Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Saiba quais atividades do dia a dia te ajudam a cuidar da saúde

Viver com Saúde

Saiba quais atividades do dia a dia te ajudam a cuidar da saúde

Se você acredita que para ter uma vida saudável é preciso fazer uma mudança radical nos hábitos, passar horas na academia e se alimentar apenas com legumes e verduras, este conteúdo é para você! E já adiantamos: não é preciso fazer grandes mudanças para começar a ter hábitos mais saudáveis. Existem algumas atividades do dia a dia que podem contribuir para o equilíbrio da sua saúde, além de ajudar a melhorar o seu condicionamento físico.

São atividades comuns, que não exigem grandes investimentos financeiros nem muito planejamento, mas que podem te ajudar a sair do sedentarismo e, assim, evoluir para uma vida mais saudável.

Gostou da ideia? Então, continue lendo este conteúdo e veja como não é difícil começar a mudar o seu estilo de vida para ter mais saúde!

Quais são as melhores atividades do dia a dia para cuidar da saúde?

As atividades do dia a dia que ajudam você a ficar mais saudável e ter um bom condicionamento físico são muito simples. Elas envolvem fazer caminhadas, tomar banho de sol e até mesmo descansar. Veja só!

Caminhar

Muita gente já adicionou a caminhada às suas atividades do dia a dia — não é para menos, pois caminhar ajuda a manter o corpo ativo, estimulando o funcionamento de todo o organismo.

Quando caminhamos, o coração trabalha melhor para bombear o sangue para todo o organismo, e isso contribui para a melhoria da circulação sanguínea. Fazendo da caminhada um hábito, é possível reduzir a pressão arterial — porque os vasos sanguíneos dilatam.

A oxigenação do organismo também melhora por causa da ativação da circulação. Favorecemos o sistema respiratório e reduzimos a sensação de sonolência ao longo do dia. Também é possível queimar algumas calorias e eliminar a gordura do organismo. Assim, controlamos os níveis de colesterol e de glicose, entre outros benefícios.

E se engana quem pensa que é necessário separar um momento especial na agenda para praticar caminhada, apesar de essa ser uma excelente ideia. Estacionar o carro mais longe no shopping e ir à pé à padaria ou ao trabalho, caso seja próximo de sua casa, já é um excelente começo.

Subir escadas

Em vez de usar o elevador, você pode subir pelas escadas e colocar esse hábito entre as suas atividades do dia a dia para melhorar o condicionamento físico — afinal, é preciso fazer esforço para conseguir subir cada um dos degraus.

Esse esforço é maior do que a caminhada, porque temos que suportar o peso do nosso corpo durante a subida. Então, além dos benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório, tonificamos os músculos das pernas — inclusive os da panturrilha.

Essa é uma informação importante, porque a panturrilha ajuda a impulsionar o fluxo sanguíneo dos membros inferiores para o coração, evitando que o acúmulo nas pernas.

No dia a dia, você pode optar por usar as escadas no trabalho ou para subir ao andar do seu apartamento, caso você more em prédio. Caso não consiga subir todos os lances de escadas, comece com um e vá acrescentando mais um a cada semana. Você vai se empolgar ao ver seu condicionamento físico melhorando gradativamente!

Tomar sol

Nosso organismo precisa da vitamina D para diversas funções. Ela é essencial para a imunidade, o fortalecimento da musculatura, o bom funcionamento do metabolismo e de diversos órgãos, e para os ossos. O corpo não produz esse nutriente, por isso que os banhos de sol devem ser incluídos nas suas atividades do dia a dia.

A exposição à radiação solar em horários seguros — antes das 10h da manhã e após as 16 horas, sempre usando protetor solar — estimula o organismo a produzir Vitamina D. Além de todos os benefícios que ela proporciona, essa vitamina interage com o cálcio, fazendo com que o organismo absorva esse mineral.

Que tal unir o útil ao agradável e fazer uma caminhada nestes horários?

Dormir bem

Sim, é verdade. Uma boa noite de sono é uma das principais atividades do dia a dia para você cuidar da sua saúde. Apesar de o corpo estar aparentemente inerte, diversas funções estão ativas, promovendo o equilíbrio do organismo e da saúde.

Durante o sono, nosso corpo equilibra o metabolismo e a química orgânica, o cérebro assimila as informações adquiridas ao longo do dia, hormônios são produzidos e diversas outras ações essenciais para o bom funcionamento do organismo acontecem.

Não podemos esquecer, também, que uma boa noite de sono elimina a tensão física e mental, recupera a energia e traz mais disposição. Dormir bem ajuda a equilibrar o sistema imunológico, promovendo a prevenção de doenças.

Lavar roupa

Essa é uma das atividades do dia a dia que podem ajudar você a melhorar o condicionamento dos seus braços. Lavar roupas exige força e diversos movimentos, o que contribui para tonificar a musculatura.

Em vez de sempre utilizar a máquina, você pode lavar algumas peças à mão para trabalhar os músculos dos membros superiores. Além disso, você vai queimar algumas calorias, pois precisará de energia para realizar essa tarefa.

Alimentar-se de forma saudável

O ato de se alimentar é vital para o ser humano, mas nem todo alimento que ingerimos contribui para o equilíbrio da saúde. Não se trata apenas de comer, mas de saber o que colocar no prato para que você ofereça um combustível de boa qualidade para o seu organismo.

São os alimentos que fornecem nutrientes para todos os órgãos, então, quanto melhor for a qualidade deles, mais bem abastecido o seu corpo estará para desempenhar todas as funções. Por isso, capriche na hora de compor o seu cardápio!

Evite os alimentos muito gordurosos, as frituras, o excesso de sódio e açúcar, além das comidas industrializadas. Dê preferência aos alimentos naturais, descasque mais e desembale menos. Quanto menos processados, maior é a concentração de nutrientes.

Além disso, não se esqueça de beber bastante água, porque a hidratação do organismo é essencial para a saúde.


Como criar hábitos de vida saudáveis?

Muita gente sente dificuldade para abandonar os velhos hábitos e as atividades do dia a dia que não são muito positivas. Isso pode acontecer por causa da tentativa de fazer mudanças radicais, por exemplo.

É importante entender que, para adotar hábitos saudáveis, precisamos fazer com que eles sejam constantes na nossa vida. Você não precisa, por exemplo, cortar de uma vez os doces da sua alimentação, mas pode diminuir gradativamente o consumo, substituindo as guloseimas por frutas.

O principal é que, aos poucos, você acrescente esses novos hábitos no seu dia a dia e evite tudo aquilo que possa sabotar os seus objetivos. Na hora de ir ao supermercado, prefira levar para casa os alimentos saudáveis em vez de guloseimas. Assim, fica mais fácil montar um cardápio mais nutritivo.

Estabeleça um horário para dormir e acordar, garantindo a quantidade de sono ideal para o seu corpo. Comece a fazer pequenas caminhadas em dias alternados, depois aumente o tempo de exercício. São as pequenas mudanças que vão ajudar você a praticar atividades no dia a dia que vão cuidar do seu corpo e da sua mente.

Convide outras pessoas, como familiares ou amigos, para assumir esse compromisso junto com você. Assim, um apoia o outro, e a implementação de hábitos saudáveis fica mais fácil. Não se esqueça, também, de anotar os seus progressos para acompanhar a evolução. Esse é um bom incentivo para continuar.

Caso você perceba que está prestes a desistir, lembre-se que adotar hábitos mais saudáveis:

        ajuda a prevenir doenças físicas e mentais;

        contribui para controlar problemas preexistentes;

        amplia a expectativa de vida;

        evita o envelhecimento precoce;

        equilibra o funcionamento do organismo;

        garante mais disposição e produtividade;

        controla o peso corporal;

        melhora o humor;

        traz sensação de bem-estar;

        eleva a qualidade de vida.

O lado bom de tudo isso é que, com pequenas atividades do dia a dia, você pode começar a cuidar melhor da sua saúde. Esse é um compromisso de cada um consigo mesmo, então, comece essa transformação e acompanhe sua evolução, afinal, esses são os primeiros passos para uma mudança em seu estilo de vida. Mantendo a dedicação, com o tempo você pode ir muito além e será ótimo para sua saúde!

Gostou dessas dicas? Temos muitas outras para compartilhar com você! Assine nossa newsletter e acompanhe nossas postagens. 

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?