Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Alimentação no verão: saiba quais são os alimentos mais indicados!

Viver com Saúde

Alimentação no verão: saiba quais são os alimentos mais indicados!

O verão é aguardado por muita gente. Não sem motivo: essa estação do ano compreende um período de férias e festas e os dias de calor são um convite para atividades ao ar livre, encontros e viagens. Para aproveitar ao máximo o que essa época do ano tem a oferecer, um dos segredos é priorizar uma boa alimentação no verão, afinal, os dias mais quentes têm impacto na nossa saúde e disposição.

Se você quer ficar numa boa mesmo naqueles dias de altas temperaturas, é melhor entender um pouco mais sobre o assunto e descobrir algumas estratégias para ter uma alimentação mais leve. Continue a leitura deste post e fique por dentro do tema!

Por que se atentar ao que se come no verão?

Em função do calor, o verão oferece alguns riscos relacionados à alimentação. Saiba mais a seguir.

Intoxicação alimentar

Primeiramente, é importante entender que o verão mexe com a condição dos ambientes em qualquer lugar. Isso significa que aqueles alimentos que são mais sensíveis ao calor estão sempre correndo o risco de estragar antes do tempo se não forem conservados de maneira adequada, podendo causar intoxicação alimentar em quem come.

Por isso, nesses dias de calorzão, nada de deixar panelas e vasilhas fora da geladeira muito tempo, ok?

Outro cuidado importante diz respeito à alimentação fora de casa, que acentua o risco de consumir algum prato contaminado por bactérias. Todo cuidado é pouco, e escolher estabelecimentos confiáveis é crucial para evitar essa situação.

Desidratação

Além da alimentação, existem outras variáveis que acabam deixando o organismo mais vulnerável. Uma delas é a desidratação, que é um perigo constante quando as temperaturas estão mais altas, visto que suamos mais durante toda a estação do verão.

É fundamental recorrer a todos os recursos para manter a hidratação, o que inclui:

         beber água em uma quantidade adequada às necessidades do seu organismo;

        ingerir sucos e chás gelados;

         preferir alimentos com um bom teor de água, como frutas e legumes, como as que você verá adiante.

Indisposição

Durante o verão, ocorrem diversas mudanças fisiológicas que demandam ajustes na alimentação. Uma delas é a redução do metabolismo basal — que, comparado ao inverno, exige menos calorias para manter o organismo funcionando. Em consequência disso, o a ingestão de alimentos ricos em calorias também deve ser menor.

Além disso, o calor funciona como um efeito inibidor da fome, o que pode fazer com que as pessoas mantenham um jejum prolongado — e isso não é bom. Sabe aquela sensação de que "está tão quente que não dá nem vontade de comer"? A recomendação é optar pela ingestão de alimentos fáceis de serem digeridos, como frutas, verduras e legumes.

Em breve você encontrará algumas sugestões de receitas frescas.

Queda da imunidade

As mudanças bruscas de temperatura no decorrer de um dia de verão podem acabar deixando o seu organismo mais vulnerável ao ataque de vírus e bactérias. Se você costuma entrar e sair diversas vezes de ambientes refrigerados por ar-condicionado, sabe bem do que estamos falando.

Alergias, dengue, doenças de pele e outros males também ajudam a fragilizar ainda mais o organismo. O mesmo vale para o baixo consumo de vitaminas C e D, assim como um sono irregular e, por vezes, insuficiente por conta do calor excessivo.

Como a boa alimentação auxilia na saúde nos dias mais quentes?

Uma alimentação variada é a chave para não sobrecarregar seu organismo, fornecer todos os nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente e dar condições para o corpo reagir às condições do ambiente. Muitas vezes, a melhor alternativa é criar uma estratégia alimentar exclusiva para essas épocas mais quentes.

Quais são os alimentos mais recomendados para essa época do ano?

Chegou a hora de conferir algumas dicas de alimentação saudável no verão. Vamos lá?

Água de coco

A água de coco é uma das melhores alternativas para manter a hidratação nos dias mais quentes de uma forma bastante atrativa, inclusive para as crianças. Além da função hidratante, o coco é rico em vitaminas e sais minerais, então, repõe esses componentes que são perdidos facilmente no suor, ao mesmo tempo que mata a sede.

Vegetais: alface, cenoura e pepino

Os vegetais podem ser consumidos à vontade durante o verão. Além de serem facilmente digeridos pelo organismo, eles são ricos em nutrientes e são hidratantes. 

Uma ótima alternativa é consumi-los com vinagre, limão ou azeites naturais, igualmente saudáveis para o corpo.

Frutas: melancia, laranja e banana

As frutas são fundamentais para uma alimentação adequada no verão. Isso acontece porque elas são ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais, que precisam ser repostos no organismo à medida que são eliminados pelo suor. Além disso, elas carregam vitaminas que vão ajudar no combate a quedas de imunidade citadas anteriormente.

Carnes magras

Entre as dicas de alimentação para o verão, está o consumo de carnes magras. Elas são digeridas mais rapidamente pelo organismo, evitando desconfortos no sistema gástrico. As melhores opções são as carnes brancas de aves e peixes, além de cortes magros de carne vermelha. Quanto ao modo de preparo, prefira as opções que não levam óleo.


Quais receitas fazer no verão?

Existem algumas combinações que são a cara do verão: além de ajudar a afastar o calor, ainda são ricas em nutrientes. Quer algumas sugestões? Veja só!

Picolé de frutas

Os picolés de fruta são uma ótima pedida para essa estação. Confira, a seguir, uma receita fácil e deliciosa!

Ingredientes:

        5 bananas congeladas;

        4 morangos grandes;

        40 ml de água filtrada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou em um processador de frutas. Depois, coloque em forminhas de picolé e leve ao freezer até congelar.

Nessa receita o ideal é não usar açúcar. Você pode substituir as frutas por outras de sua preferência. Banana, manga e abacate são boas bases se você quiser um picolé mais cremoso.

Salada colorida

As saladas coloridas são ótimas para abrir o apetite de uma forma leve e nutritiva. Veja uma sugestão!

Ingredientes:

        4 folhas de alface picadas;

        1 pepino em palitos;

        1 cenoura ralada;

        1 beterraba ralada;

        meia xícara de chá de tomates-cereja cortados;

        ovos de codorna cozidos;

        1 colher de sopa de suco de limão;

        3 colheres de sopa de suco de laranja;

        4 colheres de sopa de azeite;

        sal a gosto.

Modo de preparo:

Primeiro, coloque em uma tigela todos os ingredientes da salada (alface, pepino, cenoura, beterraba, tomates e ovos) e misture. Depois, em outro recipiente, misture os ingredientes do molho (limão, laranja, azeite e sal). Despeje o molho de modo uniforme pela salada e sirva.

Salpicão de frango

O salpicão de frango é bastante leve e inclui uma fonte de proteína fácil de ser digerida pelo organismo. Aqui vai uma receitinha fácil:

Ingredientes:

        2 xícaras de chá de frango cozido desfiado;

        2 batatas cozidas e picadas;

        1 xícara de chá de milho e ervilha;

        2 cenouras raladas;

        1 maçã, sem sementes, picada;

        meia xícara de chá de uvas-passas;

        3 colheres de sopa de azeite;

        1 caixinha de creme de leite;

        1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes e colocar na geladeira. Depois, é só servir gelado.

Como você viu, é importantíssimo ficar de olho na sua alimentação no verão. Evite as frituras, o excesso de açúcar, aqueles molhos mais pesados, gorduras, no geral, e massas. Quanto mais frescos forem seus ingredientes, melhor! Além disso, não se esqueça de manter a hidratação e de proteger o corpo — usando filtro solar e roupas leves, para evitar queimaduras e o calor excessivo.

Se você quer ficar por dentro de outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba outros materiais informativos diretamente na sua caixa de e-mails!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.



Planos Rede

O que você procura?