Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Como aliviar dor muscular? Conheça algumas medidas essenciais!

Viver com Saúde

Como aliviar dor muscular? Conheça algumas medidas essenciais!

Um levantamento feito pelo Ibope apurou que 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares, sentindo pelo menos uma vez a cada três meses. A maioria dos entrevistados sente toda semana, e associa a dor a diversos motivos, como excesso de atividade física e má postura.

“Como aliviar dor muscular” é uma consulta constante nos sites de busca. Aqui, vale um alerta: nem sempre é possível recorrer a analgésicos, pois tão logo o organismo se acostuma com o medicamento, é preciso aumentar a dosagem ou trocar o fármaco, além de, eventualmente, isso contribuir para mascarar um problema maior.

Se você está procurando alternativas para resolver a dor muscular e buscando uma melhor qualidade de vida, continue a leitura deste post!

O que causa a dor muscular?

A dor muscular pode atingir várias partes do corpo, mas as mais comuns são as costas e as pernas. As queixas que mais aparecem no consultório médico estão listadas abaixo. Confira!

Uso excessivo dos músculos

Mesmo quem não pratica um esporte pode usar exaustivamente um músculo específico e desencadear uma dor crônica. Uma mãe, por exemplo, que carrega o filho recém-nascido nos braços por várias horas durante o dia, certamente terá um ou outro episódio de dor nas costas/nos braços.

Tensão

Os ombros e as costas costumam dar sinais que o corpo está precisando de descanso. A tensão do dia a dia, o estresse e a ansiedade tendem a tornar os músculos mais rígidos, fazendo com que eles fiquem em estado de alerta e tenham dificuldade para relaxar. Isso aumenta a sensação de cansaço e, de quebra, causa dor muscular.

Má postura

O uso do celular tem agravado uma situação que já era preocupante: a má postura. Dores no pescoço e nas costas se tornam cada vez mais frequentes e intensas. O pior de tudo é que a postura incorreta pode trazer outros males para a saúde, como a hérnia de disco.

Doenças virais

Dor nos músculos é um sintoma comum a inúmeras doenças, como a recente Covid-19. Além dela, fadiga, dor de garganta e coriza agravam o quadro. Nesse caso, a situação muda em poucos dias, ou seja, não se trata de um problema crônico.

Doenças autoimunes

Doenças autoimunes, como o lúpus e a artrite reumatoide, apresentam esse sinal de inflamação nos músculos. Quando aparecem, os músculos se tornam mais sensíveis e rígidos, por isso, a dor é maior.

Quais são as medidas de prevenção?

Nem sempre dá para escapar da dor. Quando ela aparece e persiste, o melhor a fazer é procurar ajuda médica, na especialidade de reumatologia ou ortopedia. No entanto, se o intuito é prevenir a dor muscular, veja as dicas abaixo e implemente-as em seu dia a dia.

Alongue-se

Antes de qualquer atividade física, é preciso alongar tudo o que está prestes a ser exercitado: coluna, braços, pernas etc. São esses movimentos que preparam o corpo para lidar com o estresse do exercício, diminuindo o cansaço que costuma acompanhá-lo após o treino.

Essa dica também vale para quem passa várias horas em uma mesma posição — no trabalho, por exemplo. O hábito de levantar para ir ao banheiro e tomar água ajuda no alongamento do corpo e evita dores.

Descanse

Algumas fases da vida — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional — realmente são mais estressantes. No fim de um dia ocupado, é importante respeitar o ritmo do corpo e da mente, dando tempo para que eles se recuperem. Reservar momentos de descanso, portanto, é essencial para prevenir dores musculares.

Exercite-se

Embora soe controverso, o exercício físico é uma recomendação médica para quem sente dor nos músculos. Isso se explica porque, durante a prática, a musculatura se fortalece, portanto, os ossos ganham uma melhor sustentação, aumentando a lubrificação das cartilagens.

Porém, essa indicação é acompanhada pela premissa de que é preciso pegar leve e respeitar o próprio ritmo. Todo esporte demanda um direcionamento específico, justamente para evitar que ele tenha efeito rebote e acabe prejudicando mais que ajudando.

Como aliviar dor muscular?

Analgésicos não são a única resposta para saber como aliviar dor muscular. Felizmente, existem outros meios de combater esse mal sem sobrecarregar seu estômago e até o bolso. Conheça alguns deles!

Compressa quente

Você vai à farmácia comprar um anti-inflamatório? Opte pela compressa! Uma bolsa térmica quente é ótima para o relaxamento muscular e diminuição das dores superficiais (exemplos: ameniza tensão muscular, dores posturais na região da coluna etc.) esses benefícios ocorrem, em razão do processo de dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue na região afetada e agilizando a resposta do organismo.

Nos casos relacionados a trauma local e dores musculares profundas (exemplos: pancadas e dores após exercícios intensos etc.) é utilizada a compressa gelada, que atua reduzindo a circulação sanguínea do local, possibilitando a diminuição de dor e do processo inflamatório.

Massagem relaxante

Esse é um dos meios mais gostosos de aliviar a dor nos músculos. Uma boa massagem reduz a tensão imediatamente, pois segue a mesma premissa da compressa: o calor do contato pele a pele melhora a circulação, aumentando a oxigenação da região. 

Além da versão própria para relaxamento, existe a massagem desportiva (ideal para atletas) e a shiatsu, com origem oriental — que foca no tratamento de órgãos específicos, como rins e pulmões.

Evite a automedicação

Automedicar-se é um perigo! Comprar e ingerir remédios para qualquer finalidade pode parecer uma medida eficaz a princípio, mas essa prática tende a mascarar outros sintomas e até agravar a situação — no caso de uma doença crônica, por exemplo. 

Se a dor muscular persistir, mesmo aderindo a outras formas de aliviá-la, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica. Em uma avaliação prévia com o clínico geral, ele indicará o melhor especialista para acompanhar o seu caso, com base nos seus hábitos.

Durante uma consulta, o profissional avalia como funciona a sua rotina, se seu dia a dia no trabalho contribui para uma postura ruim, se você está pegando pesado na academia e outros aspectos. Depois dessa análise, o especialista verá se há a necessidade de ingerir mais água — a desidratação do organismo torna os músculos mais suscetíveis à dor — ou até mesmo se é preciso mudar a sua alimentação.

Na dúvida, antecipe a consulta para tirar suas dúvidas sobre como aliviar dor muscular. Se você faz acompanhamento médico e exames de check-up, essa é uma boa oportunidade de verificar se está tudo em ordem. Além disso, cuide do seu corpo e priorize as atividades que lhe trarão mais bem-estar e longevidade!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos relacionados ao seu bem-estar? Então, assine a nossa newsletter!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?