Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Descubra como aproveitar melhor o plano de saúde

Viver com Saúde

Descubra como aproveitar melhor o plano de saúde

Foi-se o tempo que usar plano de saúde era restrito a necessidade de pronto atendimento. A medicina preventiva está em alta, e está cada vez mais comum que as pessoas se interessem por investir em serviços que lhe proporcionem maior longevidade e qualidade de vida, fazendo manutenção e acompanhamento de sua saúde.

Assim, quanto mais os beneficiários se informarem sobre o que seu plano lhes assegura, melhor. Antes mesmo de uma necessidade, ele vai conseguir fazer a sua parte e antecipar situações indesejadas.

Nesse artigo selecionamos as principais maneiras e vantagens de utilizar seu plano. Vamos conferir?

Informe-se sobre os serviços disponíveis

Em geral, as operadoras de saúde disponibilizam canais de atendimento (presenciais e virtuais) para que seus beneficiários possam tirar dúvidas e usufruir dos serviços, como marcação de consultas e visualização de exames. Então, ao contratar, informe-se sobre como fazer isso, já que a intenção é aproveitar todas as funcionalidades do plano. Para tal, siga a empresa nas redes sociais para ficar por dentro das novidades, conheça o portal institucional e baixe o aplicativo (se houver um).

Aproveite o conteúdo informativo disponível

A internet reúne um grande número de informações, mas nem toda fonte é confiável. Por isso, verifique se a operadora do seu plano de saúde possui um local que reúna conteúdos (como um blog), um espaço usado justamente para compartilhar dados de qualidade e relevância sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar, orientação nutricional e muito mais. Eventualmente, nem será preciso acessar o blog — assinando a newsletter, os conteúdos chegarão diretamente na sua caixa de e-mail.

Conheça os programas disponibilizados pelo plano

A medicina preventiva é um dos focos da Unimed Campinas, por isso, desenvolvemos um programa com essa abordagem, voltado exclusivamente para a terceira idade: um grupo que demanda atenção especial. Através da ações do Serenidade, os beneficiários dessa faixa podem se beneficiar com conteúdo atualizado, disponibilizado em palestras online com especialistas, pontuando dicas sobre saúde mental, prevenção de doenças, nutrição e muito mais. Para participar, basta se inscrever usando os dados do cartão do plano. Bem simples, não acha?

Escolha um médico de confiança

O cuidado com a saúde demanda não só um especialista no assunto, que seja atualizado e experiente, mas alguém que transmita confiança e credibilidade para o paciente. Hoje, há portais que resumem o currículo das mais diversas especialidades, permitindo conferir avaliações de outros atendimentos, as áreas que atuam, endereço do consultório e até os horários disponíveis.

É importante encontrar alguém que lhe deixe tranquilo, à vontade para contar suas queixas e, principalmente, que tenha conhecimento para receitar os remédios apropriados para o tratamento, acompanhados de exames e recomendações para o retorno.

Pesquisar essas referências é útil, especialmente para quem conta com uma boa rede credenciada, pois evita que se perca tempo indo de médico em médico, sem achar um com quem se identifique. Uma dica é conversar com familiares e amigos que tenham o mesmo plano e possam dar mais informações sobre sua experiência com o especialista.

Realize acompanhamento preventivo

Sabe-se que as mulheres cuidam mais da saúde que os homens, mas essa necessidade é a mesma para ambos. Afinal, todos precisam realizar exames preventivos. Para elas, por exemplo, é essencial fazer o Papanicolau e a mamografia. Para eles, o de próstata.

Fora esses procedimentos, há os exames de sangue e urina, que são muito importantes para acompanhar o andamento do organismo. Essa rotina de prevenção é essencial, inclusive para a autoestima e a saúde mental.

Ouvir do médico que está tudo bem e em ordem é um sinal positivo para ficar em paz quanto a saúde. Naturalmente, isso não significa interromper os cuidados, alimentar-se mal ou deixar de praticar algum exercício físico, mas, sem dúvida, é uma ótima notícia e um encorajamento para prosseguir nesse caminho.

Planeje e agende consultas de acompanhamento com antecedência

Quem nunca precisou de um médico e se deparou com a agenda cheia, tendo que esperar várias semanas para ser atendido? Usar plano de saúde com periodicidade é uma forma de evitar que isso aconteça.

Essa frustração pode acabar lhe levando a interromper o acompanhamento ou trocar de especialista, o que provavelmente não é o desejo do paciente. Criando e organizando um acompanhamento médico, é possível fazê-lo com antecedência, de acordo com a sua disponibilidade e, claro, a dele também.

Dessa forma, dá para adaptar suas consultas respeitando períodos importantes, como suas férias, quando se tem mais tempo para dedicar a esse fim. Além disso, agora existe a opção de atendimento online (a telemedicina), uma praticidade a mais para quem tem pouco espaço livre no calendário.

Prepare-se para as consultas

O planejamento mencionado no tópico anterior também é útil para a pré-consulta, isto é, a preparação que vem antes de se encontrar com o médico. Uma das maneiras de driblar a situação é separando um tempo para organizar suas principais dúvidas.

Um exemplo rotineiro é a mulher que, em seu pós-parto, precisa de um método contraceptivo e quer saber como funciona o DIU. Cabe ao ginecologista lhe passar os dados mais relevantes a respeito da aplicação, com seus prós e contras. Ao marcar o encontro com o especialista, ela precisa se antecipar, registrando as principais dúvidas para que ele as tire no dia determinado.

Sabemos que, para formar um diagnóstico preciso e confiável, o especialista deve ter todas as informações possíveis. Se puder, faça um diário de sintomas e leve os exames mais recentes.

Compareça às consultas e exames agendados

Conseguimos arranjar tempo para trabalhar (mesmo fora do expediente), sair com os amigos e dedicar-se a um hobby, mas quando o assunto é cuidar da saúde, nem sempre é uma prioridade, concorda? Por isso, a agenda parece mais apertada quando é preciso marcar uma consulta ou exame.

Entretanto, na prática, não deve funcionar assim. Ter um organismo forte e saudável impacta em todas as áreas da sua vida. Se não zelar por isso, vai comprometer os demais.

Ao marcar uma ida ao consultório ou exame, não falte! E se a consulta não é extremamente necessária, lembre-se de remarcar com antecedência para não prejudicar outras pessoas e o cronograma do profissional.

Use o pronto-atendimento apenas em caso de urgência ou emergência

Parece óbvio, mas parte dos atendimentos que ocorrem em um hospital de emergência sequer deviam acontecer. A ansiedade, aliada à falta de informação, é responsável por acelerar a ida ao centro médico, quando era perfeitamente possível esperar mais algumas horas (ou até dias) até o quadro se estabilizar e melhorar, como nos casos de virose.

Pensar duas vezes antes de sair de casa é essencial para se prevenir contra outras doenças mais graves, principalmente em períodos como o de pandemia da Covid-19. Deixe para fazer isso quando for realmente necessário. Atualmente há opções mais cômodas e seguras, como o pronto atendimento online, que permite ser atendido em casa, com os mesmos benefícios de uma consulta presencial.

Usar plano de saúde é entender que os cuidados não devem parar, independentemente da idade, pois cuidar de si é o melhor investimento que se pode fazer. Aproveite essas dicas para olhar para seu plano com outros olhos e faça valer o serviço, incluindo-o de forma inteligente à sua rotina.

Decidiu que contratar um plano de saúde vale a pena? Fale com a gente e seja beneficiário da Unimed Campinas!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?