inferior a 29 anos, pai, mãe e sogros. Vale destacar que a comprovação do vínculo familiar é necessária para a inclusão.

Já em comparação ao plano de saúde empresarial, a principal diferença é relacionada ao percentual de reajuste — nesse caso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) limita o valor. Já para pessoa jurídica, isso é negociado entre a operadora e a empresa.

O que considerar em relação ao plano de saúde?

Se você já possui algumas opções em mente, é interessante avaliar certos pontos antes de prosseguir com a contratação. Entenda o que é decisivo verificar antes de escolher o plano de saúde familiar.

Cobertura

A cobertura abrange os serviços e as categorias que ficarão à disposição do titular e de seus dependentes. Essa disposição implica na realização de consultas, exames, internações etc. Por isso, é essencial confirmar, junto a atendente de vendas, o que cada modalidade inclui.

Além disso, cheque também a abrangência dessa cobertura. A família viaja com frequência? Então, priorize um plano que tenha alcance nacional.

Carência

Em geral, existe um período de carência que deve ser obedecido para o uso de diversos serviços. Caso pretenda contratar o plano com a intenção de usar algo em específico, é melhor checar antes e assegurar que vai estar disponível de imediato — e, se não estiver, quanto tempo vai precisar esperar.

Rede credenciada

Uma das principais vantagens de ter um plano de saúde é a sua rede credenciada — ou seja, a variedade de especialidades médicas, profissionais, clínicas, laboratórios e consultórios à disposição, de acordo com o plano escolhido. Assim, o beneficiário e seus dependentes têm mais liberdade para escolher um médico que lhes deixe mais confiantes e seguros em relação ao acompanhamento.

Como escolher um plano de saúde familiar?

Cuidar de si e da família é o melhor investimento que se pode fazer. Desse modo, vale a pena pesquisar a fim de contratar o melhor serviço e fazer uma escolha consciente. Confira como escolher um plano de saúde familiar!

Avaliação da ANS

Como é função da ANS regulamentar o trabalho das operadoras, ela também é responsável por avaliá-las e dar uma nota — essa qualificação fica disponível online para consulta do consumidor. O indicador se chama Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e varia de zero (ruim) a um (muito bom).

Reputação da operadora

Não apenas o plano de saúde, mas qualquer produto ou serviço adquirido deve ter sua procedência pesquisada antes do investimento. Essa é uma maneira de tornar o mercado mais equilibrado e competitivo.

É importante que as empresas respondam a esse movimento, investindo em melhorias internas que satisfaçam os seus clientes. Portanto, pesquise sobre a operadora, veja as suas redes sociais e informe-se com quem já é usuário.

Prestação de serviço

Os pontos que foram destacados no tópico anterior — em relação às considerações a se fazer antes da contratação — devem ser reforçadas aqui. A escolha do plano de saúde precisa levar em conta as preferências e necessidades dos contratantes, como a cobertura, sua abrangência, rede credenciada, carência de uso das categorias etc.

A Unimed Campinas oferece três opções de plano de saúde familiar: Participativo, Personal e Hospitalar. A ampla rede de profissionais, serviços e instalações faz da Unimed a melhor operadora para você e a sua família!

Quer saber mais? Conheça nossos planos e faça uma simulação online!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?