Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

O que é médico da família e por que contar com um? Saiba mais

Plano de Saúde

O que é médico da família e por que contar com um? Saiba mais

Você já ouviu falar em médico da família? Muita gente, quando escuta esse termo, logo pensa naquele médico de antigamente, que visitava a casa das pessoas, era amigo íntimo do avô e acompanhou o nascimento de todos os filhos e netos.

Errado não está: o médico de família tem mesmo esse acompanhamento mais próximo de seus pacientes, mas não necessariamente indica intimidade. E mais: muitas pessoas não sabem, mas o médico de família é uma especialidade da medicina contemporânea, muito conhecida no exterior e que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

Se você quer saber o que faz o médico da família e as vantagens de contar com essa especialidade, continue a leitura deste artigo!

O que é o médico da família?

É o profissional que se especializou em medicina de família e comunidade e atende desde o nascimento até a finitude da vida — incluindo os cuidados paliativos. Ou seja, o médico da família tem conhecimento e competência para atender crianças, jovens, adultos, puérperas e idosos, sem restrição de idade, gênero ou doenças.

O grande diferencial dessa especialidade é a visão holística sobre o ser humano. Isso porque o papel do médico da família vai para além de um diagnóstico pontual sobre uma doença já existente. Ele é pautado em um acompanhamento próximo que tem por objetivo atuar de maneira preventiva, sempre considerando a saúde e sua inter-relação com as relações pessoais, do ambiente de trabalho e da comunidade em que o paciente vive, além de possíveis sintomas.

Em casos específicos e se necessário, o médico da família pode fazer um encaminhamento para outros especialistas, chamados de especialistas focais.

Para atuar nessa área, é necessário realizar a graduação e a residência médica ou a prova de titulação na especialidade. Depois disso, o médico da família pode atuar em diferentes setores, como hospitais, ambulatórios, gestão de serviços de saúde e ensino e pesquisa.

Quais são os diferenciais dessa modalidade da medicina?

Uma das características mais marcantes desse profissional é a relação médico-paciente, que é individualizada e personalizada. 

Além da proximidade, há uma relação duradoura de confiança. Por acompanhar o paciente ao longo do tempo, o médico tem conhecimento amplo sobre doenças, predisposições, alergias, riscos e demais particularidades. 

Com isso, o atendimento se torna mais objetivo e aprofundado, além de colaborar para a prevenção de doenças, a promoção de saúde, a redução de riscos de automedicação, a cura e a reabilitação. 

O enfoque integral contempla diferentes avaliações:

        clínica;

        psicológica;

        econômica;

        social;

        relacional.

O médico da família é capaz de reduzir os encaminhamentos de pacientes para hospitais e evitar que as pessoas façam exames, consultas e intervenções desnecessárias — ou seja, procedimentos que não são indicados ou que trazem mais riscos do que benefícios.

Quais são as vantagens de contar com um médico da família?

O acompanhamento próximo e preventivo é, sem dúvida, a principal vantagem de se contar com um médico da família. Poder recorrer a um profissional em quem você confia e que te dará todo o suporte necessário traz segurança e garante mais qualidade de vida aos pacientes.

Outro benefício é o acompanhamento do histórico do paciente. Quem nunca foi a um médico e precisou repetir diversas informações que já havia compartilhado com outros profissionais?

Quando há o acompanhamento de um médico da família, não é preciso contar a mesma história toda vez. Até nos casos em que o paciente se esquece de algum detalhe, o próprio médico tem acesso a essa informação. 

Isso permite que o profissional tenha uma visão global sobre a saúde e qualidade de vida do paciente e assim saiba diagnosticar com mais facilidade fatores que possam interferir em seu bem estar.


Como funciona o atendimento do médico de família?

Um ponto que merece destaque é que o acompanhamento com um médico da família não envolve, a princípio, o tratamento de uma doença, e sim o acompanhamento do indivíduo. Por isso, quando alguém apresenta sintomas ou uma doença, o médico não atua apenas na prescrição de medicamentos, mas considera também o contexto social e profissional com o objetivo de identificar quais fatores possam estar influenciando na saúde.

Assim, quando o paciente conta com um serviço que inclui o médico de família, ele vai ser atendido por uma equipe de referência. Se necessário, o médico encaminha o paciente para o especialista focal, mas continua com a responsabilidade do atendimento.

Para que você entenda melhor, vamos citar como exemplo um paciente com diabetes. A diabetes leve — que não resulta em lesão de órgão-alvo —, pode ser acompanhada pelo médico de família, pois ele tem essa competência certificada. 

Agora, vamos supor que durante o acompanhamento e a realização de exames o médico da família identifique que esse paciente diabético apresenta uma lesão de órgão-alvo e precise de encaminhamento. Nesse caso, o paciente passa a ser acompanhado também por um especialista indicado para tratar essa condição específica, que pode ser um endocrinologista, nefrologista, neurologista ou vascular.

Neste processo, o médico da família continua com seu trabalho de acompanhamento junto ao paciente, uma vez que, para além da diabetes, existe um ser humano no contexto do cuidado.

Por que contar com um médico da família?

Uma grande vantagem de ter um médico de família é a sustentabilidade e o cuidado com a saúde com uma visão holística. Ou seja, o atendimento é focal, específico e pontual. O médico da família vai investigar as causas e os agravamentos da patologia apresentada, além de indicar o tratamento depois de considerar todo o quadro clínico do paciente.

Com a medicina de família, o paciente é avaliado de forma global: antes de pedir um exame, o médico investiga a condição fisiológica, a parte física, emocional e o contexto ocupacional de trabalho — que também tem influência na saúde.

A visão desse profissional em relação ao paciente é integral, ou seja, não envolve apenas a patologia já presente ou aquele exame que veio descompensado. 

Como o Plano Personal da Unimed Campinas pode ajudar?

A Unimed Campinas conta com o Plano Personal, que inclui o modelo inovador de Atenção Primária à Saúde (prevenção de doenças) e o serviço do médico da família. É possível contratar esse plano como pessoa física ou jurídica. Ele dá direito à cobertura completa e sem coparticipação de pagamento para procedimentos realizados no Espaço Personal.

O plano conta com uma equipe multidisciplinar.

Com o Plano Personal, o usuário recebe atendimento de uma equipe O atendimento inclui: médico de família, pediatra, enfermeiro, enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo, educador físico e ginecologista. 

O Espaço Personal fica em Campinas, na Av. Andrade Neves, nº 683, no bairro Botafogo e funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para maior comodidade, agende a consulta de acordo com a sua disponibilidade. Assim, você terá um médico da família pronto para recebê-lo no horário informado.

Um recurso interessante é o prontuário único e integrado, que permite que o paciente seja acompanhado de forma longitudinal. Nele, o paciente insere todas as queixas de saúde que tem. Isso não significa que ele vai fazer um tratamento para todas as queixas no mesmo momento, mas, como é compartilhado, a equipe escolhe o que vai trabalhar junto ao paciente. 

Outro serviço inovador é o Aplicativo Unimed Campinas. Ele apresenta funcionalidades como o "Fale no Personal", onde o usuário relata a sua necessidade — desde sintomas, queixas de saúde, até demandas administrativas —e a equipe responsável envia uma mensagem de retorno em até duas horas úteis. No app também é possível realizar o agendamento de consultas em duas modalidades: presencial e telemedicina.

Como você viu, o médico da família é um profissional de confiança e credibilidade, capaz de acompanhar o paciente desde a infância até a terceira idade. Ele avalia as condições gerais e específicas do paciente, indicando mudanças de hábitos para evitar doenças ou o agravamento de condições preexistentes. Esse é um apoio fundamental para a manter a saúde preventiva.

Gostou do texto? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?