Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

5 dicas imperdíveis que vão te ajudar a manter o bem-estar no trabalho!

Saúde para Seu Negócio

5 dicas imperdíveis que vão te ajudar a manter o bem-estar no trabalho!

Você já parou para pensar sobre quanto tempo da sua vida passa no trabalho? Fazendo uma conta rápida e considerando a média regular de 8 horas por dia, temos pelo menos 40 horas semanais; 160 mensais, 1.920 horas por ano e 57.600 horas até que você se aposente — considerando o tempo de 30 anos de contribuição. Bastante, não é mesmo? Por isso, manter o bem-estar no trabalho é fundamental.

Apesar disso, é comum que, com a rotina diária e a grande quantidade de tarefas que desempenhamos, deixemos de lado alguns cuidados importantes que são capazes de nos impactar negativamente, prejudicando nossa saúde e afetando o desempenho, a produtividade e o bem-estar.

Não sem motivos, a Síndrome de Burnout é uma situação cada vez mais frequente nos ambientes corporativos, sendo caracterizada justamente pelos esgotamentos mental e físico causados pelo trabalho. Ela atinge, pelo menos, 30% dos brasileiros.

Pensando nisso, separamos 5 dicas imperdíveis que vão ajudar a manter o bem-estar no trabalho. São pequenos cuidados que não demandam muito tempo nem dedicação, mas fazem toda a diferença em sua qualidade de vida. Além disso, vão ajudar na sua busca por satisfação/realização profissional por meio de leituras e aprendizado, afinal aprender coisas novas nos deixa realizados, não é mesmo? Aproveite a leitura!

1. Atente-se à ergonomia

Cuidar da ergonomia é essencial para o bem-estar no trabalho. Em grandes empresas, é comum que existam equipes especializadas para garantir a altura correta de mesas, cadeiras e computadores, mas para quem trabalha em casa esse cuidado pode ficar prejudicado.

Como reflexos, vemos o aparecimento de problemas como dores nas costas, nos punhos, fadiga visual, dor de cabeça, entre outros. Portanto, para quem está trabalhando em home office, é fundamental providenciar algumas soluções, como:

        ter um cômodo ou ambiente exclusivo e privativo dedicado ao trabalho;

        organizar um espaço só para as suas coisas (computador, documentos, itens de trabalho);

        escolher um local com iluminação adequada;

        adquirir móveis ergonômicos que aumentem seu conforto. Aqui, uma dica muito importante é prezar pela funcionalidade, não pela beleza. Algumas mesas e cadeiras, por exemplo, são muito bonitas e podem até combinar com a decoração, mas não são nada indicadas para quem passa muitas horas por dia sentado;

        usar acessórios complementares, como apoio para pés e suporte para notebook;

        fazer alguns exercícios de alongamento periodicamente;

        realizar pequenas pausas de maneira regular durante o trabalho.

A recomendação é que os ângulos articulares de joelhos, quadril e cotovelos sejam de 90 graus. A altura da mesa varia de acordo com a estatura da pessoa. Quem tem 1,60 m, por exemplo, deve ter uma mesa de 65 cm de altura. Quem tem 1,75 m pode usar uma de 70 cm. Já o monitor precisa estar, pelo menos, entre 50 cm e 75 cm dos olhos, além de ter uma inclinação entre 10º e 20º em relação à mesa.


2. Tenha uma boa alimentação

Neste tópico, vamos propor uma avaliação. Marque um ponto para cada alternativa verdadeira para você:

1.     já almocei em frente ao computador;

2.     já deixei de almoçar porque estava trabalhando e me esqueci;

3.     já troquei o almoço por snacks;

4.     sempre peço delivery porque não encontro tempo para cozinhar.

E aí, quantos pontos você fez? Mesmo que seu saldo tenha sido de apenas 1 ponto, saiba que qualquer uma dessas atitudes é muito prejudicial para sua saúde e, consequentemente, para o bem-estar no trabalho. Além disso, ao contrário do que você pensa, elas podem minar sua produtividade em vez de aumentá-la.

Uma alimentação balanceada fornece ao seu organismo todos os nutrientes de que ele precisa para se manter saudável, portanto é indispensável se você quiser manter uma boa relação com a ocupação de trabalho.

Muitas pessoas entram em um ritmo tão intenso quando estão executando suas atividades que esquecem de fazer pausas para lanchar ou para as principais refeições do dia. Além disso, existem aquelas que substituem refeições completas por shakes e outras promessas de nutrição que não são tão eficientes.

Por isso, lembre-se: não pule suas refeições. Dedique um tempo para desfrutar e aproveitar os alimentos. Se não tem tempo para cozinhar, compre marmitinhas saudáveis. Muitos restaurantes e pequenos negócios são especializados neste segmento. Se você esquece do almoço com frequência, coloque um alarme e se comprometa a cumprir o horário.

3. Beba água

Você sabia que se manter hidratado é uma questão não só de saúde física, mas também mental? Primeiramente, porque o organismo precisa de água para cumprir todas as suas funções. E não é pouco, viu? Afinal, a estimativa é de que 60% do nosso corpo seja composto por líquido. Ela está em órgãos, tecidos e até mesmo no sangue.

Além disso, beber água pode ser um motivo para introduzir pequenas pausas na sua rotina, o que potencialmente vai aumentar a sua produtividade. Por mais que pareça contraintuitivo, é importante descansar para render mais. Paradas para tomar água e ir ao banheiro, por exemplo, já ajudam.

Também pode ser uma boa ideia envolver os seus colegas nisso, criando uma espécie de desafio para ver quem toma X litros de água durante o expediente. Para quem trabalha em home office, mas faz parte de uma equipe, uma boa ideia é combinar com um colega de vocês enviarem mensagem sempre que forem fazer uma pausa para beber água. Assim, um lembra o outro e os dois garantem a hidratação.

Para quem trabalha sozinho, é possível propor esse desafio a um amigo ou familiar, mesmo que ele não faça parte do seu trabalho. Vale ainda colocar alarmes de tempos em tempos para beber água, trocar a tela de proteção do celular por um lembrete para se hidratar e instalar aplicativos que incentivem isso.

4. Evite o acúmulo de tarefas

Muitas pessoas acreditam que ser multitarefas é uma coisa boa ou que a pressão de trabalhar em projetos que estão em cima do prazo é construtivo. Mas a verdade é que isso exige muito mais energia do seu cérebro, que tende a se esgotar rapidinho. Então, é melhor não arriscar.

Em vez disso, categorize suas tarefas e as organize em ordem de prioridade. Perceba o que é importante e o que é acessório. E quando for começar a trabalhar, foque uma coisa de cada vez, assim você terá a oportunidade de colocar toda a sua energia naquilo, fazendo um trabalho melhor e demandando menos tempo.

Para ajudar nessa tarefa e aumentar seu foco, vale desativar a notificação do celular quando estiver dedicado a uma tarefa e propor pequenas metas diárias pra cumprir. Se você precisa concluir um trabalho que leva 2 horas, por exemplo, reserve esse tempo em sua agenda e dedique-se exclusivamente a ele. Depois, como prêmio, pode dar uma checadinha de 15 minutinhos nas redes sociais.

Além disso, evite procrastinar. Uma boa tática para isso é anotar todas as tarefas que precisa concluir em um dia em uma agenda, aplicativo ou bloco de notas — sempre considerando a viabilidade de executá-las, ok? — e ir riscando conforme for concluindo.

Assim, você tem uma percepção de sua produtividade e ainda pode celebrar pequenas conquistas. Quer se aprofundar no assunto? Então, aqui vão algumas dicas de leitura para você:

        Rápido e devagar — Daniel Kahneman;

        Produtividade para quem quer tempo — Geronimo Theml;

        A tríade do tempo — Christian Barbosa;

        Faça Tempo — Jake Knapp e John Zeratsky.

5. Organize sua rotina

Ter uma rotina desorganizada também pode se tornar uma grande fonte de estresse, fazendo com que você fique acelerado, irritadiço e insatisfeito com o seu trabalho e a sua vida em geral. Ninguém gosta de sair de casa atrasado e ser surpreendido por um congestionamento ou qualquer outro imprevisto. Por isso, é importante manter a organização.

Monte uma agenda com os seus principais compromissos e sempre calcule seus horários com sobra de tempo entre uma atividade e outra. Assim, mesmo que imprevistos aconteçam, você não vai se preocupar com eles, afinal estará sempre "adiantado".


Dicas extras

E aqui vão algumas dicas extras que não estão relacionadas diretamente ao seu trabalho, mas afetam sua rotina e o bem-estar geral e, consequentemente, o trabalho!

Pratique atividade física

Inclua no seu planejamento uma rotina de atividades físicas que variem entre exercícios individuais, como musculação e natação, e esportes coletivos, como futebol, vôlei ou basquete. Tenha em mente que um corpo são facilita o alcance de uma mente sã e de mais disposição em todos os aspectos da sua vida, além de ajudar a extravasar o estresse e manter a saúde em dia.

Tenha momentos de lazer

Seu trabalho vai muito melhor quando você está de bem com a vida, não é verdade? E para isso você precisa fazer o que gosta, desenvolver hobbies e desfrutar de momentos de lazer prazerosos. Nesse ponto, vale tudo:

        passar um tempo com a família e os amigos;

        assistir a suas séries e filmes favoritos;

        ler os livros que você vem adiando;

        realizar suas atividades favoritas;

        fazer uma viagem de final de semana ou férias.

Evite assuntos de trabalho nas folgas

Nossa última dica é crucial: evite ao máximo tocar em assuntos de trabalho nos seus momentos de folga. Saiba que é necessário separar seus momentos pessoais dos profissionais, então, quando "retirar seu crachá", remova também toda responsabilidade e preocupação com o negócio. Quando você voltar, no próximo dia, semana ou mês, você retoma as resoluções.

Esse é um conjunto de dicas fáceis e prazerosas de experimentar. E isso é exatamente pelo fato de que a sua vida precisa mesmo ser equilibrada para que você siga gostando do que faz e não perca a motivação e a satisfação com o seu trabalho.

Então, se você curtiu essas dicas sobre como manter o bem-estar no trabalho, não deixe de assinar nossa newsletter!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?