Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Enfermaria ou apartamento: o que considerar ao contratar o plano de saúde

Plano de Saúde

Enfermaria ou apartamento: o que considerar ao contratar o plano de saúde

Ter um plano de saúde é um diferencial não só para cuidar do próprio bem-estar e ter mais qualidade de vida, como para garantir mais proteção para toda a família. Porém, há um assunto que frequentemente gera dúvidas nas pessoas que estão avaliando a contratação desse tipo de serviço: se devem escolher entre enfermaria ou apartamento ou também conhecida como acomodação coletiva e acomodação privativa .

Afinal, as duas alternativas tem diferenciais e vantagens específicas que vão influenciar a experiência do titular e dos dependentes do plano. Pensando nisso, reunimos os principais pontos que você deve considerar sobre o tema para tomar a melhor decisão. Acompanhe!

Quais são as principais diferenças entre enfermaria e apartamento no plano de saúde?

A principal diferença entre enfermaria ou apartamento no plano de saúde tem a ver com o espaço no qual você vai permanecer caso precise ser hospitalizado — o que pode ocorrer, por exemplo, em situações de adoecimento, acidente, preparação para cirurgia, parto etc.

Na enfermaria, há dois, três ou mais pacientes compartilhando o mesmo lugar, a depender da estrutura de cada setor do hospital (seja enfermaria clínica, seja cirúrgica, de cardiologia etc.). Além disso, não é possível ter acompanhante, exceto os casos de pacientes que são crianças e adolescentes ou daqueles que já estão acima de 60 anos.

Os leitos costumam ficar paralelos um ao outro, com áreas de circulação entre eles para que a equipe de saúde possa transitar sem dificuldades e acompanhar as pessoas que ali se encontram.

Já o apartamento, por outro lado, é um espaço reservado no qual apenas um paciente permanece, independentemente do tempo de hospitalização. Por isso, só há um leito disponível. Nesse cenário, é possível permanecer com acompanhante em tempo integral.

Quais são as vantagens de contratar a enfermaria no plano de saúde?

A primeira delas é o valor pago mensalmente por você. Isso porque os planos com enfermaria tendem a ter preços mais acessíveis do que aqueles com apartamento, já que as redes de hospitais têm mais despesas de oferta e manutenção de quartos individuais. Logo, quem busca economizar encontra uma boa vantagem nesse aspecto.

Outro ponto positivo da enfermaria é justamente o fato de ela ser um local compartilhado. Ou seja, isso significa que você não estará sozinho na sua internação, algo que faz a diferença para quem gosta de socializar e também para quem não tem acompanhante.

Portanto, de forma indireta, você terá companhia — um fator importante para a promoção do bem-estar psicológico e emocional durante o adoecimento.

Quais são os benefícios do plano de saúde com apartamento?

Já a opção do plano de saúde com apartamento como acomodação traz a privacidade como benefício central. Isso é algo que agrada em cheio aqueles que gostam de ambientes mais reservados, mais tranquilos e menos movimentados.

Essa característica, inclusive, se reflete na interação com a equipe de saúde, já que os atendimentos beira leito (quando o profissional se desloca até onde o paciente está, atendendo ele no leito) — com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e afins — são feitos com bem menos distrações e interrupções.

Vale pontuar que, como só há você no quarto, o banheiro também se torna individual, o que aumenta a sua comodidade em utilizá-lo.

Fora isso, alguns apartamentos ainda disponibilizam recursos audiovisuais para o seu conforto, como é o caso de televisores, muito útil para a distração e o relaxamento.

Como optar pela enfermaria ou apartamento?

A melhor estratégia para avaliar se você deve escolher enfermaria ou apartamento é fazer um quadro comparativo entre as duas opções, elencando todas as vantagens de cada uma.

Feito isso, você vai pesar qual se encaixa mais com as suas necessidades e qual tem o melhor custo-benefício. Leve em conta que o valor vai depender diretamente do plano (que pode ser pessoa física ou para microempreendedor, por exemplo), das coberturas ofertadas e se ele é com ou sem coparticipação.

Caso você tenha dependentes, isso também deve entrar em conta. Afinal de contas, a escolha de acomodação é válida tanto para o titular quanto para eles. Por isso, a escolha deve ser pensada de forma coletiva, já que não é possível um mesmo contrato ter acomodações distintas para cada pessoa.

É possível mudar de opção posteriormente?

Se você fez a escolha por um determinado tipo de acomodação, mas acabou mudando de ideia ao decorrer do uso do plano de saúde, não se preocupe achando que deverá permanecer com ela até o fim. Isso porque você pode, sim, efetuar uma mudança no serviço.

Esse processo é popularmente conhecido por dois termos em inglês:

        upgrade: quando a troca é da enfermaria pelo apartamento;

        downgrade: quando a troca é o oposto — do apartamento pela enfermaria.

Ambos são previstos pela Súmula Normativa nº 21 e a Resolução Normativa nº 438/18 da Agência Nacional de Saúde (ANS). Para realizar tal alteração, você deve entrar em contato com o suporte de atendimento ao consumidor do seu plano de saúde e manifestar o interesse em alterá-lo.

Como vimos neste post, escolher entre enfermaria ou apartamento é um passo que deve ser dado colocando na balança não apenas o custo envolvido, mas as suas preferências — de privacidade e desejo por companhia, por exemplo. Dessa forma, você consegue chegar a uma decisão mais assertiva ao avaliar os planos de saúde de Campinas.

Vale recordar que, como falamos, essa escolha não é imutável — ao contrário: caso deseje, você pode realizar a mudança entre enfermaria e apartamento). Portanto, é possível experimentar a opção eleita e avaliar, na prática, se ela atende ou não às suas expectativas.

Gostou de se aprofundar mais no assunto? Então, entre em contato com a equipe de vendas da Unimed Campinas e faça a simulação do seu plano com ambas as opções!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas. 


Planos Rede

O que você procura?