Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Beba água! 6 dicas que vão ajudar a aumentar o consumo diário

Viver com Saúde

Beba água! 6 dicas que vão ajudar a aumentar o consumo diário

Com a correria do dia a dia, você sente que tem se hidratado pouco e lembrando a si mesmo "beba água"? Pois saiba que não é a única pessoa que se preocupa com isso. Afinal, como resultado da baixa ingestão de água, podem ocorrer o desenvolvimento de problemas como desidratação, pele ressecada, boca seca, urina mais escura, pedra nos rins e por aí vai.

Com isso em mente, trouxemos um conteúdo que mostra de forma simples os motivos de você incluir a ingestão de água entre seus hábitos e quais são os benefícios que você pode alcançar com isso. Acompanhe!

Qual é a importância e os benefícios de beber água?

Você sabia que 70% do nosso corpo é composto por água? Ela está presente nos tecidos, órgãos e sistemas que integram nosso organismo e contribui diretamente para o bom funcionamento de cada uma dessas partes ao longo de toda a vida.

Abaixo, como motivação para que você beba água, contamos um pouco mais sobre como ela faz diferença para o corpo humano e, consequentemente, para a saúde e qualidade de vida!

Regula o intestino

Você já deve ter ouvido a recomendação de que para que o intestino funcione corretamente é preciso ingerir bastante fibra, certo? Mas você sabia que essa estratégia só funciona se for combinada com a ingestão de água?

É que a água desempenha um papel fundamental na formação das fezes, contribuindo para que elas tenham mais volume e não fiquem endurecidas. Isso facilita a evacuação e reduz as chances de problemas como a constipação.

Facilita a digestão

A água facilita a digestão, já que ela é necessária em todo esse processo para a produção de saliva, do bolo alimentar, do suco gástrico etc. Quando o nível de hidratação está abaixo do que o seu corpo precisa, a digestão se torna mais lenta e acaba prejudicando o seu bem-estar.

Importante pontuar que o consumo de água deve ocorrer até 30 minutos antes da sua refeição, ok? Desse modo, ele não afeta o ritmo de digestão e assegura uma melhor absorção dos nutrientes.

Previne o surgimento de pedras nos rins

Consumir regularmente água ajuda a remover toxinas e impurezas do corpo, especialmente aquelas que se acumulam nos rins e podem se tornar cálculos renais (conhecidos popularmente como pedras nos rins).

Reduz a retenção de líquido

A água também é uma grande aliada para combater a retenção de líquido que acontece quando o volume de sódio no organismo se torna muito alto. Isso porque ela impede a concentração dele e, consequentemente, alivia a sensação de inchaço e o desconforto físico.

Por cumprir com essa função, a água é uma importante aliada para quem precisa controlar a pressão arterial e também para quem deseja emagrecer.

Como beber mais água no dia a dia?

Reforçado o por que é tão importante beber água, vamos às dicas de como aumentar o seu consumo no dia a dia? Separamos ideias descomplicadas e fáceis de se tornarem novos hábitos. Veja!

1. Conte com aplicativos para controlar o consumo

Há diversos aplicativos que você pode baixar no seu celular e programar alarmes nos diferentes períodos do dia para não se esquecer de beber água. Por exemplo, o:

        Hydrillo;

        Lembrete de Água;

        Aqualert.

Para quem gosta de joguinhos, o Plant Nanny é uma excelente alternativa. Conforme os dados do jogador (peso, altura, frequência de atividade física etc), o app calcula a quantidade adequada de ingestão diária de água. Cada vez que você toma água, as plantinhas vão crescendo (quando deixa de tomar, elas morrem). Conforma você faz da ingestão de água um hábito, cultiva um lindo jardim no game.

2. Não espere sentir sede

Embora a sede seja um ótimo indicativo de que o seu corpo precisa de água, não dependa apenas dela para se hidratar. Ao contrário, estabeleça uma meta diária de consumir água ao longo do dia, principalmente em datas mais quentes e com pouca umidade.

3. Pense em alternativas à água

Se para você não há dificuldade em beber água, maravilha! Porém, se você sente que seria mais fácil e estimulante se hidratar de formas diferentes, então pense em alternativas à água. É possível intercalar ela com sucos naturais, vitaminas, água de coco, chás ou ainda incrementá-las com frutas, investindo em águas saborizadas.

Como aumentar o consumo de água no trabalho?

Além das dicas gerais para que você beba água na rotina, também é interessante adotar algumas estratégias para aumentar o seu consumo de água no trabalho. Afinal, é nesse lugar que você passa boa parte do seu dia.

Isso sem falar que muitas vezes você está em movimento constante, fazendo atividades manuais ou até mesmo realizando esforço físico — o que só aumenta a importância de estar com a hidratação em ordem. Portanto, fique atento às sugestões!

4. Tenha uma garrafinha em mãos

Leve uma garrafa com você para o seu trabalho — isto é, a famosa squeeze. Essa é uma forma simples de ter água sempre por perto e ainda poder controlar quantos ml você bebe por dia.

5. Leve uma porção de frutas

Outra estratégia é levar porções de frutas ricas em água como alternativa de lanche para as suas pausas no trabalho. É o caso da melancia, da laranja, do melão etc. Assim, além de se alimentar de forma saudável, você também contribui para a hidratação ao longo do dia.

6. Defina intervalos fixos para tomar água

Assim como os lembretes para tomar água na sua vida pessoal, você pode adotar intervalos fixos para tomar água enquanto está trabalhando. Por exemplo, a cada duas horas.

Lembrando que o indicado não é tomar apenas alguns goles de água, mas uma quantidade que o mantenha saciado até o próximo intervalo. Por exemplo, 250 ou 350 ml.

Essa, inclusive, pode ser uma oportunidade não só para assegurar o consumo de água, mas também para dar uma alongada, o que é bastante benéfico para quem passa muito tempo em uma mesma posição.

7. Envolva seus colegas de trabalho

Uma sétima dica é convidar os seus colegas de trabalho a um desafio: ver quem, ao longo da semana, consegue se hidratar adequadamente. Para isso, vocês podem montar um quadro de meta de consumo de água para cada um que vai sendo atualizado durante o dia.

Assim, todos são levados a terem essa mudança positiva na vida e podem estimular e lembrar ao outro quando alguém vai ficando para trás. Que tal?

Qual é a quantidade de água ideal?

Depois de falarmos sobre a importância de se hidratar, você deve estar se perguntando qual é a quantidade ideal de água para beber por dia, não é mesmo?

Apesar de sempre ouvirmos a recomendação de ingestão de 2 litros diários de água, a verdade é que a quantidade varia de pessoa para pessoa. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, fatores como peso e idade interferem neste cálculo.

De modo geral, existe uma regra matemática bem prática que ajuda nessa questão. É a seguinte: você deve ingerir 35ml de água para cada quilo que tem. Ou seja, se você tem 85 kg, deve multiplicar o seu peso por 0,035 para saber a sua faixa de consumo diário. Nesse caso, por exemplo, recomendado é beber 2,97 litros.

Vale lembrar que ao se exercitar com muita intensidade ou passar longos tempos sob exposição solar, que são situações em que você transpira bastante, o ideal é reforçar a ingestão de água.

Também é importante destacar que o consumo de outros líquidos — como sucos e chás — e também de frutas ricas em água entram nessa conta!

Um 'termômetro' importante para avaliar se você está bebendo a quantidade de água suficiente para o seu organismo é observar a cor da urina: se estiver amarelo-escura, é preciso caprichar mais!

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre como esse cálculo funciona!

Como mostrado, lembrar do aviso de "beba água!" diariamente é, de fato, algo necessário e que contribui para o seu bem-estar físico e mental. Por isso, adote nossas dicas e siga o macete de quantidade de água a ser consumida conforme o seu peso. A sua saúde só tem a agradecer por essa atitude!

E se você quer saber mais sobre como se manter saudável e com qualidade de vida, já sabe: assine a nossa newsletter e acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?