Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Shot matinal: o que é e qual a receita para aumentar a imunidade

Viver com Saúde

Shot matinal: o que é e qual a receita para aumentar a imunidade

Está sentindo um cansaço além do normal? Sente que está adoecendo mais do que o normal (por exemplo, tendo mais resfriados)? Isso pode estar relacionado com a sua imunidade. Então, que tal contar com a ajuda de um shot matinal?

A sua composição, aliada a outras mudanças de hábitos, pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Se você nunca ouviu falar sobre os seus benefícios, continue a leitura deste post e confira tudo o que você precisa saber sobre o shot matinal, além de algumas receitas simples para o seu dia a dia.

O que é shot matinal?

O shot matinal é uma mistura de suco de limão e outros ingredientes naturais, que deve ser tomada no começo da sua manhã (de preferência, em jejum). A bebida é feita, justamente, com frutas, sucos e outros alimentos ricos em vitaminas importantes para a sua saúde e bem-estar. Essa é uma forma prática de oferecer os nutrientes necessários para seu organismo — principalmente para quem possui uma rotina mais corrida.

Por exemplo, a deficiência de vitamina D pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Com a ingestão de alimentos que são ricos nessa vitamina, é possível evitar complicações derivadas da sua deficiência — como um maior risco de desenvolver osteoporose, além de fadiga crônica, desânimo, queda de cabelo, ansiedade e depressão.

Quais são os benefícios do shot matinal?

O shot matinal é uma ótima opção para quem deseja ter vários benefícios para sua saúde e bem-estar, além de melhorar a sua imunidade.

Por ser feito com suco de limão, essa é uma bebida rica em vitamina C, atuando diretamente no seu sistema imunológico. Mas não para por aí — os outros alimentos que compõem o shot também trazem diversos benefícios à fórmula, como:

        melhora da saúde intestinal — principalmente quando ele é feito com alimentos ricos em fibras (como a couve);

        reposição de vitaminas importantes, como a B12 — evitando complicações de saúde pela sua deficiência;

        promoção de energia necessária para começar o dia — principalmente, quando feito com alimentos termogênicos (como o gengibre);

        ação anti-inflamatória (quando leva cúrcuma) e anti-bacteriana (com o própolis).

Cabe lembrar que todos os benefícios são preventivos ou complementares, ou seja, eles nunca substituem o diagnóstico e tratamento com um profissional de saúde.

Por exemplo, se você está com dores de garganta, procure um médico. Nesse caso, o shot matinal com própolis pode ajudar se utilizado em conjunto com as medicações necessárias para tratar o caso — porém, ele sozinho não pode ser um substituto para os tratamentos alopáticos.

Além disso, sempre pergunte para o seu profissional de saúde de confiança se há alguma contraindicação dos produtos naturais para o tratamento, para evitar que eles atrapalhem a sua recuperação.

Por fim, veja também quais são os alimentos que você não pode consumir cotidianamente. Quem utiliza medicações anticoagulantes, por exemplo, deve evitar shots matinais feitos com gengibre — uma vez que ele pode aumentar as chances de hemorragia.

Como o shot matinal ajuda a aumentar a imunidade?

Como mencionamos, o shot matinal sempre é feito com suco de limão, tornando-o rico em vitamina C — nutriente muito importante para o aumento da imunidade. Por isso, ele ajuda o sistema imunológico no combate de inflamações e infecções.

Além disso, os principais ingredientes utilizados trazem também outros nutrientes que contribuem na manutenção do funcionamento saudável de seu organismo — como vitaminas, e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, entre outras.

Como preparar o shot matinal para obter esse resultado?

Gostou de saber mais sobre os benefícios do shot matinal? Agora, é importante conhecer algumas receitas para trazer para sua rotina. Afinal, quanto mais variações tiver, mais difícil será de você enjoar do sabor — além, é claro, de poder variar de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se você sentir um desconforto intestinal, um shot rico em fibras pode ajudar!

Sem mais delongas, confira nossas sugestões de receitas que podem ser adotadas no seu dia a dia!

Shot matinal com própolis

O própolis é uma substância muito interessante — principalmente, porque possui diversos benefícios para o organismo. Dentre os principais, podemos destacar o seu efeito antibacteriano, além de suas ações cicatrizantes e anti-inflamatórias. Ainda, é uma ótima opção para dar aquele alívio em quadros de alergia e dores de garganta.

Confira, a seguir, a receita de um shot matinal com própolis que será ótimo para a sua saúde:

        1 limão espremido;

        30 ml de água;

        15 gotas de própolis puro.

Para prepará-lo, basta misturar todos os ingredientes e servir!

Shot para dar um up na imunidade

Sente que está tendo resfriados seguidos ou passado por períodos estressantes, e percebe que o seu corpo não anda 100%? Esse shot pode ajudar, pois ele é feito com diversos ingredientes que ajudam a melhorar a sua imunidade.

Para essa receita, basta misturar:

        1 limão espremido;

        50 ml de água em temperatura ambiente;

        15 gotas de própolis alcoólico;

        ½ colher de chá de cúrcuma (ou açafrão-da-terra);

        ½ colher de café de gengibre em pó;

        1 medida de glutamina.

Shot termogênico

Se você sente falta daquela energia para começar o dia ou se vai começar sua manhã com alguma atividade física, essa pode ser uma receita interessante. Isso porque os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o seu metabolismo e melhorar a sua disposição.

Você vai precisar de:

        50 ml de água em temperatura ambiente;

        ½ limão espremido;

        1 colher de chá de gengibre em pó;

        1 colher de chá de canela em pó;

        10 gotas de própolis puro.

Misture todos os ingredientes e beba em seguida.

O shot pode ser ingerido, aproximadamente, 30 minutos antes de começar uma atividade física — nesse caso, é importante consultar um médico de confiança para saber se há algum tipo de contraindicação.

Shot matinal com cúrcuma e mel

Outra receita de shot matinal que ajuda a alavancar a sua imunidade é aquela feita com cúrcuma e mel. Essa é uma ótima opção para quem quer um sabor mais doce na sua bebida de manhã, além de aproveitar todos os benefícios do mel.

Para preparar esse shot incrível, misture:

        50 ml de água;

        1 colher de chá de gengibre em pó ou ralado;

        1 colher de chá de cúrcuma (ou açafrão-da-terra);

        1 colher de sopa de mel;

        1 limão espremido;

        10 gotas de própolis (pode ser com álcool ou puro).

Os shots matinais são uma ótima forma de consumir nutrientes importantes para a sua imunidade, saúde e bem-estar, além de ajuda não só a começar o dia bem, mas a prevenir uma série de quadros de saúde. Mas lembre-se: eles não substituem as medicações recomendados pelos profissionais de saúde. Por isso, em caso de problemas, faça uma consulta com o seu médico de confiança.

Gostou de saber mais sobre esse tema e como ele pode ajudar nos cuidados com a sua saúde? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe mais dicas imperdíveis que enviaremos para você!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?