Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Coparticipação: conheça as vantagens dessa modalidade de plano de saúde

Plano de Saúde

Coparticipação: conheça as vantagens dessa modalidade de plano de saúde

 Quando se fala em plano de saúde, a coparticipação é um dos principais termos mencionados. Trata-se de uma modalidade em que, além da mensalidade, o cliente ou beneficiário paga uma porcentagem sobre cada serviço utilizado, seja uma consulta médica ou a realização de exames.

Mas como isso ocorre na prática? Quais os benefícios da coparticipação? Calma, vamos explicar tudo. Confira os detalhes neste artigo. Boa leitura!

Quais são as modalidades de convênio de saúde?

Sem dúvida, estar amparado por um plano de saúde traz uma sensação de conforto e segurança para prevenir e tratar qualquer problema de saúde. Mas, antes de fechar um contrato, é importante conhecer as diferentes formas de adesão. 

Primeiramente, é preciso entender as opções disponíveis: tem o plano de saúde individual ou familiar, que oferece cobertura médica assistencial para livre adesão dos beneficiários que buscam o próprio bem-estar e o da família.

Além dele, existe também o plano de saúde coletivo por adesão. Isto é, quando a cobertura assistencial contempla beneficiários vinculados a pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como advogados, dentistas, professores e outros. O plano de saúde para MEI, aliás, também entra nessa lista. E há ainda o plano de saúde coletivo empresarial: quando a assistência médica atende vários beneficiários vinculados a uma única pessoa jurídica.

O que é plano de saúde com coparticipação?

Depois de escolher a modalidade do seu convênio de saúde, é a vez da contratação. Existem duas formas: sem coparticipação e com participação. Ambas possuem a mesma cobertura, porém no plano sem coparticipação o usuário paga uma mensalidade fixa havendo ou não a utilização.

Já no plano de saúde com coparticipação, o usuário tem mensalidades mais acessíveis, ou seja, com menor valor, e paga uma taxa a cada vez que usa o plano. Essa modalidade é amplamente utilizada no mercado brasileiro e ajuda a garantir mais acesso à saúde privada.

Ou seja, a coparticipação torna o valor das parcelas mais acessível. E o melhor: a cobertura é a mesma de um plano tradicional.

Como funciona?

Quando o usuário utiliza consultas e exames, ele paga uma porcentagem sobre esse serviço. Caso tenha dependentes, a cobrança também é realizada.

No entanto, é importante destacar que essa cobrança é realizada sobre a tabela de referência utilizada pela operadora de saúde e não é efetuada no momento do atendimento. Se você for a uma consulta médica, por exemplo, não terá de pagar nada no consultório. Isso porque o valor referente à coparticipação vem acrescido no boleto da mensalidade do plano e é cobrado no prazo de 60 a 90 dias após a utilização. 

Todos os valores e informações referentes a essa cobrança, como mensalidade, percentual de serviços, prazos e taxas, devem ser discriminados detalhadamente no contrato.

Quais são as vantagens?

O barateamento no valor da mensalidade é um dos benefícios mais 'visíveis' para quem opta por um plano de saúde com coparticipação. Isso é possível porque, ao ter de pagar uma taxa a cada vez que utiliza o convênio, os usuários passam a fazer uso mais consciente do plano, reduzindo, por consequência, os custos da operação. No entanto, a qualidade do serviço é a mesma.

Além disso, a cobrança da coparticipação não é nada burocrática. Pelo contrário, o valor é pago diretamente para a operadora do convênio médico no prazo certo, junto do vencimento do boleto da mensalidade. Nada de pagar no momento do procedimento nem de surpresas no orçamento no final do mês.

A coparticipação é cobrada apenas quando há utilização do plano. No caso de consultas e exames, essa cobrança é feita em percentual, com base na tabela referência da operadora de saúde. Já em caso de internações, possuem valores fixos e são informados, de forma detalhada, pela operadora de saúde, com total transparência. Por isso, aproveite o momento da contratação para tirar todas as suas dúvidas e procure a empresa quando desejar mais informações.

Outra vantagem de contratar o plano de coparticipação da Unimed Campinas é que nós temos um teto limite de cobrança dessas coparticipações. Isso ajuda o usuário a ter melhor controle dos seus gastos. O valor é estabelecido de acordo com a escolha do plano.

Como a coparticipação é calculada?

A operadora de saúde define o seu valor de coparticipação. As taxas para consultas ou exames podem ser cobradas por meio de um valor fixo ou um percentual, determinado pelo próprio plano e acordado em contrato por ambas as partes.

Nos exames especializados, a cobrança é realizada individualmente. Nas internações, o valor é cobrado pelo evento de internação. Ou seja, independe se a internação dura um ou dez dias. Porém, nesse caso, não é possível cobrar coparticipação sobre os exames realizados pois subentende-se que esse serviço está incluso no regime de internação.

Qual é a diferença entre os outros modelos?

No plano de saúde com coparticipação, existe o pagamento de um valor adicional cada vez que utiliza o plano. Já nos planos sem coparticipação os beneficiários pagam o mesmo valor independentemente de ter utilização.

A Unimed Campinas oferece planos com coparticipação e uma diversidade de serviços para os seus usuários. No Centro de Promoção à Saúde (CPS), por exemplo, você pode contar com um Centro Multidisciplinar Integrado, Assistência Domiciliar, Espaço Personal, Gerenciamento de Crônicos e Clínica de Atendimento ao Autismo. 

Já em relação à infraestrutura, o usuário pode contar com atendimento no Hospital Unimed Campinas, no Pronto Atendimento Sumaré e no Centro de Quimioterapia Ambulatorial. E na medicina diagnóstica é possível realizar exames como ultrassonografia, raio-X e tomografia computadorizada.

Agora você já sabe como funciona a coparticipação em plano de saúde e quais são as vantagens que ela traz. Tendo em vista que a cobertura é a mesma de um plano tradicional, esse é um ótimo investimento para proteger você, a sua família e/ou as pessoas que fazem parte da sua empresa. Lembre-se de que a saúde é prioridade e merece um serviço de qualidade tanto para prevenção quanto para tratamentos. Coloque-se em primeiro lugar sempre!

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e saiba mais.

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?