Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Entenda a importância da atividade física para a saúde mental

Saúde Emocional

Entenda a importância da atividade física para a saúde mental

A importância da atividade física regular nem sempre é levada a sério pela maioria das pessoas. Em meio à rotina acelerada em que vivem, muitos acabam deixando a prática dos exercícios de lado.

O resultado é um enorme prejuízo não apenas para saúde física, mas também para a saúde mental. Isso porque a falta de atividades físicas aumentam as chances de sofrer com diversos problemas emocionais, como estresse, insônia e depressão.

Neste post, você vai entender a relação entre saúde mental e atividade física e, também, algumas opções de atividades para incluir na sua rotina. Vamos lá?

Como a atividade física afeta a saúde mental?

Quando falamos sobre a importância da atividade física, é mais comum pensar nos benefícios que ela traz para a saúde do nosso corpo. Porém, a prática regular de atividade física também traz uma série de benefícios para a saúde mental.

Veja o que você tem a ganhar ao incluir exercícios na sua rotina de autocuidado.

Mais disposição

Mesmo que você sinta cansaço após fazer um exercício físico, vai perceber que está mais disposto do que quando não faz o exercício. Isso acontece porque as atividades ajudam o corpo a liberar a endorfina, hormônio que reduz a tensão e as dores musculares.

Com cerca de 20 a 60 minutos se exercitando, você vai aumentar a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Quando ele é liberado, faz com que as pessoas se sintam mais contentes e tranquilas.

Menos estresse

Quando o seu corpo se exercita, o cérebro recebe uma quantidade extra de endorfina, fazendo com que os músculos relaxem. Dessa forma, contribui para o alívio da tensão e ajuda a relaxar, reduzindo o estresse.

A importância da atividade física para reduzir o estresse não acaba por aí. Outro benefício é a diminuição da pressão sanguínea, o que faz diminuir também o estresse do organismo.

Melhora no sono

Ter um sono de qualidade é fundamental para manter a sua saúde em dia. Nesse sentido, o exercício físico é um aliado para combater a insônia e outros distúrbios do sono.

A melhora no humor e redução do estresse são fatores que contribuem para diminuir o tempo necessário para adormecer. A importância da atividade física na hora do descanso também tem relação com um sono mais tranquilo e de qualidade.

Redução da ansiedade e depressão

Como já comentamos, a prática de atividades físicas libera hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar e melhoram o humor. Por esse motivo, pode contribuir para o combate à ansiedade, além da depressão leve e moderada.

     Leia também: Ansiedade e atividade física: entenda a relação

Os exercícios regulares também ajudam a melhorar a autoestima do praticante. Outra vantagem é que muitos podem ser praticados na companhia de outras pessoas. Isso ajuda a melhorar a interação social e a distrair de estímulos estressantes.

Sugestões de atividade física para incluir na rotina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de até 1 hora de exercício por 5 vezes na semana. Se preferir, você também pode fazer 40 minutos por 7 dias.

A seguir, confira as opções que separamos e suas vantagens.

Corrida

A corrida é uma modalidade indicada para quem prefere fazer um exercício individual. Além de não exigir muito investimento (apenas o uso de roupas e tênis confortáveis), pode ser praticado ao ar livre e em quase qualquer lugar.

Esportes em equipe

Caso você prefira atividades coletivas, os esportes em equipes são indicados. Você pode escolher aquele que achar mais interessante, como vôlei, basquete ou futebol.

Além de exercitar o corpo, as atividades feitas na companhia de outras pessoas trazem outro benefício para a saúde mental: o estímulo de habilidades sociais, como comunicação e trabalho em equipe.

Aulas de dança

Se você tem uma veia mais artística, pode apostar nos benefícios da dança. Essa atividade física ajuda a melhorar o humor, além de contribuir para o fortalecimento da autoestima.

Outro benefício dessa atividade terapêutica é que ela pode ser praticada tanto sozinha como em conjunto, em salões ou mesmo em casa.

Musculação

A musculação é outra atividade que ajuda na melhoria da sua saúde mental. Os benefícios são vários. A prática regular ajuda a relaxar os músculos, aumentar a energia no corpo, melhorar o foco e a concentração, entre outros.

Neste post, você aprendeu sobre a importância da atividade física para a saúde mental. A prática regular é fundamental para manter e, até mesmo, melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, não deixe para depois e comece o quanto antes a movimentar o seu corpo.

A prática de atividades físicas em família não apenas melhora a saúde mental, mas traz momentos saudáveis de interação e conexão para a rotina. Veja 3 atividades físicas para fazer com os filhos!

Conteúdo revisado pela equipe de Medicina Preventiva da Unimed Campinas.

Planos Rede

O que você procura?