Carregando...
App Unimed Campinas

App Unimed Campinas Unimed

Baixar
VOLTAR

Qualidade de vida no trabalho: saiba como um MEI pode melhorar sua produtividade

Saúde para Seu Negócio

Qualidade de vida no trabalho: saiba como um MEI pode melhorar sua produtividade

Ao falar em qualidade de vida no trabalho é comum pensar em grandes empresas, que contam com ações e até mesmo equipes específicas voltadas para esse fim. Porém, a qualidade de vida no trabalho impacta todos os trabalhadores, inclusive os Microempreendedores Individuais(MEI), profissionais autônomos e profissionais liberais, como arquitetos, advogados, professores particulares e outros.

A falta de rotina e de um ambiente adequado, longas horas em frente ao computador, excesso de elementos e situações que desviam o foco, entre outras coisas, prejudicam o bem-estar e podem afetar a saúde e atrapalhar a produtividade no cotidiano profissional.

Neste post, separamos dicas especiais para melhorar a qualidade de vida no trabalho de quem é MEI. Elas vão ajudar você a otimizar suas tarefas e a manter a motivação com o objetivo de conquistar seus sonhos e fazer sua carreira crescer ao longo do tempo. Acompanhe!

Como a qualidade de vida no trabalho influencia na produtividade?

Você pode nem se dar conta, mas a qualidade de vida no trabalho tem relação direta com a produtividade. Um exemplo típico é a falta de equipamentos adequados, como mesas e cadeiras com regulagem, que pode fazer você render menos.

Mas existem situações que interferem diretamente na produtividade e nem sempre estão tão claras para quem as vivencia. Vamos dar alguns exemplos.

No cotidiano de um pequeno empreendedor há muitas tarefas que devem ser cumpridas, não é mesmo? E é comum que para executar boa parte delas você não tenha nenhuma ajuda. Dessa forma, ter um bom planejamento é essencial para garantir a produtividade e evitar que as pendências se acumulem.

Você pode começar listando as demandas do dia, da semana e do mês e estabelecendo prioridades e metas. Isso deve contribuir para que você consiga se organizar melhor, perceber em quais pontos avançou e quais outros ainda estão pendentes e precisam de atenção.

Ter um planejamento contribui com a qualidade de vida no trabalho à medida em que ajuda a ter dimensão dos passos percorridos e nos permite celebrar pequenas conquistas, importantes para manter a motivação e a disposição.

Agora, quando falamos em qualidade de vida no trabalho não nos referimos apenas à dar conta do serviço e não deixar nada se atrasar. Estamos falando também em saber reconhecer a necessidade de momentos de pausa e de descanso.

Pode até parecer contraditório relacionar descanso com produtividade, porém, a verdade é que os momentos de pausa são tão importantes quanto os dedicados às tarefas, pois ajudam a manter a concentração e a ter disposição para produzir de forma eficiente.


Como ter mais qualidade de vida no trabalho?

Quando se fala em qualidade de vida, muitas pessoas imaginam situações de relaxamento em casa, na academia ou em viagens, mas esquecem que é possível desfrutar de uma boa experiência durante o dia a dia de trabalho. Veja, a seguir, quais cuidados tomar para que a vida seja feliz durante o trabalho, e não apenas fora dele.

Organize a rotina

O primeiro passo para ter tranquilidade e previsibilidade no seu trabalho é contar com uma rotina bem organizada. Ao definir as prioridades, encaixar compromissos e listar as atividades que devem ser feitas, o dia a dia se torna tranquilo e sem surpresas.

Com tudo bem-planejado, é improvável que aconteçam grandes problemas, como atrasos em entregas, insatisfações por parte dos clientes ou demora para o pagamento dos fornecedores.

Uma ótima maneira de organizar a rotina é por meio do suporte de ferramentas e aplicativos desenvolvidos para esse fim. Por meio deles é possível criar quadros, fluxos de tarefas, incluir cronogramas e calendários de atividades.

Recursos como o Trello, Quire, Asana e Taskboard, por exemplo, contam com versões gratuitas e podem auxiliar na organização de todo o seu planejamento da rotina. Para quem não é adepto de soluções online, a boa e velha agenda também costuma funcionar bem.

Mantenha bons hábitos

Pequenos cuidados diários podem causar uma grande diferença em sua qualidade de vida. Fazer uma pausa para um lanche saudável, tirar alguns minutinhos para ir ao banheiro, beber água ao longo do dia e evitar pular as refeições, por exemplo, são algumas das melhores maneiras para começar a implementar uma rotina adequada no trabalho.

Uma excelente dica é levar sempre um sanduíche natural ou uma fruta para sua sala, além de manter uma garrafa de água por perto. Assim, você evita longos períodos sem se alimentar e mantém uma dieta balanceada.

Agora, um alerta especial para os viciados em café de plantão: é importante tomar cuidado! Isso porque, em um primeiro momento pode parecer que o café ajuda a trazer mais foco e animação, porém, em grande quantidade, pode atrapalhar seu sono, causar mais ansiedade e até criar dependência. O ideal para um adulto saudável com cerca de 70 kg são de 300 a 400 miligramas de cafeína - o equivalente a 4 xícaras de café coado.

Tenha foco e disciplina

O foco é responsável por ajudar você a ignorar qualquer ruído que possa atrapalhar o desenvolvimento de suas tarefas. Quando se está com atenção total no trabalho, há menos chances de cometer erros, mais cuidado com as tarefas executadas e mais decisões acertadas no planejamento de curto, médio ou longo prazo.

Por isso, boas dicas são desativas as notificações do celular durante o período de dedicação a tarefas mais complexas.

Outra estratégia interessante é adotar o método Pomodoro, que consiste em segmentar alguma tarefa entre pequenos períodos de atenção e outros de descanso. Funciona assim: para cada 20 minutos de trabalho dedicados, você tem direito a 5 mintuos de descanso. Ao final de quatro ciclos, você pode descansar por um período maior, de 15 a 20 minutos. Com isso, você garante o foco necessário e ainda tem uma pequena recompensa ao final como motivação.

Já a disciplina é responsável por permitir que você alcance as metas e os objetivos necessários para o bom funcionamento do negócio. Ela envolve a adoção de uma postura de comprometimento e responsabilidade com a sua própria empresa. Atrasos, saques no caixa, uso dos produtos do estoque são exemplos de falta de disciplina que podem afetar diretamente o sucesso do seu projeto e consequentemente impactar a qualidade de vida no trabalho.

Busque equilíbrio

Você sabia que ter somente compromissos do trabalho e deixar sua vida pessoal de lado é prejudicial para a sua saúde? Para garantir qualidade e ter bons resultados em ambas as esferas da vida é preciso ter equilíbrio.

Por isso, tirar um tempo para se divertir com a família, praticar seus hobbies, cuidar da saúde e movimentar o seu corpo é tão importante quanto realizar o planejamento estratégico do seu negócio.

Sabemos que as responsabilidades de quem empreende são muitas e exigem um mergulho profundo no cotidiano do negócio, fazendo com que você até esqueça da hora. Mas tente não se esquecer de que respirar é preciso.

Para ajudar nesse autocontrole, tenha uma agenda, planner ou até um aplicativo para estabelecer seus horários e coloque alertas para ajudar a lembrar que naquele momento você deve parar o que está fazendo e se dedicar a outra atividade, afinal, só chegamos a uma vida mais leve com esse equilíbrio.

Conte com um ambiente adequado

Investir em um ambiente adaptado às suas necessidades é fundamental para ter qualidade de vida no trabalho. Isso significa não abrir mão de ter um espaço físico agradável e seguro, incluindo uma boa ventilação e iluminação. Desse modo, você consegue aumentar sua produtividade e conforto, mesmo durante muitas horas de trabalho.

Aqui, outra dica legal é personalizar o espaço. Para isso, vale colocar um quadro com foto de pessoas queridas, algum objeto que traga boas lembranças e que faça parte de sua essência, uma música ambiente que traga boas sensações etc. Dessa forma, você deixa tudo mais aconchegante para produzir ainda mais.

Além disso, vale contar com bons equipamentos de escritório, como uma cadeira com regulagem de altura, mesa adequada, suporte para notebook e demais acessórios para ter conforto durante o trabalho. Esses elementos evitam dores e problemas relacionados com a má postura durante as atividades cotidianas.

Invista em organização financeira

Investir em soluções que otimizem a sua saúde financeira — seja ela da empresa ou pessoal —, permitindo um controle maior e uma boa visualização das entradas e despesas é essencial para quem busca qualidade de vida no trabalho. Afinal, como garantir o bem-estar se você não tem certeza de que seus esforços estão sendo recompensados, ou pior, quando desconfia que está tendo mais prejuízo do que lucro?

Para isso, você pode adotar soluções que ajudem a manter a organização e ainda contribuam para a realização de um planejamento estratégico financeiro. Aqui, vários formatos são válidos: desde as famosas planilhas no Excel aos modernos e práticos aplicativos.

Neste ponto, indicamos um em especial: o app Meu Negócio em Dia, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pensado especialmente para ajudar quem é MEI a organizar as finanças do seu negócio.

Outra dica interessante é estudar sobre investimento e utilizar as redes sociais para buscar boas informações de como fazer seu dinheiro render mais e otimizar a lucratividade. Para isso, vale acompanhar canais e procurar pessoas no YouTube que auxiliem nesse sentido, como o Me Poupe, da Nathalia Arcuri.

Viu como é importante investir em qualidade de vida no trabalho? Por meio das ações e dicas apresentadas no decorrer deste texto, você garante que a sua saúde permaneça em dia e consegue produzir mais, fazendo com que a sua empresa MEI engrene e tenha resultados cada dia melhores.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho? Então, assine nossa newsletter!

Conteúdo revisado pelo Conselho Técnico da Unimed Campinas.

*Consulte as condições

Planos Rede

O que você procura?