Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

O que é carência do plano de saúde? Tire todas as suas dúvidas

Plano de Saúde

O que é carência do plano de saúde? Tire todas as suas dúvidas

Uma dúvida comum que surge antes de contratar um plano de saúde é sobre a carência. Quanto tempo ela dura? É possível revertê-la em algum recurso do plano? Por que ela é necessária? 

Antes de janeiro de 1999, não havia uma regulamentação precisa sobre o assunto. Por isso, cada empresa criava a sua própria. Contudo, foi sancionada a Lei 9.656/98, que dita as regras sobre como a carência do plano de saúde precisa funcionar. É para tratar desse assunto que desenvolvemos este artigo. Então, confira!

O que é carência do plano de saúde?

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), carência é o período necessário para que o beneficiário tenha acesso a algumas coberturas previstas após a contratação do serviço. Essas cobertura se referem ao conjunto de serviços ao qual o cliente ganha acesso no momento da contratação. Trata-se de um detalhe decisivo no contrato de um plano de saúde. Quem o contrata, pensando em aproveitar as utilidades de imediato, por exemplo, pode ter problemas. Por isso, é indispensável ler o documento e entender a lei, sabendo seus direitos e deveres enquanto beneficiário.

Quais são os prazos máximos de carência de plano de saúde?

Quando o cliente contrata o plano, a carência passa a valer. Para os casos de urgência e emergência, bastam 24h para se ter acesso ao serviço. Para os demais, cabe o que determina a ANS. Entenda a seguir!

Gestação

Para partos a termo (quando a gravidez passou das 37 semanas) ou prematuros, o prazo de carência é de 300 dias (o equivalente a 10 meses). Nesse caso o procedimento é realizado pelo plantonista de obstetrícia disponível no plantão.

Ao nascer, geralmente, o recém-nascido é coberto por 30 dias, utilizando os mesmos serviços aos quais a mãe tem direito. Ou seja, mesmo que só a mãe tenha direito ao plano de saúde, durante um mês o bebê tem direito a realizar consultas e usufruir de toda a estrutura disponível no plano contratado pela mãe.

Consultas, internações, exames e cirurgias

A ANS determina que o prazo para uso desses serviços é de 180 dias (o equivalente a 6 meses).

Há casos em que não há carência do plano de saúde. Um exemplo são os beneficiários que trabalham em uma empresa que possui convênio com uma operadora de plano de saúde. Nessa circunstância, a adesão deve ser feita no momento da admissão. 

Além disso, normalmente, a vantagem abrange não só o colaborador, mas também seu cônjuge e filhos, se tiver.

Como funciona na Unimed Campinas?

Na Unimed Campinas, que prioriza o bem-estar de seus beneficiários e o cumprimento das regras da ANS, funciona da seguinte forma:

         casos de urgência e emergência: 24h;

        consultas, exames auxiliares de diagnóstico, terapia e remoção inter e pré-hospitalar: 30 dias;

         ressonância magnética, tomografia, internações clínicas, pediátricas e programadas em geral; internações e cirurgias eletivas, de urgência e emergência; transplantes previstos no rol de procedimentos da ANS, cirurgias de miopia, bariátrica, cardíaca, hemodinâmica e internações psiquiátricas; quimioterapia, radioterapia e litotripsia:180 dias;

        parto a termo: 300 dias

As demais carências são pontuadas no contrato de adesão ao plano de saúde.

Quais são as vantagens da Unimed Campinas?

Para os casos de emergência e urgência, nossos clientes podem contar com o Pronto Atendimento Unimed Campinas (Pauc), que fica em Sumaré e é dedicado exclusivamente para essa finalidade. Ele funciona 24h por dia, todos os dias, e conta com 24 leitos de observação, 9 consultórios e 16 poltronas de inalação e medicação. Há plantão ortopédico, pediátrico e clínico, assim como uma sala de emergência e serviços de imagem, como tomografia e raio-X. Para os clientes que não moram na região, nossa rede credenciada inclui outros 22 hospitais e 10 hospitais dia.

Em 2018, inauguramos o Hospital Unimed Campinas (HUC). Seu objetivo é garantir um cuidado completo e humanizado a todos os clientes que optarem por nossos serviços de saúde. Ele conta com quase 90 leitos, um centro cirúrgico e uma Unidade de Terapia Intensiva, além de um ambulatório de infusão e serviços de imagem à disposição de seus beneficiários. Nossa atuação abrange 13 cidades: Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Os benefícios não param por aí. Nós da Unimed Campinas conhecemos a importância de prevenir e zelar pela saúde. Por isso, disponibilizamos um Centro de Promoção à Saúde, no qual os beneficiários contam com acompanhamento de forma integrada e multiprofissional. Nesse espaço, que zela pela saúde física e mental, os trabalhos têm como foco a prevenção de doenças e assistência em diversas fase da vida.

Outro serviço é o Unimed Help: disponível 24, todos os dias, com foco em fornecer orientações de saúde aos clientes, esclarecendo dúvidas sobre sintomas de doenças, administração de medicamentos etc. No entanto, seu principal benefício é o suporte à segurança do cliente, disponibilizando uma ambulância e uma equipe multiprofissional para lhe proporcionar o melhor atendimento.

Ele atende, inclusive, pacientes que tenham mobilidade reduzida ou precisem se locomover entre hospitais. No interior da ambulância, há equipamentos de ponta, como incubadora neonatal e respirador artificial, para servir a qualquer necessidade de nossos beneficiários.

Para quem é usuário do plano Unimed Personal, há o benefício exclusivo de ser acompanhado por um time multifuncional, composto por diversos profissionais, como psicólogos, nutricionistas, educadores físico e médicos de família. Essa equipe faz esse trabalho com base no histórico do paciente, focando na prevenção de doenças.

Além disso, tem o Aplicativo Unimed Campinas com suas múltiplas funcionalidades, como a opção de renovar receitas de medicamentos de uso contínuo, tirar dúvidas com sua equipe de saúde, anexar resultados de exame e muito mais.

Por fim, e muito importante, todo beneficiário Unimed tem atendimento de urgência e emergência em todo território nacional nos prontos-socorros do Sistema Unimed, independentemente da abrangência contratada.


Onde consultar essas informações?

Visando a comodidade de nossos clientes, disponibilizamos todas as informações no nosso portal. Além disso, o beneficiário pode consultar hospitais e clínicas conveniadas, taxas e teto de coparticipação, disponibilidade de profissionais e serviços, assim como outras perguntas frequentes.

Para isso, basta acessar nosso site institucional e preencher com seu CPF (ou código do cliente) e senha no espaço indicado. Por lá, dá para fazer agendamentos, visualizar o guia médico e entrar em contato conosco.

Se você ainda não é cliente Unimed Campinas, mas deseja saber informações como carência do plano de saúde ou como nosso plano pode lhe beneficiar, o portal também vai ajudar. 

Por lá, ainda é possível fazer uma simulação, de acordo com a modalidade do plano escolhido, e fazer a contratação. Você se interessou em fazer parte da Unimed Campinas? Então, entre em contato conosco!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?