Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

5 dicas que vão te ajudar nos cuidados com a pele

Viver com Saúde

5 dicas que vão te ajudar nos cuidados com a pele

Muita gente acredita que colocar os cuidados com a pele na rotina é apenas uma questão de estética, mas isso não é verdade. Esses cuidados também contribuem muito para manter a saúde e ajudam até mesmo a evitar o câncer.

Fazer a limpeza da pele corretamente, beber bastante água e se proteger da radiação solar são algumas das medidas que precisamos adotar. Isso vale para pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Afinal, como dito, é também uma questão de saúde.

E diferentemente do que muita gente pensa, cuidar bem da pele não é difícil, basta fazer com que isso se torne um hábito. Para facilitar essa tarefa, continue lendo e confira as 5 dicas que separamos para garantir que você tenha uma pele não só bonita, mas muito mais saudável.

Por que é importante cuidar da pele?

Você sabia que a pele também é um órgão? Na verdade, ela é o maior de todos, por isso precisamos adotar alguns cuidados especiais para garantir que a sua saúde esteja sempre em equilíbrio. De quebra, isso também garante uma melhor aparência, valorizando a estética.

Não podemos esquecer que a pele está suscetível a desenvolver diversos problemas, como alergias, inflamações e infecções. Além disso, entre os cuidados com a pele está a proteção contra a radiação solar, uma medida fundamental para evitar o câncer.

Aliás, vale destacar que o câncer de pele não melanoma, o tipo mais comum no Brasil, corresponde a cerca de 30% dos casos de tumor maligno registrados no país. Estamos falando de 185 mil novos casos da doença todos os anos. Esses números mostram como é fundamental ter um pouco mais de dedicação com esse órgão tão importante e delicado.

Adotar cuidados com a pele ajuda a manter a camada de proteção natural que ela tem. Essa camada é o que mantém a imunidade contra a ocorrência de doenças e evita o envelhecimento precoce das células.

Quais são os principais cuidados com a pele?

Os cuidados com a pele envolvem ações que impactam de forma direta esse órgão e outros que mantêm o organismo em equilíbrio para que a pele seja beneficiada. Veja a seguir o que você precisa fazer para que ela esteja saudável, bonita e protegida.

1. Limpeza adequada

Precisamos garantir que a pele esteja sempre limpa, livre de impurezas, do excesso de oleosidade, bactérias e outros micro-organismos. Para isso, o ideal é usar um sabonete específico para o rosto que respeite o pH da pele para fazer uma limpeza suave.

Na hora de lavar o rosto ou tomar banho, evite a água muito quente para não causar ressecamento, nem queimadura. Não se esqueça de que limpeza em excesso também faz mal porque removemos a camada de proteção da cútis.

A água não traz tantos malefícios para a pele, mas o sabonete pode comprometer o manto lipídico. Por isso, o recomendado é tomar apenas um banho por dia, exceto em casos extremos, como para esportistas ou profissionais que fazem muito esforço físico. Ainda assim, é importante ter cuidado com a duração do banho, a temperatura da água e o sabonete utilizado.

2. Hidratação

O que garante a maciez e a suavidade da pele é a umidade natural que ela tem; mas essa característica pode se perder quando não hidratamos de forma constante, utilizando um bom creme, loção ou gel hidratante.

Produtos como esses formam uma camada de proteção que evita que a pele perca a sua umidade, fazendo com que ela retenha a água e se mantenha suave. Isso não só deixa a cútis mais bonita como também é indispensável para a imunidade dela.

3. Ingestão de água

Quando acrescentamos cremes e loções hidratantes nos cuidados com a pele, garantimos que ela tenha uma hidratação de fora para dentro, mas só isso não é suficiente. Para que a cútis tenha umidade, é preciso que o organismo esteja hidratado; assim, é indispensável beber bastante água ao longo do dia.

Porém, aquela recomendação de dois litros por dia não é válida para todos. A quantidade depende da necessidade do organismo com base em vários fatores, como a realização de atividades físicas, o clima e a alimentação.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Para saber se você está bebendo a quantidade ideal de água ou se precisa caprichar mais, é preciso observar sintomas de desidratação e a coloração da urina. A cor adequada é amarelo claro. Se ela estiver escura demais significa que você precisa se hidratar melhor.

4. Uso do filtro solar

A radiação solar é uma grande vilã para a pele do ser humano. Ela provoca ressecamento, acelera o processo de envelhecimento, causa queimaduras e favorece a ocorrência do câncer de pele; então, não deixe de usar protetor solar diariamente.

Esse produto é indispensável todos os dias e deve ser utilizado também quando está nublado ou naqueles dias que você vai passar o tempo todo dentro de casa, na frente do computador. Muita gente não sabe, mas a iluminação artificial e a luz das telas também afeta a saúde da pele e o filtro solar é um excelente aliado nesse sentido.

Aqui, vai uma dica importante: na hora de passar protetor, não se esqueça de aplicá-lo em todas as partes que ficam expostas, incluindo a nuca e as orelhas, que costumam ser ignoradas. Também não se esqueça de reaplicar durante o dia conforme a instrução do fabricante.

5. Alimentação nutritiva

Assim como a ingestão de água influencia a saúde e a beleza da pele, os alimentos que consumimos contribuem para que ela receba cuidados adequados. Isso porque é por meio da alimentação que enviamos nutrientes para esse órgão.

Diversas vitaminas trazem benefícios para a pele, como a vitamina D. Ela acelera a renovação da pele, favorece o tratamento de feridas e contribui para a melhora dos quadros de acne. Tudo isso acontece porque a maior parte da vitamina D sintetizada é produzida na pele.

Outras vitaminas fundamentais são:

        a vitamina A, com ação antioxidante;

        as vitaminas B5 e B6, que têm ação anti-inflamatória e controlam a produção de oleosidade;

        a vitamina B3, que favorece a hidratação;

        a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e protege a pele contra a radiação do Sol e toxinas presentes na poluição, além de auxiliar na hidratação;

        a vitamina C, que estimula a elastina, o colágeno e combate radicais livres.

Qual é a importância do acompanhamento médico?

É importante saber que problemas como ressecamento, pequenas feridas, manchas, coceira, e outros sintomas não são condições normais ou naturais da pele. Esses são indícios de que ela precisa receber cuidados maiores e que a sua saúde pode estar abalada.

Em casos como esses, o acompanhamento com um médico, em especial o dermatologista, é fundamental. Esse médico é o profissional capacitado para indicar os melhores cuidados e tratamentos específicos para as necessidades de cada pessoa,

Com o suporte de um profissional, também é possível entender quais vitaminas podem estar faltando para que a saúde da pele esteja equilibrada. Vale lembrar que elas podem ser obtidas por meio da alimentação e estão em produtos dermocosméticos, que devem ser utilizados conforme o tipo de pele.

Por que contar com plano de saúde?

Ter um plano de saúde, como Unimed Campinas, contribui bastante para adotar cuidados com a pele. Afinal, o acesso aos especialistas, exames e procedimentos é facilitado, permitindo fazer um acompanhamento muito mais próximo e personalizado.

Além disso, você viu que a saúde e a beleza da pele dependem também de cuidados com o organismo de um modo geral. Ter um plano de saúde garante o acesso não só ao dermatologista, mas ao clínico geral, ao nutricionista e outros profissionais.

Os cuidados com a pele precisam começar em casa e ser adotados todos os dias, mas é indispensável contar com o suporte de especialistas. Assim, você vai descobrir quais são as medidas corretas de acordo com seu tipo de pele, dando atenção às suas características e necessidades para manter a saúde e beleza.

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter para receber em seu e-mail conteúdos interessantes como esse! Aproveite para conferir esse artigo com dicas que vão te ajudar a aumentar o consumo de água!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?