Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Contratar um plano de saúde para gestante: vale a pena?

Plano de Saúde

Contratar um plano de saúde para gestante: vale a pena?

É difícil pensar em um momento mais especial que a gravidez! Este é o símbolo máximo de esperança, renovação e felicidade. Mas é inegável que também estamos falando de uma etapa muito desafiadora e até mesmo um pouco assustadora, exigindo diversos cuidados específicos para a mãe e o bebê.

Sendo assim, você já pensou em contratar um plano de saúde para gestante? Essa é uma estratégia bem interessante e que pode poupar não só muita dor de cabeça, como também representar uma boa economia de tempo e dinheiro para as futuras mamães.

Continue a leitura para saber mais sobre este assunto e tire as suas dúvidas sobre as vantagens de escolher um convênio médico para grávidas! 

Por que é tão importante contar com plano de saúde na gestação? 

Para tirar as suas dúvidas, separamos algumas das razões pelas quais investir em um plano de saúde durante a gravidez é muito importante. Confira!

Exames necessários durante a gestação 

O pré-natal envolve uma série de consultas médicas regulares para monitorar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe. Isso inclui exames de ultrassom, testes laboratoriais e verificações de pressão arterial. Um plano de saúde cobrirá esses serviços, permitindo um acompanhamento adequado.

Consultas médicas regulares 

Outra vantagem está na realização de consultas médicas regulares sem a necessidade de longa espera para o agendamento, gastos elevados ou, ainda, espera nas filas. A gestante merece todo cuidado e agilidade possíveis nesse momento tão especial!

Acompanhamento multidisciplinar 

O acompanhamento multidisciplinar também é uma vantagem dos planos de saúde para gestantes. Afinal, várias especialidades médicas podem ser acessadas com facilidade, permitindo um cuidado bem mais abrangente da mãe e do bebê durante esse período.

Detecção precoce de complicações

O pré-natal também ajuda a identificar precocemente possíveis complicações da gravidez, como pressão alta, diabetes gestacional ou problemas com o desenvolvimento fetal. O diagnóstico precoce pode levar a tratamentos mais eficazes e à prevenção de complicações graves.

Apoio em caso de emergência

Em caso de emergências médicas durante a gravidez, um plano de saúde proporciona acesso a cuidados médicos imediatos, garantindo uma resposta rápida a situações críticas. Isso é essencial para a segurança de todos os envolvidos, seja a mamãe ou o bebê.

Cobertura para momentos importantes

Um plano de saúde cobrirá as despesas relacionadas a internações hospitalares, parto e cesariana (com carência de 300 dias), reduzindo o impacto financeiro desses eventos significativos. Afinal, não é nada barato arcar com o pagamento dos profissionais, o “diária da internação” do quarto e os procedimentos, mesmo em caso de partos normais.

Acesso a cuidados de saúde mental

A gestação pode trazer desafios emocionais e psicológicos. Algumas gestantes podem precisar de apoio em termos de saúde mental. Há planos de saúde que oferecem cobertura para serviços de psicologia e terapia.

Tranquilidade

A gravidez é, por si só, um período de muita mudança e ansiedade. Ter um plano de saúde proporciona paz de espírito, sabendo que você tem acesso a cuidados médicos de qualidade para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Há algum custo ou carência específica para grávidas?

Nem sempre os custos dos planos de saúde para gestantes é diferente. É preciso verificar todos os detalhes com a operadora de saúde em questão.

No entanto, a carência é um detalhe que não pode ser deixado de lado. Caso você não saiba o que é esse termo, entenda que ele corresponde a um período em que você não pode usar determinados serviços do plano de saúde.

No caso das gestantes, o serviço de maior relevância é o parto. Para a maioria dos convênios, a carência é de 300 dias. Ou seja: o ideal é contratar o plano antes de engravidar para dar à luz com a cobertura contratada.

No entanto, caso você já esteja grávida, o plano de saúde continua sendo uma ótima estratégia para o planejamento do seu parto. Isso porque você poderá contar com a cobertura das consultas e exames de pré-natal.

O bebê tem cobertura por meio do plano de saúde da mãe? 

Depende. Em alguns casos, pode ocorrer o que é chamado de inclusão automática. Assim, quando o bebê nasce, ele é automaticamente coberto pelo plano de saúde da mãe nos primeiros dias ou meses de vida. 

No entanto, é importante verificar com a operadora ou o provedor de plano de saúde para entender os detalhes específicos desse processo, como prazos e quais procedimentos são cobertos.

Eventualmente, a mãe precisará fazer a inclusão do filho em seu plano, entrando em contato com a seguradora e fazendo os trâmites necessários. Por isso, aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes de o neném vir ao mundo, tudo bem?

O que considerar ao escolher o plano de saúde mais adequado? 

Antes de finalizarmos, precisamos passar algumas orientações extras para a escolha adequada do plano perfeito para você e seu bebê. Confira algumas delas:

        veja se o plano oferece a cobertura necessária para os serviços médicos que você e seu bebê precisam, incluindo consultas médicas, exames e outros;

        observe se há uma rede abrangente de médicos, hospitais, clínicas e laboratórios próximos a você;

        entenda os períodos de carência para diferentes serviços, tanto os que dizem respeito a você quanto aos que são direcionados ao neném;

        avalie as mensalidades do plano e quaisquer custos adicionais;

        verifique se o plano oferece cobertura para atendimento emergencial para você e o bebê;

         observe qual é a cobertura e a carência envolvendo os exames de pré-natal;

        analise a reputação da seguradora;

        busque a opinião de pessoas que já fizeram uso daquele plano.

E não se esqueça: avalie também o atendimento do plano! Tire suas dúvidas e veja se você sente que foi bem atendida ao longo de todo esse processo. Afinal, essa equipe acompanhará você em um dos momentos mais delicados e felizes da sua vida. Por isso, todo cuidado é pouco.

A boa notícia é que você nem precisa pesquisar muito, já que a Unimed Campinas é um plano com cobertura completa para as necessidades da mãe e do bebê. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Como podemos ver, investir em um plano de saúde para gestantes é uma ótima opção para garantir a segurança da mãe e do bebê. Além disso, é uma boa oportunidade de economizar em um momento nos quais os gastos parecem não ter mais fim.

Então, que tal fazer a sua cotação agora mesmo na Unimed Campinas? Temos o plano que você precisa com a cobertura que você merece. Confira as nossas soluções!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?