Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Infecção urinária: confira as causas e formas de prevenir

Viver com Saúde

Infecção urinária: confira as causas e formas de prevenir

Você sabe o que causa a infecção urinária? Essa é uma das doenças mais comuns e pode afetar pessoas de qualquer idade e gênero. Quando não tratada de forma adequada, esse tipo de infecção pode trazer consequências graves para a saúde, como o comprometimento do sistema renal. 

Por isso, hoje vamos explicar o que causa a infecção urinária, citar os seus sintomas, as melhores formas de prevenção e orientar sobre os tratamentos disponíveis. Ainda, saiba porque a infecção do trato urinário é mais comum em mulheres e quais os riscos dessa doença para a gestação. Aproveite a leitura!

O que causa infecção urinária?

De modo geral, esse tipo de infecção ocorre quando um patógeno — como são chamados os elementos causadores de doenças — penetra no trato urinário. Aqui, é importante entender que estamos falando de bactérias, vírus, fungos ou até mesmo outros parasitas que invadem a região.

Essa invasão, aliás, pode ocorrer de duas formas:

        pela uretra: é a via mais comum de infecção, já que esse é o canal de comunicação por onde a urina é eliminada;

        pela corrente sanguínea: mesmo que seja mais rara, a infecção dos rins pode ocorrer por meio do sangue.

Neste ponto, é natural que você esteja se perguntando o que facilita o acesso dos patógenos às vias que permitem a infecção. E a resposta é: alguns fatores ou mesmo uma combinação deles. Veja quais são:

        tomar pouca água;

        segurar a urina por muito tempo;

        higienização insuficiente da região íntima;

        hábito de usar roupas íntimas muito justas e que dificulte a ventilação;

        consumo excessivo de substâncias que prejudicam o sistema urinário, como álcool e cigarro;

        mulheres que utilizam o absorvente por longos períodos sem trocar.

Por que é mais comum entre as mulheres?

Mesmo que a infecção urinária seja comum também em homens, a doença tem maior prevalência entre mulheres. Os motivos são vários, mas o principal deles é que a anatomia do aparelho reprodutor feminino favorece a instalação de germes que causam a infecção. 

Isso se explica porque a uretra das mulheres é menor que a dos homens, o que facilita a subida de bactérias para a região mais interna. Como a uretra é mais curta, as bactérias comuns, que fazem parte da flora bacteriana local, conseguem migrar até a bexiga e podem, inclusive, alcançar os rins.

Outro motivo que merece destaque é o hábito de utilizar roupas muito apertadas, que dificultam a circulação do ar na região íntima. Sem ventilação, os microorganismos causadores de doenças têm um ambiente mais favorável para se instalar.

Infecção urinária na gravidez

Você sabia que a infecção urinária é muito comum em gestantes? Devido às condições fisiológicas, a gravidez é uma situação que eleva os riscos para o aparecimento das infecções do trato urinário.

Isso porque as mudanças mecânicas e hormonais que comumente surgem nessa fase facilitam o aparecimento dos sintomas. Por isso realizar um acompanhamento pré-natal e contar com o apoio de um médico é fundamental.

Se não tratadas, as gestantes com esse problema podem desenvolver as formas mais graves da infecção urinária, como a pielonefrite, uma infecção bacteriana dos rins que causa sintomas mais graves e pode prejudicar a gestação. 

Na dúvida sobre o diagnóstico, converse com o seu médico, mesmo que seja por meio da telemedicina.

Quais os sintomas da infecção urinária?

As infecções do trato urinário podem afetar a bexiga, a uretra ou os rins. Em geral, os sintomas mais comuns nessa doença podem variar conforme o local da infecção. E isso é indiferente para homens e mulheres.

Às vezes, essa infecção pode se desenvolver lentamente mesmo sem apresentar sinais. Nesses casos, o paciente precisa fazer exames para identificar a doença antes da evolução para complicações. Isso reforça a importância dos check-ups médicos periódicos para manter a saúde em dia e evitar situações de emergências médicas.

Para facilitar a compreensão do tema, listamos os sintomas de acordo com o tipo de infecção urinária. Observe:

Cistite - infecção urinária na bexiga

Os sintomas mais evidentes são:

        aumento da vontade de urinar;

        dor ou queimação ao urinar;

        perda de urina ou urina gotejante, em alguns casos;

        febre e dor na região inferior das costas;

        maior necessidade de urinar a noite;

        urina com aparência alaranjada.

Uretrite - infecção urinária na uretra

Nesse quadro, é possível perceber os seguintes sinais:

        dor ao urinar;

        cheiro forte na urina;

        presença de secreção da uretra, principalmente nos homens.

Pielonefrite - infecção urinária nos rins

Essa é a forma mais grave de infecção urinária. Os sinais são:

        febre, náuseas e vômitos;

        dores na região lombar;

        dor ao urinar e nos rins.

Como tratar a infecção urinária?

Para tratar as infecções do trato urinário, o especialista mais indicado é o urologista. Mas na impossibilidade de marcar consulta com esse profissional, o ideal é procurar um clínico geral ou médico da família. Esse tipo de infecção requer tratamento imediato, pois é importante evitar a evolução para quadros de maior gravidade.

Na gestação, a baixa imunidade exige ainda mais urgência no tratamento. Por esse motivo, a gestante pode fazer esse monitoramento com o ginecologista e obstetra. Devido às implicações que representa para a saúde gestacional, a prevenção desse tipo de infecção deve ser parte integrante do acompanhamento pré-natal.

Em geral, o tratamento da infecção urinária objetiva combater os agentes causadores da doença e, ao mesmo tempo, orientar o paciente sobre as formas de prevenção. Para as grávidas, especificamente, é necessário um acompanhamento mais regular, já que nessa fase há maior propensão ao desenvolvimento dessa infecção. 

Como parte do tratamento, o médico solicita exames de urocultura. O objetivo é confirmar o tipo de microorganismo que causou a doença. Com essa informação, é possível indicar o antibiótico mais recomendado para o paciente. Vale reforçar, entretanto, a importância de seguir as prescrições e tomar a medicação corretamente para evitar novas infecções.

Como evitar infecção urinária?

Como você notou, as infecções que comprometem o trato urinário são frequentes e podem levar a quadros mais complicados. Assim, o ideal é manter a vigilância e adotar medidas que diminuam os riscos de desenvolver tais problemas. Observe algumas sugestões:

       urine após as relações sexuais: isso ajuda a eliminar os microorganismos da região;

       aumente a ingestão de água: a boa hidratação é importante para facilitar o trabalho dos rins;

       evite segurar a urina: quanto mais se prende a urina, maior a concentração de germes e o risco de desenvolver infecção.

Vale destacar, por fim, a necessidade de manter um acompanhamento médico regular para evitar o risco de desenvolver doenças como a infecção urinária. Caso perceba algum sintoma característico, procure imediatamente um urologista para fazer os exames e iniciar o tratamento.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos assim diretamente em seu e-mail!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?