Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

O que é Burnout? Conheça as causas e sintomas dessa síndrome

Saúde para Seu Negócio

O que é Burnout? Conheça as causas e sintomas dessa síndrome

Você já se estressou no trabalho? Essa é uma situação bastante recorrente nas mais diversas corporações. Acontece que nem sempre ela pode ser mantida sob controle, e é aí que ocorrem casos como a sobrecarga. Que tal descobrir mais sobre o que é burnout e como ele acontece?

Durante a pandemia de Covid-19, os casos de ansiedade e depressão ganharam espaço, principalmente nas organizações de saúde. Elas não foram as únicas afetadas: a saúde e o bem-estar mental de toda a população tiveram uma piora, principalmente quem teve que continuar trabalhando normalmente em meio aos riscos inerentes à exposição ao vírus.

Nesse cenário, os casos de burnout se tornaram cada vez mais frequentes. Continue a leitura e entenda melhor o que aconteceu.

O que é a Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout é o nome dado ao esgotamento mental que acontece especificamente no ambiente de trabalho, quando as atividades ocasionam um nível alto de estresse relacionado ao esforço mental demandado, às relações turbulentas ou mesmo à pressão sofrida pelos supervisores. É algo tão sério que pode acabar afastando o profissional para que ele consiga se recuperar.

De acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil está em segundo lugar no ranking de trabalhadores com a Síndrome de Burnout no mundo. Isso indica que não são apenas os setores relacionados à área da saúde que sofreram os impactos emocionais e mentais provocados pela pandemia.

Hoje, podemos dizer que grande parte da sociedade apresenta os efeitos da pressão excessiva na sua rotina, mas quando ela se manifesta associada às atividades profissionais, é caracterizada como Síndrome de Burnout. Trata-se de um distúrbio psíquico que indica exaustão e esgotamento laboral.

Quais são as principais causas e os sintomas dessa síndrome?

O burnout é uma síndrome que começa a se desenvolver silenciosamente, decorrendo de episódios espaçados de estresse, tensão e cansaço derivados de pressão constante. Com o passar do tempo, isso se manifesta em forma de ansiedade, apatia e até mesmo desmotivação, podendo resultar em uma depressão profunda, que exige acompanhamento médico e afastamento das atividades.

Confira agora alguns outros sintomas que podem indicar que você está perto de uma crise de burnout!

Cansaço excessivo

O cansaço é um dos primeiros sinais a se manifestar em um quadro de burnout. Por ser constantemente exigido, o profissional começa a se sentir cada vez menos motivado a realizar as suas tarefas, o que pode ser percebido pelos outros como preguiça ou corpo mole, mas, na verdade, é o tipo de apatia que beira à exaustão.

Dor de cabeça frequente

Além da sensação de estar sempre com pouca (ou nenhuma) energia, uma pessoa com burnout pode experimentar crises frequentes de dor de cabeça e enxaqueca. Em alguns casos, elas podem se tornar incapacitantes, impedindo até a realização de tarefas simples, como permanecer em frente à tela do computador.

Dores musculares

O burnout está intimamente associado ao estresse por excesso de pressão — uma sensação que pode, literalmente, tencionar os músculos, provocando dores desagradáveis por todo o corpo. Os sintomas não se manifestam apenas no emocional: o corpo também sofre as consequências da síndrome.

 Como identificar o burnout?

Perceber os sinais dados pelo seu corpo e pela sua mente é um bom início para entender se você está ou não com burnout. Além dos sintomas que você já conferiu, é muito importante ficar de olho em outros indícios, tais como:

        insônia;

        dificuldade de concentração;

        inibição do apetite;

        agressividade ou irritabilidade;

        desânimo e negatividade constantes;

        lapsos de memória;

        tristeza excessiva;

        necessidade de isolamento social.

Lembre-se: isso não é tudo. Além de observar seus próprios sinais, é fundamental buscar um diagnóstico médico, que vai investigar as causas dos sintomas e identificar se o seu quadro é ou não uma Síndrome de Burnout.

Em geral, o diagnóstico é clínico e considera todo o seu histórico, em especial o que diz respeito à sua trajetória profissional e/ou com a empresa em que está trabalhando. São realizadas algumas pesquisas por meio de questionários baseados na escala Likert, uma espécie de tabela de classificação usada para entender as respostas psicométricas que podem indicar o diagnóstico. Só a partir dos resultados dessa investigação é que se inicia o tratamento.

Quais são os tratamentos para a Síndrome de Burnout?

O tratamento contra a Síndrome de Burnout é realizado, principalmente, por meio de psicoterapia. Além disso, podem ser prescritos antidepressivos, de acordo com o quadro de cada paciente, mas é muito importante que essa abordagem seja complementada com outras iniciativas.

Uma das primeiras recomendações dadas pelos médicos é o estabelecimento de uma rotina equilibrada, que inclua a prática de exercícios regulares e uma alimentação balanceada. Além disso, é fundamental que você encontre atividades prazerosas, como:

        fazer uma lista de gratidão, com todos aqueles motivos pelos quais você agradece diariamente;

        passar mais tempo com a sua família, com os amigos e as pessoas que fazem você se sentir bem;

        escutar as músicas que você gosta, ler um livro que está na estante ou assistir à sua série favorita;

        tomar um banho relaxante, com um difusor de aromas no ambiente e uma música calma;

        praticar algum esporte coletivo ou fazer uma caminhada/corrida acompanhado de alguém;

        aprender uma habilidade, seja um idioma, um instrumento ou simplesmente um tema diverso.


As mudanças no seu estilo de vida são cruciais para obter uma melhora substancial. É preciso investir em momentos de descontração e lazer, em especial, junto daqueles que você gosta.

Evitar circunstâncias que possam provocar sensações como ansiedade e depressão também é importante. É recomendado suspender o consumo de álcool e outras drogas que possam prejudicar o seu bem-estar.

O mesmo vale para o seu emprego. O primeiro passo é experimentar o período de afastamento, para tentar reavaliar os fatores que estão causando o estresse. Caso eles não possam ser cessados e continuem afetando sua saúde mental e emocional, considere uma recolocação.

Como você viu, a Síndrome de Burnout pode afetar qualquer profissional sobrecarregado. Ao notar alguns dos sintomas, é importante buscar ajuda. Nesse caso, o seu plano de saúde pode ser o seu melhor aliado no tratamento.

Agora que você já sabe o que é burnout, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este. 

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.


Planos Rede

O que você procura?