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6 dicas de como relaxar a mente após o trabalho

6 dicas de como relaxar a mente após o trabalho

Depois de um dia puxado no trabalho, tudo o que você mais deseja é descansar e espairecer, para se desconectar da vida profissional e entrar na vida pessoal? Esse é um objetivo diário de muitas pessoas, mas nem todo mundo sabe como relaxar a mente de maneira eficiente do estresse e da ansiedade gerados pela rotina.

O resultado disso é que várias pessoas acabam exaustas mentalmente, deixando hobbies e atividades domésticas de lado, perdendo a oportunidade de passar mais tempo com a família e os amigos e, de quebra, descansando pouco.

Existem algumas medidas que ajudam a reverter essa situação e a cuidar da saúde mental. Acompanhe nosso post e veja como inseri-las no seu dia a dia!

1. Invista na meditação 

A primeira dica é investir na meditação (ou quem sabe no yoga?), mas sem se cobrar muito durante o processo, ok? A ideia é que o ato de meditar seja entendido como um momento de relaxamento, no qual você deixa de lado os pensamentos invasivos do passado e futuro, viva o momento presente, aprende a controlar o ritmo da sua respiração, acalma suas emoções mais urgentes e recupera as energias.

O interessante da meditação é que ela é uma atividade que pode ser realizada de imediato ao fim do expediente, pois serve como um ponto de separação bem claro e positivo entre trabalho e vida pessoal.

E aqui, a gente tem duas dicas bem bacanas para quem está começando na prática da meditação. A primeira é que para meditar não é preciso sentar-se na tradicional posição de pernas cruzadas. Você pode começar deitando-se da forma como se sente mais confortável.

A segunda dica é recorrer a aplicativos de meditação guiada. Insight Time, Aura e 5 minutos são alguns dos mais conhecidos. Além disso, é possível recorrer à série interativa Headspace, na Netflix.

2. Leia um livro 

Você gosta de ler? A literatura é uma excelente aliada quando o assunto é como relaxar a mente, afinal, você imerge em um universo à parte, se divertindo e se entretendo com os mais diversos personagens e histórias.

Aqui vai uma sugestão: dê preferência a obras com conteúdos mais leves, narrativas menos complexas e textos menos densos. Lembre-se que a ideia é descansar e desopilar a mente, não sobrecarregá-la com informações e assuntos impactantes.

3. Pratique uma atividade física

Uma terceira dica de como relaxar a mente é praticar alguma atividade física. O exercício contribui para o aumento de neurotransmissores que promovem o bem-estar físico e mental, como a dopamina e a serotonina. Em paralelo, ele também ajuda a reduzir o cortisol, o hormônio responsável pelos sintomas de estresse.

“Qual atividade física devo fazer?", você pode estar se questionando. A resposta é você quem decide. Há inúmeras modalidades disponíveis em academias e clubes esportivos, como musculação, vôlei, dança, tênis, futebol, crossfit etc.

Vale a pena experimentá-las para identificar aquela que você tem mais interesse e satisfação em praticar. Uma dica extra: ao se exercitar à noite, dê preferência por atividades leves ou moderadas que não deixem o seu corpo e a sua mente muito ativos e em estado de alerta, algo que pode afetar o seu sono.

4. Faça um passeio relaxante

Quer se exercitar, mas de uma forma mais leve? Então, que tal fazer uma caminhada ou um passeio relaxante depois do trabalho? Dependendo dos espaços públicos próximos à sua casa, você pode dar uma volta em um parque ou em uma praça.

Se você mora em um condomínio com área de lazer extensa, é possível realizar esse passeio ali mesmo. O objetivo é colocar o corpo em movimento, mudar um pouco de ares, ver pessoas (e interagir com elas) etc.

Para quem tem animais de estimação, principalmente cães, esse momento pode ser uma ótima oportunidade para passar mais tempo com eles. Nesse caso, os benefícios da caminhada vão ser sentidos tanto pelos donos quanto pelos pets!

5. Evite consumir notícias antes de dormir

Além do que já foi falado sobre como relaxar a mente, evite consumir notícias na Internet — em especial, nas redes sociais — antes de dormir. Muitas matérias trazem informações, imagens e até comentários sobre situações delicadas, como desastres naturais ou casos de violência, que podem abalar o nosso estado emocional e nos levar a desenvolver problemas sérios (como a gastrite nervosa).

Isso fica ainda mais evidente quando temos algum tipo de identificação com as vítimas descritas nessas reportagens, já passamos por algo parecido ou conhecemos pessoas que já vivenciaram situações semelhantes.

Como consequência, nosso humor fica para baixo, o nível de ansiedade aumenta e o estresse causado pela leitura diminui drasticamente a nossa capacidade de repousar. No fim das contas, a rotina de sono pode ficar completamente desregulada.

Se você quiser se informar sobre o que acontece na sua cidade e/ou no mundo, deixe para fazer isso na manhã seguinte, quando você está com a mente mais descansada e tem outros afazeres posteriores.

6. Tenha uma boa noite de sono

Por último, tenha uma boa noite de repouso. Para que isso aconteça, é importante que você tome algumas ações para ter uma rotina de sono equilibrada. A primeira delas é ter um horário certo para dormir e acordar. Por exemplo:

        deitar às 21 horas e levantar às 5 horas;

        deitar às 22 horas e levantar às 6 horas;

        deitar às 23 horas e levantar às 7 horas.

Isso é importante para assegurar que você descanse, pelo menos, oito horas por dia. Para completar, você pode adotar alguns hábitos que ajudam na preparação para a hora de dormir, induzindo o corpo e a mente ao relaxamento. É o caso de tomar um banho com água morna, fazer um escalda-pés, realizar uma automassagem e por aí vai.

Gostou das dicas de como relaxar a mente? Não deixe de colocá-las em prática! Isso é essencial não só para contornar o estresse e a ansiedade do dia a dia, mas para preservar a sua saúde mental e o seu bem-estar emocional. Sem esses dois aspectos, as nossas vidas pessoal, profissional e acadêmica são diretamente afetadas. Cuidar de si mesmo não é um exagero, é uma demonstração de carinho e respeito por você!

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